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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 25 set 2020, 12:05
por jfr2006
Já experimentaste fazer algum teste de tomada?

O meu com quase 4 anos, 115000km indica um SOH no LeafSpy de 82%. Num teste de tomada que fiz, indicou 85%.

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 25 set 2020, 12:34
por CASM
jfr2006 Escreveu:
25 set 2020, 12:05
Já experimentaste fazer algum teste de tomada?

O meu com quase 4 anos, 115000km indica um SOH no LeafSpy de 82%. Num teste de tomada que fiz, indicou 85%.
O Meu tem 4 anos e 3 meses, 86% soh 12 barras mas so 42000 Km.

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 25 set 2020, 12:41
por corrisi
CASM Escreveu:
25 set 2020, 12:34
jfr2006 Escreveu:
25 set 2020, 12:05
Já experimentaste fazer algum teste de tomada?

O meu com quase 4 anos, 115000km indica um SOH no LeafSpy de 82%. Num teste de tomada que fiz, indicou 85%.
O Meu tem 4 anos e 3 meses, 86% soh 12 barras mas so 42000 Km.
Mas na minha opinião, vale o que vale, os leafs 30kwh de 2016 saíram com baterias melhores do que os 2017.

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 25 set 2020, 13:00
por Nonnus
jfr2006 Escreveu:
25 set 2020, 12:05
Já experimentaste fazer algum teste de tomada?

O meu com quase 4 anos, 115000km indica um SOH no LeafSpy de 82%. Num teste de tomada que fiz, indicou 85%.
Rigoroso não. À dias fiz uma "espécie", mas os dados do EVSE e do do medidor de corrente que tenho no quadro não bateram certo com o Leaf spy. O carro ainda acusava 2% ou 3% restante quando iniciei a carga, se não estou em erro. Houve uma diferença quase de 5kWh dos medidores para o que o Leaf Spy reportava quando iniciou a carga até aos 100%. Para ser rigoroso tenho de fazer aparecer a tartaruga, tem de ser um dia com tempo para andar as voltas. :auto-driving:

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 25 set 2020, 22:11
por papacurvas
corrisi Escreveu:
25 set 2020, 12:41
CASM Escreveu:
25 set 2020, 12:34
jfr2006 Escreveu:
25 set 2020, 12:05
Já experimentaste fazer algum teste de tomada?

O meu com quase 4 anos, 115000km indica um SOH no LeafSpy de 82%. Num teste de tomada que fiz, indicou 85%.
O Meu tem 4 anos e 3 meses, 86% soh 12 barras mas so 42000 Km.
Mas na minha opinião, vale o que vale, os leafs 30kwh de 2016 saíram com baterias melhores do que os 2017.
Dos comentários que tenho visto tb me parece o mesmo, melhores baterias em 2016 do que em 2017.

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 06 out 2020, 11:26
por Nonnus
No seguimento deste post: viewtopic.php?f=29&t=8136

O trajeto usado foi este

Total de KM feitos: 531km
Media de 13.7kWh/100km
Total de carregamento rápidos: 5
SOH inicial: 69.74%
SOH após 5QC: 70.28%
Média de velocidade chegou andar pelos 62km/h, mas devido a fila de transito que apanhei a saída de Grândola em que fiz muitos KM 10km/h quando não esta parado :evil: a média final deu 50km/h.

Depois desta viagem e após 5 carregamentos rápidos o SOH apenas subiu alguma decimas, portanto a degradação de 30% deve ser real.

Se o carro não apresenta-se degradação tinha conseguido fazer esta viagem apenas com 3 carregamentos. Haja carregadores e o Leaf de 30kWh consegue fazer viagens grandes.

Primeiro carregamento em Grândola:

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Segundo carregamento em Castro Verde:

ImagemImagem

Terceiro Carregamento em Portimão:

ImagemImagem

Quarto carregamento em Castro Verde:

ImagemImagem

Quinto carregamento Grândola:

ImagemImagem

O meu carro tem um problema qualquer com o carregador de Grândola pois a velocidade de carregamento neste carregador é inferior a dos outros.

Pela primeira vez em 3 anos a bateria do meu carro atingiu os 55º (primeira barra vermelha) embora apenas por alguns minutos, porque assim que o carro começou andar a temperatura caiu e manteve-se nos 50º.

Cheguei a casa assim:

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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 06 out 2020, 13:12
por frankesousa
Tal como comentei no tópico da viagem, esse comportamento de Grândula deve estar relacionado com SOC inicial alto na 1ª carga e temperatura elevada na 5ª carga.

É um bocado difícil de perceber ao certo o comportamento da carga porque varia com muitas coisas, mas uma coisa é certa, o leaf 30 carrega muito bem não fosse o aquecimento e era um carro que até viagens fazia facilmente.

Quanto à degradação, realmente o carro depois desta esfrega continua a achar que só tem +- 20kWh para guardar o que são os tais +- 70% de novo.

É mesmo estranho porque os nossos carros até andavam +- iguais até ao Covid e agora parece que o teu apanhou o vírus e o meu não :lol:

Ou então eu é que não o estiquei ultimamente e ele acha que tem ainda capacidade que afinal não tem! Também é bem possível.

Eu sei que as % de bateria no display não dão para fazer contas, mas, o meu hoje de manha carregou dos 33% aos 84% e o PCN dizia 10kWh, ou seja. 51% de SOC no display foram apenas 10kWh. Uma regra de 3 simples e lá estão os 20kWh :shifty:

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 15 out 2020, 15:53
por LuisG
Nonnus, tive a mesma sensação nesse posto de Grândola.
Em setembro, carreguei em Alcácer no Lidl (e já tinha carregado em Aljustrel), tinha 7 barras de temperatura salvo erro, distrai-me nas compras e quando regressei ao carro em 20 min e já estava a 98%! Carregou 13.88 kwh
No 5 de outubro, carreguei no Grândola, (Alcácer avariado :evil: ), era a 1ª carga da viagem, tinha as 6 barra de temperatura e preciso mais de 25min para chegar aos 93%, carregou 12.79 kwh.
A limitação, não é seguramente do carro!

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 24 out 2020, 12:27
por Nonnus
E pronto mais uma:

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Agora é esperar que nos próximos 5 anos ou 55000km caía a quarta barra para a Nissan se chegar a frente para eu ficar com um carro novo.

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 24 out 2020, 13:32
por corrisi
Nonnus Escreveu:
24 out 2020, 12:27
E pronto mais uma:

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Agora é esperar que nos próximos 5 anos ou 55000km caía a quarta barra para a Nissan se chegar a frente para eu ficar com um carro novo.
O expectável! Certamente nesse período de tempo isso vai acontecer!