Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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mjr
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 19 dez 2013, 10:15

Muito obrigado e os votos de Festas Felizes para todos e um 2014 cheio de km elétricos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por hsanchez » 19 dez 2013, 10:51

Agradeço e retribuo, votos de Festas Felizes e um Ano Novo cada vez mais movido a electrões, para todos os participantes do Forum.

Saudações Eléctricas,

hsanchez
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Orlando » 19 dez 2013, 11:08

FELIZ NATAL!!!! :mrgreen: :mrgreen:
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 26 dez 2013, 03:29

Mais uma actualização e mais uma curiosidade:

Dia 25 foi dia de 25K...
25122013_010.jpg
25122013_010.jpg (30.68 KiB) Visto 3120 vezes
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 23:01, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 27 dez 2013, 23:46

Hoje a bateria teve uma descarga mais acentuada.
À chegada estava assim:
screenshot-1388175132113.png
screenshot-1388175132113.png (25.75 KiB) Visto 3120 vezes
screenshot-1388175198309.png
screenshot-1388175198309.png (27.87 KiB) Visto 3120 vezes
Passado um pouco e ainda antes de colocar à carga apresentava-se desta forma:
screenshot-1388175522757.png
screenshot-1388175522757.png (25.49 KiB) Visto 3120 vezes
screenshot-1388175571432.png
screenshot-1388175571432.png (26.9 KiB) Visto 3120 vezes
Isto acontece-me passado alguns minutos após o final de uma viagem. Há um recálculo do n.º de GID's.
Quer nas vezes que reparo quer consultando os logs, o recálculo é sempre para baixo, ou seja, resultam menos GID's após a paragem.
Hoje, não sei por quê, recalculou assim para cima!!
Também nunca me apercebi de um recálculo destes durante uma viagem, só parado.

Eu penso que deve ter a ver com o facto de a aplicação só consultar a capacidade da bateria de tempos em tempos ou de só o fazer em determinado momento - por exemplo quando a aplicação inicia.
Neste caso, talvez tenha existido um recálculo ou ajustamento da capacidade efectuado pelo carro que a aplicação eventualmente ainda não esteja a mostar ou ainda não tenha actualizado esse valor no ecran...
Será disso?
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 23:04, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Malm » 28 dez 2013, 01:52

Também recalculou o SoC, só que para baixo, certo?

O meu i-MiEV recalcula o SoC após algum tempo parado sem estar à carga. Parece-me um comportamento semelhante. Só que o meu, para já, fez acertos de 5%.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 28 dez 2013, 01:55

Malm Escreveu:Também recalculou o SoC, só que para baixo, certo?

O meu i-MiEV recalcula o SoC após algum tempo parado sem estar à carga. Parece-me um comportamento semelhante. Só que o meu, para já, fez acertos de 5%.
Não. Penso que não é isso.
É engraçado mas o SOC mantém-se inalterado.
No caso acima baixou mas isso corresponde aos consumos eléctricos daquele lapso de tempo entre screenshots.
Nestes recálculos o SOC nunca altera...
Alteram apenas os GID's e desconfio que tem a ver com o recálculo da capacidade do pack.
Não é que isto me pareça fazer sentido, mas é o que acontece.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 28 dez 2013, 01:59

Também me lembrei que poderia ter a ver com o facto de, quando a viagem acaba, a tensão das células voltar a subir ligeiramente.
Isso até faria "quiçá" sentido aqui.
Mas este caso é único, já que normalmente o acerto é para baixo...
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Malm » 28 dez 2013, 02:03

Se o carro faz o recálculo dos GiD's de acordo com um novo valor para a capacidade do pack, então também deveria fazer o recálculo do SoC, penso eu.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 28 dez 2013, 13:47

Estes ajustes são normais. Por vezes ajusta o SOC e a energia armazenada e por vezes só a energia armazenada. Ao recalcular a capacidade do pack pode perfeitamente manter o SOC.
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