Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

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santanamos
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Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por santanamos » 29 out 2016, 00:32

Pois é, tambem andei com ela! O mundo está contra nós :P

FullElectric
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Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por FullElectric » 29 out 2016, 01:02

E a tendência será essa para o nós e para o nosso querido planeta... pelo menos enquanto esfumaçarem por cá os TDI da VW e afins

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mjr
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Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por mjr » 29 out 2016, 15:44

As últimas 3 noites aqui no Porto têm sido tropicais (mínima acima de 20C), hoje "desceu" aos 18C. Tenho saído de manhã com 24C na bateria. Tempos estranhos realmente.
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Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por BrunoAlves » 03 nov 2016, 01:30

Cumpridos os 10.000kms (já ultrapassados) cá em casa, sempre a bombar electrões :)

Já há algum tempo que não faço uma viagem maiorzita, têm sido só as voltas do dia a dia a ritmo de poupança e poucas cargas completas. Continuamos a registar uma perda estável e considerável de capacidade reportada (o que não bate certo com o teste da tomada que fiz há umas semanas, mas é o que o carro reporta)
Como não tenho feito grandes viagens também não faço ideia se estou ou não a perder autonomia. Este fim de semana já lhe devo tirar o carvão :mrgreen: mas não tenho termo de comparação porque é uma viagem que nunca fiz antes.
Ainda assim, é chato ver a capacidade reportada a diminuir de forma consistente... :?
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Fil
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Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por Fil » 03 nov 2016, 01:40

O mais importante é que continue a servir sem problemas, penso eu de que. O facto de nós sabermos muito sobre o verdadeiro estado da bateria, parece ser menos bom para algumas pessoas. Talvez seja a razão principal, para na grande maioria dos ve's não se fazer ideia do estado do carro. Se os ci tivessem umas barras do género, que diriam? ;)

Eu prefiro saber tudo, mas nem todos pensam assim.

Eu diria que a autonomia está igual neste caso. Os dados revelados para aí apontam.

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Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por BrunoAlves » 07 nov 2016, 00:11

Ora cá está o que eu queria confirmar antes de responder ;)
Fil Escreveu:O mais importante é que continue a servir sem problemas, penso eu de que.
De longe! ;) O meu ainda agora começou a servir mas prevejo muito tempo de serviço agradável :)
Fil Escreveu:O facto de nós sabermos muito sobre o verdadeiro estado da bateria, parece ser menos bom para algumas pessoas. Talvez seja a razão principal, para na grande maioria dos ve's não se fazer ideia do estado do carro. Se os ci tivessem umas barras do género, que diriam? ;)
Eu prefiro saber tudo, mas nem todos pensam assim.
Eu diria que a autonomia está igual neste caso. Os dados revelados para aí apontam.
MRider Escreveu:É normal baixar com o frio e com as cargas parciais do dia a dia.
Faz uma viagem grande como cargas de 20% a 80 % que a capacidade reportada sobe logo.
Ora bem... Eu aqui começo a discordar. Claro que é uma brutal mais valia para nós sabermos o estado da bateria. O problema é que, nos mk2 ou pelo menos em alguns, o Leaf passou a ter 2 GOM em vez de 1. Tem o dos kms que já tinha, passou a ter o da bateria também. :?
Sem dúvida que há uma experiência acumulada do que sofreram os primeiros proprietários em degradação, as baterias são garantidamente melhores mas, desde que vi o carro do lmlr perder uma barra aos 10k kms, ao mesmo tempo que vejo o meu a perder consistentemente 1Ah por mês e sem que nenhum de nós sinta qualquer limitação na utilização do carro, que tenho uma quase certeza que estas baterias e o algoritmo que o carro usa para estimar a respectiva saúde querem é "calor", querem é cargas completas, muitos kms no pêlo e pouco descanso...
O meu carro faz ~~60kms por dia, que a minha esponja faz com ~~45% de carga . Ou seja, carrega dia sim dia sim dos ~~35% aos ~~80% e sempre a rolar devagar. Ao fds lá faz uma carga completa, mas nem sempre acontece.
O do João Gonçalves (que mantém um SOH invejável) tem kms que até dói, carrega com fartura e cada vez mais penso que é isso que este carro quer. Mais do que não levar abaixo dos 20%, teste da tomada, etc etc etc etc. O carro quer é bateria exercitada...

Este fim de semana fiz coisa de 400kms.
Saí de casa com ~~65% SOC e fui em AE até Pombal a andar bem e onde já cheguei no LBW. Carreguei meia hora no PCR, segui para Leiria, carreguei a 10A no shopping de Leiria durante umas horitas, depois segui para o destino. Carreguei a 16A até aos 80% e, de manhã, acabei a carga até aos 100% antes de sair.
Saí, fui até Leiria, carreguei ~~1h30 durante o almoço, fui até ao PCR de Pombal a andar bem. Carreguei só 15min e voltei para casa.
Já se dizia que uma imagem vale mais de 1000 palavras:
graf.png
graf.png (22.38 KiB) Visto 6494 vezes
Ganhei 2Ah! 3% SOH!
Obviamente que bateria não "engordou" :P Lá corrigir um bocadinho com as cargas rápidas também se sabe que acontece, mas acho que um salto destes nunca se viu por aqui... Ou seja, o que concluo é que com a utilização muito moderada do carro, este vai subestimando a capacidade...

Não me interpretem mal, cada vez adoro mais o carro e acho *mesmo* que me vai servir durante muitos, muitos anos. Julgo é que algumas das lições aprendidas com os mk1 não se aplicam a estes de forma tão directa como se calhar se pensava :)
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Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por mjr » 07 nov 2016, 00:37

Nos mk1 os "exercícios" também aumentam a capacidade reportada, mas 2Ah de uma só vez?? É obra!
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Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por LuisG » 26 nov 2016, 00:18

Ufa cheguei ao fim do DB
Parabéns pela máquina , continua o relato pois é importante para os menos experientes como eu .
Cumprimentos
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Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por Orlando » 26 nov 2016, 12:44

mjr Escreveu:Nos mk1 os "exercícios" também aumentam a capacidade reportada, mas 2Ah de uma só vez?? É obra!
Mistério!!!!
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Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por BrunoAlves » 21 dez 2016, 00:44

Quase um mês depois mais um bocadinho de spam :mrgreen:

Não há grande coisa a reportar, passámos os 13.000kms (13293 para ser mais preciso) em 210 dias, para os quais gastei 1466,6kWh em casa, mais alguns kWh por essas estradas fora. Pela média actual faremos ~~23.000kms num ano, um pouco acima do que tinha usado para as minhas contas iniciais :)
Sensivelmente 200€ de electricidade (simpaticamente pagos pela EDP com o seu tarifário :mrgreen: ) contra 800€ de gasóleo que gastaria para os mesmos kms, fora outras despesas e o agradecimento do planeta :D

Este fim de semana a bateria fez mais um bocadinho de ginástica e, como esperava, tivemos uma nova recuperação da capacidade reportada.
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