Página 20 de 61

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 22 nov 2019, 07:41
por corrisi
Nonnus Escreveu:
21 nov 2019, 11:56
E o inevitável aconteceu. Já estava espera disto depois de ver os relatos recentes dos outros donos de Leafs de 30kWh.

No sábado entrei no carro, liguei e deparei-me com esta imagem. Não sei ao certo quando aconteceu, porque quem anda com o carro é a minha mulher e ela como é normal nas mulheres não reparou que a barra tinha desaparecido.

Imagem

No domingo liguei o Leafspy e este reporta agora 79% a Ultima vez que tinha visto reportava 85% caiu 5%.

Imagem
Viva Nonnus.
Mas a se confirmar esses valores de SOH não estás próximo de perder a segunda barra?
Independentemente da perda da primeira barra, julgo que tens um ótimo registo atendendo a que o carro conta já com 94 mil kms.

Continuação de bons kms elétricos.

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 22 nov 2019, 10:50
por Nonnus
Independentemente de a primeira barra ter desaparecido existem dois factores que podem ter tido influencia nesta queda abrupta de 5%. O tempo frio, e o facto de o carro de um momento para outro ter deixado de fazer carregamentos a 100% todos os dias, passando a fazer um intervalo grande entre carregamentos. Embora continue a fazer carregamentos a 100%, passou a ser um por semana em vez de ser todos os dias.

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 22 nov 2019, 16:43
por corrisi
Nonnus Escreveu:
22 nov 2019, 10:50
Independentemente de a primeira barra ter desaparecido existem dois factores que podem ter tido influencia nesta queda abrupta de 5%. O tempo frio, e o facto de o carro de um momento para outro ter deixado de fazer carregamentos a 100% todos os dias, passando a fazer um intervalo grande entre carregamentos. Embora continue a fazer carregamentos a 100%, passou a ser um por semana em vez de ser todos os dias.
Mas os leafs de 30kwh perdem a segunda barra aos 78% de SOH à semelhança do que acontece nos de 24kwh?

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 22 nov 2019, 17:37
por Nonnus
Sinceramente não sei. Recentemente apareceu essa informação num tópico aqui no fórum, não tenho a certeza mas penso que foi no tópico sobre o preço da substituição das baterias do Leaf de 30. Não dei muita importância ao assunto, não memorizei essa informação. Como já disseram, é carregar e andar, se antes dos oito anos ficar apenas com 70% da capacidade, ai sim, tenho de me preocupar em chatear a Nissan para se chegar a frente.

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 22 nov 2019, 17:55
por filipeoliv
Espero ajudar, isto tem batido certo com o meu.

Imagem

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 22 nov 2019, 21:29
por corrisi
filipeoliv Escreveu:
22 nov 2019, 17:55
Espero ajudar, isto tem batido certo com o meu.

Imagem
Obrigado Filipe. Apenas indaguei pois cheguei a supor que havia diferença de % entre os leafs de 24 e 30kwh. 👌👌

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 22 nov 2019, 23:57
por pemifer
Vejo uma excelente oportunidade para verificarmos se carregar muito, poucas vezes será melhor ou pior que carregar pouco, muitas vezes.
Ou ainda, se é indiferente.

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 23 nov 2019, 01:00
por FullElectric
Esta é a radiografia do meu leaf30
Carrega TODOS os dias até 100%, normalmente termina a carga entre 10 a 60min antes de sair
Faz cerca de mil km por semana
Carrega em PCR sempre que necessário
Viagens em que tenha necessitado de mais que uma carga rápida num dia... menos de 10 talvez
e o estado é este
Imagem

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 23 nov 2019, 08:38
por corrisi
FullElectric Escreveu:
23 nov 2019, 01:00
Esta é a radiografia do meu leaf30
Carrega TODOS os dias até 100%, normalmente termina a carga entre 10 a 60min antes de sair
Faz cerca de mil km por semana
Carrega em PCR sempre que necessário
Viagens em que tenha necessitado de mais que uma carga rápida num dia... menos de 10 talvez
e o estado é este
Imagem
pemifer Escreveu:
22 nov 2019, 23:57
Vejo uma excelente oportunidade para verificarmos se carregar muito, poucas vezes será melhor ou pior que carregar pouco, muitas vezes.
Ou ainda, se é indiferente.
Julgo que a resposta do FullElectric vem responder à questão Pedro! O BMS da nissan gosta pouco de carregamentos parciais, daí que carregar poucas vezes a percentagens maiores faça estimar ou calcular o SOH por cima.
Além disso, os mil kms por semana fazem bem os electrões "mexerem-se". Observe-se também o número de cargas rápidas. Não sendo exagerado, já tem algumas e vem de encontro àquilo que penso sobre as mesmas. Num contexto adequado e sem temperaturas elevadas na bateria ( 30 e muitos graus) até podem ser benéficas para a "saúde" da bateria, daí recomendar-se fazer uma quinzenalmente.
Parabéns FullElectric, tens aí um carro com os iões bem exercitados e máquina para fazer ainda muitos, muitos kms. 👌🎉

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 23 nov 2019, 10:00
por filipeoliv
Quando é falado em carregamento parcial não ser bom, fico com uma dúvida.
Quando não se carrega a 100% com balanceamento das células já é um carregamento parcial?
Quando vou a rolar e tiro o pé do acelerador, estou a fazer um carregamento parcial?
Se venho a 80km/h e meto o pé no travão, aí faço uma carga rápida parcial😊
Ou estou a ver mal a coisa?