Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 26 mar 2015, 16:01

hehe confirmo que nos costumamos cruzar, vejo-te mais vezes de eBike do que de carro Mas não consigo cumprimentar senão caio. :-)

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 18 mai 2015, 10:22

A bateria auxiliar de 12V do Leaf voltou a desiludir.

Desta vez os sintomas foram mais estranhos, ligo o carro e aparece no dashboard "Anomalia na transmissão. Visite concessionário"

Depois de experimentar várias vezes o carro comportou-se assim:



Ficámos apeados por causa de uma bateria de chumbo... :-( Relembro que esta bateria é a segunda e foi instalada no início deste ano.


Mais tarde munido com dois cabos de bateria e um multimetro:

Imagem


Ligação direta, Leaf operacional e pronto para levar.


Agora vou reclamar ao concessionário. Vamos ver o que vai acontecer.

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por lmlr » 18 mai 2015, 10:40

Não parece nada normal. O meu QQ também teve que levar uma bateria nova (em garantia).

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por galt » 18 mai 2015, 14:35

Pede para verificarem o componente que devia carregar a bateria de 12V. A bateria de 12V deve ser carregada após o carro ficar no estado READY.

Este funcionamento é igual aos carros de combustão.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por mjr » 18 mai 2015, 15:17

O componente é o conversor CC/CC... O problema é que o algoritmo de carga da bateria não está bem dimensionado, pelo menos nos mk1. Se bem me recordo ele carrega a 14,4V até a corrente baixar a 1A e depois mantém uma tensão de flutuação de 13,1V ou parecida. Ora 13,1V é uma tensão muito baixa para manter a carga em baterias de chumbo pelo que elas vão sulfatando e assim perdendo capacidade. No mínimo a tensão de flutuação deveria ser de 13,5V, além de que deveria manter a tensão nos 14,4V mais tempo periodicamente para equalizar a bateria.

A solução é aplicar um carregador externo a 14,4V durante 12 horas periodicamente, mas com o carro desligado.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por OCasal » 18 mai 2015, 16:12

O meu tem 4 anos, nunca tive stress com a bateria de 12V! Será por ter o painel fotovoltaico?

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por mjr » 18 mai 2015, 16:34

Pode ajudar... mas pouco. A degradação provocada ao pack pela exposição solar necessária para carregar a bateria de 12V não me parece que valha a pena.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Fil » 19 mai 2015, 09:20

Veremos o que diz o concessionário, "limpar" baterias a essa velocidade não pode ser normal, alguma coisa tem de ser mudada. Mjr, esses parâmetros não podem ser ajustados facilmente?

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por victormcpinto » 19 mai 2015, 10:12

Fil Escreveu:Veremos o que diz o concessionário, "limpar" baterias a essa velocidade não pode ser normal, alguma coisa tem de ser mudada.
Realmente é verdade, vou na 3ª bateria de 12 V. Já aqui referi, que em plena revisão na Nissan, mandaram a bateria a baixo e, mais tarde, colocaram-me outra.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por mjr » 19 mai 2015, 10:15

Desconheço que dê para alterar os parâmetros de carga da bateria.
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