hmendes Escreveu: ↑10 set 2018, 17:57
O carro pode estar a avaliar mal, há por aí mais casos. Qual é a percentagem de bateria que consomes por dia? Estes carros gostam de ciclos de bateria.
Dou exemplo do meu:
Leaf 30kWh - Maio 2017 - 22.000km
SOH: 101.01%
QC's: 102
L1/L2: 286
Normalmente só carrego o que preciso, faço várias cargas a 100% por semana.
Ora a percentagem exata, não sei uma vez que o MK1 não diz a percentagem e ainda não tenho OBD para poder ver.
Já encomendei uma mas até tenho medo, sou stressado demais com isto...
Mas penso que está tudo ok.
Quando sou eu a andar com o carro, 80% da bateria são aproximadamente 100Km sem eco.
Quando é a minha mulher, 80% são aproximadamente 90Km como está agora, mas o trajeto que ela faz tem muita subida.
Por ex ontem ela saiu de casa com 80%, quando fui arrumar o carro e colocar à carga tinha 49Km e tinha feito 41km.
Somando os 2, dá 90km não foge muito do que ele anuncia.
Cargas a 100%, não faço mais porque o carro quando sai de casa, faz 10 ou 12km e fica estacionado umas horas.
Estava a pensar, talvez um erro que faça.
No sábado o carro à tarde tinha uns 50km de autonomia.
Meti o cabo, porque no domingo não sabia se saía e assim só levava 2h até aos 100%. Ás duas da manhã arrancou para os 80%, no domingo ele não saiu.
Só na segunda e ficou estacionado com os 80% sem necessidade.
Mas pronto, acho que ando ligar demais ao carro.
migle Escreveu: ↑10 set 2018, 19:39
Pois é. Esses são de 30. Mas é sempre preciso ter em conta que tanto o SoC como o SoH são variáveis desconhecidas, não se medem directamente (só nos extremos, e em repouso).
O BMS tem uma estimativa apenas. Claro que essa estimativa deve ser muito melhor que qualquer outra que possamos fazer numa folha de cálculo. Porém, o que nós podemos fazer e ele não pode sem nós, é criar condições para melhorar a estimativa, levando-o a medir a energia carregada e descarregada de um extremo ao outro do SoC, em vez de estar permanentemente na zona de meia carga, a zona que dá mais saúde à bateria, mas onde a incerteza na estimativa é maior.
Um carro não deveria precisar de um procedimento de calibração da bateria como se faz nos PCs ou nos telefones, mas...
https://youtu.be/v4FvBqXHbv0
Quanto a descargas, na minha mão avisou duas vezes carga baixa.
Nunca foi abaixo dos 12km.
Logo vou tentar ver e ouvir o vídeo com calma, onde estou há muito barulho.