Página 3 de 37

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 12 ago 2013, 20:23
por mjr
Já tínhamos alguém a fazer mais de 200km numa carga!

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 12 ago 2013, 20:37
por Malm
Mas eu ainda não desisti de fazer 200 km com um carga no meu i-MiEV. Nem que tenha de ir a 30 km/h.

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 12 ago 2013, 21:20
por mjr
Foi a 30km/h que alguém fez quase 300km num Leaf nos EUA.

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 12 ago 2013, 22:24
por Malm
Se eu fizer 220 e qualquer coisa já fico satisfeito. No dia em que o fizer ganho juízo e deixo a competição. Passo a carregar o meu i-MiEV só até aos 80% e a descarregar só até aos 30% (para quem não precisa de mais, no dia a dia, essa é a atitude mais inteligente). Tenho pensadas para este verão mais umas viagens (e vídeos), vamos lá ver se se tornam realidade.

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 13 ago 2013, 16:50
por prgc
Ora bem, fiz com uma carga 167 Km. O que para um maçarico como eu parece ser interessante :mrgreen:

Quando no domingo saí de casa com carga máxima, ele apresentava 144Km de autonomia. As barras foram desaparecendo sucessivamente com diferença de autonomia entre elas (evidentemente), devido às variações de altitude. Já tinha relatado alguns valores sobre o desaparecimento das barras, fica aqui um relatório dos Km que fiz em cada barra:
1ª barra desapareceu após - 9 Km
2ª ---------------------- - 16
3ª ---------------------- - 15
4ª ---------------------- - 14
5ª ---------------------- - 14
6ª ---------------------- - 18
7ª ---------------------- - 12
8ª ---------------------- - 13
9ª ---------------------- - 27
10ª ---------------------- - 11
11ª ---------------------- - 9
Na 12ª barra, após ter ouvido o sinal de bateria fraca e bateria muito fraca, a autonomia indicada era de 13 Km (se não me engano), de seguida não apareceram mais valores de autonomia (como se pode ver na foto)
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 13 ago 2013, 22:31
por mjr
Parabéns! Acho que até agora só o ruimegas tinha feito mais de 160km com uma carga. Qual foi o percurso e as velocidades médias?

No Leaf de 2013 não há barras de energia escondidas como no anterior, pelo que cada barra vale mais energia. Tendo a indicação de percentagem não é necessário ligar às barras e daí a Nissan deve ter adaptado um comportamento mais normal para as barras.

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 14 ago 2013, 11:13
por galt
Pergunto-me... mas com essa informação de percentagem não será mais propicio gastar a bateria até ao fim?

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 14 ago 2013, 11:33
por prgc
mjr Escreveu:Qual foi o percurso e as velocidades médias?
O percurso foi entre a Ericeira, Stª cruz, T Vedras e Malveira. De minha casa até à Ericeira tem uma subida relativamente acentuada de cerca de 8/10 Km (foi nesta altura que desapareceu a 1ª barra), o restante percurso entre Ericeira/Stª Cruz/T Vedras é quase sempre plano, sem grandes desníveis. De Torres até à Malveira há duas subidas que interferem significativamente com a autonomia. A média de velocidade rondou os 40/60 Km/h.
mjr Escreveu:No Leaf de 2013 não há barras de energia escondidas como no anterior, pelo que cada barra vale mais energia. Tendo a indicação de percentagem não é necessário ligar às barras e daí a Nissan deve ter adaptado um comportamento mais normal para as barras.
Desconhecia esta diferença para a nova versão... Quando percorri as informações do CB e vi os 7% de capacidade das baterias reparei que talvez pudesse ter feito mais alguns Kms... Também não notei que a performance tivesse sido afetada pela pouca autonomia. Isso deve acontecer com menos percentagem de carga... terei que experimentar mais adiante.

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 14 ago 2013, 11:55
por prgc
galt Escreveu:mas com essa informação de percentagem não será mais propicio gastar a bateria até ao fim?
Eu tenho lido vários DB's e outros tópicos relacionados com autonomia e carregamentos. A postura que estou a pensar assumir é: sempre que possível fazer carregamentos entre 20/30% e 80%. Mas haverá malta que terá maior experiência e melhores conhecimentos para informar sobre os melhores procedimentos para evitar uma maior degradação das baterias :)

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 14 ago 2013, 13:05
por mjr
20% a 80% é mt bom pois significa uma amplitude de descarga de apenas 60%. Mas quem chegar a casa com 50% deve carregar na mesma, mesmo que no dia seguinte gaste menos de 30% de carga. Quanto menor a amplitude de descarga melhor, a não ser em estados de carga elevados (>80%).