
Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
-
- Mensagens: 2507
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Já experimentaste fazer algum teste de tomada?
O meu com quase 4 anos, 115000km indica um SOH no LeafSpy de 82%. Num teste de tomada que fiz, indicou 85%.
O meu com quase 4 anos, 115000km indica um SOH no LeafSpy de 82%. Num teste de tomada que fiz, indicou 85%.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 162
- Registado: 19 mai 2016, 14:35
- Data de fabrico: 30 jun 2016
- Capacidade bateria: 81.92
- Localização: Chaves
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
O Meu tem 4 anos e 3 meses, 86% soh 12 barras mas so 42000 Km.
2009-Microgeração(fixa) 3,6kw ; A.Q.S -Solar-Termossifão
2010-Microgeração(upgrade) 4.2kw
2014-AQS-Bomba de Calor.
2016- Bicicleta eletrica; VE Nleaf-acenta 30Kw
2010-Microgeração(upgrade) 4.2kw
2014-AQS-Bomba de Calor.
2016- Bicicleta eletrica; VE Nleaf-acenta 30Kw
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 331
- Registado: 01 dez 2018, 20:38
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Mas na minha opinião, vale o que vale, os leafs 30kwh de 2016 saíram com baterias melhores do que os 2017.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. 
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

- Nonnus
- Mensagens: 3457
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Rigoroso não. À dias fiz uma "espécie", mas os dados do EVSE e do do medidor de corrente que tenho no quadro não bateram certo com o Leaf spy. O carro ainda acusava 2% ou 3% restante quando iniciei a carga, se não estou em erro. Houve uma diferença quase de 5kWh dos medidores para o que o Leaf Spy reportava quando iniciou a carga até aos 100%. Para ser rigoroso tenho de fazer aparecer a tartaruga, tem de ser um dia com tempo para andar as voltas.

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
- Mensagens: 119
- Registado: 11 jul 2019, 22:38
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
- Nonnus
- Mensagens: 3457
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
No seguimento deste post: viewtopic.php?f=29&t=8136
O trajeto usado foi este
Total de KM feitos: 531km
Media de 13.7kWh/100km
Total de carregamento rápidos: 5
SOH inicial: 69.74%
SOH após 5QC: 70.28%
Média de velocidade chegou andar pelos 62km/h, mas devido a fila de transito que apanhei a saída de Grândola em que fiz muitos KM 10km/h quando não esta parado
a média final deu 50km/h.
Depois desta viagem e após 5 carregamentos rápidos o SOH apenas subiu alguma decimas, portanto a degradação de 30% deve ser real.
Se o carro não apresenta-se degradação tinha conseguido fazer esta viagem apenas com 3 carregamentos. Haja carregadores e o Leaf de 30kWh consegue fazer viagens grandes.
Primeiro carregamento em Grândola:

Segundo carregamento em Castro Verde:


Terceiro Carregamento em Portimão:


Quarto carregamento em Castro Verde:


Quinto carregamento Grândola:


O meu carro tem um problema qualquer com o carregador de Grândola pois a velocidade de carregamento neste carregador é inferior a dos outros.
Pela primeira vez em 3 anos a bateria do meu carro atingiu os 55º (primeira barra vermelha) embora apenas por alguns minutos, porque assim que o carro começou andar a temperatura caiu e manteve-se nos 50º.
Cheguei a casa assim:

O trajeto usado foi este
Total de KM feitos: 531km
Media de 13.7kWh/100km
Total de carregamento rápidos: 5
SOH inicial: 69.74%
SOH após 5QC: 70.28%
Média de velocidade chegou andar pelos 62km/h, mas devido a fila de transito que apanhei a saída de Grândola em que fiz muitos KM 10km/h quando não esta parado

Depois desta viagem e após 5 carregamentos rápidos o SOH apenas subiu alguma decimas, portanto a degradação de 30% deve ser real.
Se o carro não apresenta-se degradação tinha conseguido fazer esta viagem apenas com 3 carregamentos. Haja carregadores e o Leaf de 30kWh consegue fazer viagens grandes.
Primeiro carregamento em Grândola:

Segundo carregamento em Castro Verde:


Terceiro Carregamento em Portimão:


Quarto carregamento em Castro Verde:


Quinto carregamento Grândola:


O meu carro tem um problema qualquer com o carregador de Grândola pois a velocidade de carregamento neste carregador é inferior a dos outros.
Pela primeira vez em 3 anos a bateria do meu carro atingiu os 55º (primeira barra vermelha) embora apenas por alguns minutos, porque assim que o carro começou andar a temperatura caiu e manteve-se nos 50º.
Cheguei a casa assim:

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Tal como comentei no tópico da viagem, esse comportamento de Grândula deve estar relacionado com SOC inicial alto na 1ª carga e temperatura elevada na 5ª carga.
É um bocado difícil de perceber ao certo o comportamento da carga porque varia com muitas coisas, mas uma coisa é certa, o leaf 30 carrega muito bem não fosse o aquecimento e era um carro que até viagens fazia facilmente.
Quanto à degradação, realmente o carro depois desta esfrega continua a achar que só tem +- 20kWh para guardar o que são os tais +- 70% de novo.
É mesmo estranho porque os nossos carros até andavam +- iguais até ao Covid e agora parece que o teu apanhou o vírus e o meu não
Ou então eu é que não o estiquei ultimamente e ele acha que tem ainda capacidade que afinal não tem! Também é bem possível.
Eu sei que as % de bateria no display não dão para fazer contas, mas, o meu hoje de manha carregou dos 33% aos 84% e o PCN dizia 10kWh, ou seja. 51% de SOC no display foram apenas 10kWh. Uma regra de 3 simples e lá estão os 20kWh
É um bocado difícil de perceber ao certo o comportamento da carga porque varia com muitas coisas, mas uma coisa é certa, o leaf 30 carrega muito bem não fosse o aquecimento e era um carro que até viagens fazia facilmente.
Quanto à degradação, realmente o carro depois desta esfrega continua a achar que só tem +- 20kWh para guardar o que são os tais +- 70% de novo.
É mesmo estranho porque os nossos carros até andavam +- iguais até ao Covid e agora parece que o teu apanhou o vírus e o meu não

Ou então eu é que não o estiquei ultimamente e ele acha que tem ainda capacidade que afinal não tem! Também é bem possível.
Eu sei que as % de bateria no display não dão para fazer contas, mas, o meu hoje de manha carregou dos 33% aos 84% e o PCN dizia 10kWh, ou seja. 51% de SOC no display foram apenas 10kWh. Uma regra de 3 simples e lá estão os 20kWh

Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
- LuisG
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1031
- Registado: 24 nov 2016, 09:57
- Data de fabrico: 24 mar 2017
- Capacidade bateria: 83,89 AHr
- Localização: Alenquer
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Nonnus, tive a mesma sensação nesse posto de Grândola.
Em setembro, carreguei em Alcácer no Lidl (e já tinha carregado em Aljustrel), tinha 7 barras de temperatura salvo erro, distrai-me nas compras e quando regressei ao carro em 20 min e já estava a 98%! Carregou 13.88 kwh
No 5 de outubro, carreguei no Grândola, (Alcácer avariado
), era a 1ª carga da viagem, tinha as 6 barra de temperatura e preciso mais de 25min para chegar aos 93%, carregou 12.79 kwh.
A limitação, não é seguramente do carro!
Em setembro, carreguei em Alcácer no Lidl (e já tinha carregado em Aljustrel), tinha 7 barras de temperatura salvo erro, distrai-me nas compras e quando regressei ao carro em 20 min e já estava a 98%! Carregou 13.88 kwh
No 5 de outubro, carreguei no Grândola, (Alcácer avariado

A limitação, não é seguramente do carro!
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
- Nonnus
- Mensagens: 3457
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
E pronto mais uma:


Agora é esperar que nos próximos 5 anos ou 55000km caía a quarta barra para a Nissan se chegar a frente para eu ficar com um carro novo.


Agora é esperar que nos próximos 5 anos ou 55000km caía a quarta barra para a Nissan se chegar a frente para eu ficar com um carro novo.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 331
- Registado: 01 dez 2018, 20:38
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
O expectável! Certamente nesse período de tempo isso vai acontecer!
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. 
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.
