

DIÁRIO DE BORDO - mike
- BrunoAlves
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
A versão dele é o lite, não tem esses dados 

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- mjr
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Claramente a célula 1 e depois a 47 estão a limitar a capacidade do pack. Talvez um 1 kW.h, o que já é significativo. Não me parece uma questão de equilíbrio, quando a 100% elas estão próximas das outras. Infelizmente o custo de trocar 2 módulos é bastante elevado tanto pelo custo dos módulos como pelo custo da mão-de-obra, Abrir um pack ainda é uma tarefa bastante demorada.
15,75kW.h são 63% de um pack novo, ligeiramente mais que os 60% do teste da tomada que fiz ao meu há 1 mês. Mais uma prova que o que conta realmente é a idade, pois o meu tem 155k km...
15,75kW.h são 63% de um pack novo, ligeiramente mais que os 60% do teste da tomada que fiz ao meu há 1 mês. Mais uma prova que o que conta realmente é a idade, pois o meu tem 155k km...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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- mikexilva
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Bem esta semana fui estive fora e quando cheguei o carro nem queria arrancar, tive de ligar os cabos de outro carro para "pegar" 
O carro acendia as luzes todas do painel de instrumentos e ficava apenas a do air-bag a piscar, e nem os vidros desciam, imaginei logo que fosse a bateria de 12v.
Mas depois descobri que desde que andei a medir as baterias com o LeafSpy esqueci-me do adaptador blue-tooth lá metido e aquilo deve ter mandado a bateria de 12V a baixo.
Mas meti o carro a carregar e tb carregou a bateria de 12v e parece ter ficado outra vez operacional, de qq forma a bateria de 12v é de origem e já vai fazer 8 anos, que me parece muito para uma bateria de chumbo, as vossas baterias de 12v ainda são as de origem?
sem o motor de arranque em principio tb está sujeita a menos abusos, deve aguentar mais...

O carro acendia as luzes todas do painel de instrumentos e ficava apenas a do air-bag a piscar, e nem os vidros desciam, imaginei logo que fosse a bateria de 12v.
Mas depois descobri que desde que andei a medir as baterias com o LeafSpy esqueci-me do adaptador blue-tooth lá metido e aquilo deve ter mandado a bateria de 12V a baixo.
Mas meti o carro a carregar e tb carregou a bateria de 12v e parece ter ficado outra vez operacional, de qq forma a bateria de 12v é de origem e já vai fazer 8 anos, que me parece muito para uma bateria de chumbo, as vossas baterias de 12v ainda são as de origem?
sem o motor de arranque em principio tb está sujeita a menos abusos, deve aguentar mais...
- pemifer
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Eu diria que, se tens como carregar a bateria de 12v, podes continuar a andar com ela.
Se descarregar novamente, deves precisar de a trocar.
Se descarregar novamente, deves precisar de a trocar.
- mikexilva
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Tenho uma fonte de alimentação regulada (feita por mim com uns 8 transístores de potencia 2N3055) ainda no século XX

Mas como reparei que ao carregar o carro da forma normal a bateria de 12v tb carrega (vi que a tensão na bateria ía subindo) não foi preciso mais nada, e até agora tem andado todos os dias sem problemas.
- mikexilva
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Hoje de manha, voltámos a ter um episodio que o carro "não queria ligar", ou seja em vez de mostrar a autonomia da bateria (que devia ter cerca de meia carga) mostrava apenas os 3 tracinhos "---". Isto passou-se com a minha mulher (que é quem usa mais o carro), depois disse-lhe para li lgar à carga e forçar o inicio da carga e dexá-lo caregar por 2 minutos e tentar novamente, e depis deste procedimento já funcionou tudo normalmente... eu não estava no local, mas como o carro esteve parado no FDS (cerca de dia e meio), dá-me a sensação que pode ser a bateria de 12V que já não se está a aguentar... mas tenho de tentar medir numa ocasião destas..
Já alguem teve um episodiodestes?
Conhecem alguma app para ver os logs ou diagnosticos do carro através do ODB2? não explorer muito mas suponho que o LEafSpy seja só para ver as baterias não?
Já alguem teve um episodiodestes?
Conhecem alguma app para ver os logs ou diagnosticos do carro através do ODB2? não explorer muito mas suponho que o LEafSpy seja só para ver as baterias não?
- mjr
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
O Leaf Spy Pro dá para ver os DTCs.
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- migle
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Falo da minha experiência muito limitada, mas se o carro tinha bateria auxiliar suficiente para destrancar, ter luzes, tablier funcional, mostrar os três tracinhos... talvez também tivesse bateria auxiliar suficiente para pôr o carro em ON. Não há motor de arranque... basta haver energia para ligar um contactor. Ou seja, não me parece daí.
-
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Há 2 meses tive o carro na oficina para tirar uma mossa no guarda lamas e fui desligar a bateria de 12v para ligarem a máquina de tirar mossas que trabalha com 230v e liga na chapa do carro,o meu espanto foi que a bateria tinha apenas 10.50v.Era para a meter á carga mas como já tem 5 anos,fui ver se havia uma nova.Chegou ao fim do dia e tive de ligar o carro e mesmo assim ele arrancou e não deu chatices nesses dias.Passado uma semana a minha mulher deixou o carro estacionado com os 4 piscas durante 10 minutos e depois o carro já não ligava ,acendia as luzes todas e tinha a direcção presa.Desligou novamente o carro (piscas tb) e passados 5 minutos já funcionava tudo.Depois tirei a bateria do carro e carreguei a durante a noite toda .Já passou mais de 1 mês que isso aconteceu e tem andado sem problemas.
Por isso Mike tenta carregar a bateria primeiro,pode ser que ainda aguente mais 1 a 2 anos.
Por isso Mike tenta carregar a bateria primeiro,pode ser que ainda aguente mais 1 a 2 anos.
- mikexilva
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Pois, apesar de o LEAF não ter o tradicional motor de arranque (que precisa de um pico de corrente forte da bateria de 12V), quando ligamos (carregando no travão para entrar no modo Drive) o carro faz uns quantos testes e ouve-se uns solenoides a cantar em vários lados por isso se a abateria de 12V estiver mesmo muito fraquinha pode não "passar" nos testes e ele não entra no modo Drive.. curiosamente este modo Drive tb deverá carregar a bateria de 12v (que é o que acontece nos carros tradicionais com alternador), mas assim sendo penso que fique num estado que não carrega nem anda e a única solução é mesmo ligar o carro à carga (para carregar tb um pouco a bateria de 12v) ou carregar diretamente a bateria de 12v com "ligação direta" ou trocar a bateria de 12V, conmvem é ter a certeza que é um problema da bateria de 12v para não estar a trocar e depois o problema ser de outro lado, mas isso tenho de medir a bateria, e gostava de ver os logs do ODB2 que não sei se se consegue ver alguma informação útil, se desse, acho que podero comprar o LeafSpy Pro...
O carro devia trazer uma bateria de 12V tb de litio
O carro devia trazer uma bateria de 12V tb de litio
