
Diário de Bordo do Rei Zoom
- migle
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom
Não estou a perceber. No fórum Prius-pt fiquei com a sensação de que era a coluna de direcção, esse sim, um arranjo caro, que normalmente só acontece quando se bage nalguma coisa ou ao fim de muitos kms.
Afinal é o canhão da chave? Isso não parece justificar os 1000€...
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom
Migle, neste caso acho que nao entendi mal, é tudo junto nos Nissan's
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106.000kms -> Problemas -> 2 Lampadas de Stop
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom
Mas quando dizes que experimentaram com outro canhão, mudaram a direcção toda nessa experiência? 

Nissan LEAF 2018 40kWh
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- migle
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom
Bem, se é um problema de código / imobilizador / segurança, não adianta é fazer o que eles pedem. Se fosse problema de coluna de direcção, sentia-se na condução, ou então podia ter sido o reboque a partir.
O Almera da minha mulher ficou sem bateria, no parque dos barcos do Montijo. Levei um encostão mas ocorreu alguma coisa que activou o imobilizador. A partir daí, não havia hipótese, só Nissan, haveria um código que eles não dão a ninguém, qualquer coisa assim. Acabámos por deixar o filho de um mecânico aqui do campo mexer, e ele tinha um amigo que conseguiria fazer uma reprogramação e neutralizar o imobilizador para sempre.
Ou seja, roubámos o nosso próprio carro.
Funcionou, mas não recomendo. Algo ficou diferente ao ligar. Houve mais problemas com o carro depois, bomba de gasóleo, etc... Ficamos sempre na dúvida.
O Almera da minha mulher ficou sem bateria, no parque dos barcos do Montijo. Levei um encostão mas ocorreu alguma coisa que activou o imobilizador. A partir daí, não havia hipótese, só Nissan, haveria um código que eles não dão a ninguém, qualquer coisa assim. Acabámos por deixar o filho de um mecânico aqui do campo mexer, e ele tinha um amigo que conseguiria fazer uma reprogramação e neutralizar o imobilizador para sempre.
Ou seja, roubámos o nosso próprio carro.
Funcionou, mas não recomendo. Algo ficou diferente ao ligar. Houve mais problemas com o carro depois, bomba de gasóleo, etc... Ficamos sempre na dúvida.
- mjr
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom
Essa associação não me parece muito científica, bem pelo contrário. Temos casos de carros que durante anos andam com a bateria de 12V nos 8V quando o carro fica desligado mais de 1h e não aconteceu nada. Um caso onde está nos 10V e aparece um problema que pode ser causado por dezenas de razões diferentes e automaticamente a culpada é a bateria de 12V?? Eu acho que a bateria de 12V tem as costas muito largas, são-lhe sempre imputadas culpas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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- mjr
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom
O que degrada a electrónica são tensões elevadas. O alternador nos CI estraga-se porque aumenta a carga que este tem de suportar. Mas num CI não é possível andar muito tempo com uma bateria degradada pois o carro não arranca.
Atenção, eu não nego que possam haver situações em que uma bateria estragada possa criar estragos, forçando a electrónica a estados estranhos onde sejam ativadas coisas que não deviam. Mas não é seguramente com 8V que isso acontece é muito menos com 10V. Ou seja, os sintomas da bateria estragada tornam-se insuportáveis (o contactor da bateria de tração não atraca) antes de se poderem causar estragos.
Atenção, eu não nego que possam haver situações em que uma bateria estragada possa criar estragos, forçando a electrónica a estados estranhos onde sejam ativadas coisas que não deviam. Mas não é seguramente com 8V que isso acontece é muito menos com 10V. Ou seja, os sintomas da bateria estragada tornam-se insuportáveis (o contactor da bateria de tração não atraca) antes de se poderem causar estragos.
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom
Desculpem lá a pergunta,
O leaf tem canhão de ignição? Nunca vi isso no meu.
Ou estamos a falar do botão?
O leaf tem canhão de ignição? Nunca vi isso no meu.
Ou estamos a falar do botão?
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom
Não tem.
Quando falam em canhão de ignição deve ser um modulo electrónico onde esta o contacto com a "chave" e com o arranque de todo o sistema quando se carrega no botão.
Quando falam em canhão de ignição deve ser um modulo electrónico onde esta o contacto com a "chave" e com o arranque de todo o sistema quando se carrega no botão.
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom
E isso não faz par com o BMS da bateria?
Li algures que, houve alguém que quis substituir um pack da bateria de tração.
E o carro depois não aceitava as chaves.
Ou ia à Nissan para fazer o matching das keys (e pagar caso a Nissan aceitasse) com a nova bateira ou então tinha de instalar um módulo que faz par com a bateria original para usar as chaves desse carro.
E creio que ele optou pela segunda opção.
Essa do canhão de outro Nissan e tal conseguir por este a funcionar, duvido muito.
Mas tudo é possivel a nivel de SW!
Na volta basta substituir a bareria de 12V, reset aos DTCs e voilá!
Li algures que, houve alguém que quis substituir um pack da bateria de tração.
E o carro depois não aceitava as chaves.
Ou ia à Nissan para fazer o matching das keys (e pagar caso a Nissan aceitasse) com a nova bateira ou então tinha de instalar um módulo que faz par com a bateria original para usar as chaves desse carro.
E creio que ele optou pela segunda opção.
Essa do canhão de outro Nissan e tal conseguir por este a funcionar, duvido muito.
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom
Boa tarde,
Desculpem se induzi em erro as avarias diagnosticadas.
1 - Bateria de 12V
2 - Canhão da coluna de direção
Relativamente há bateria 12V era expectável, no entanto o que me foi explicado do canhão da coluna de direção é uma peça constituída por 2modulos, um eletrónico e outro físico.
O físico era o antigo canhão onde se inseria a chave mas o que realmente avariou foi o modulo eletrónico. E ai nada a fazer! Toca de substituir tudo mais as peças plásticas que junto ao volante.
Só essa peça são cerca de 575€ + I.V.A.
Mais a bateria 81€ + I.V.A.
Mais o diagnostico 47€ + I.V.A.
Mais a mão de obra 108€ + I.V.A.
Por isso, a reclamar só da cobrança do diagnostico.
Desculpem se induzi em erro as avarias diagnosticadas.
1 - Bateria de 12V
2 - Canhão da coluna de direção
Relativamente há bateria 12V era expectável, no entanto o que me foi explicado do canhão da coluna de direção é uma peça constituída por 2modulos, um eletrónico e outro físico.
O físico era o antigo canhão onde se inseria a chave mas o que realmente avariou foi o modulo eletrónico. E ai nada a fazer! Toca de substituir tudo mais as peças plásticas que junto ao volante.
Só essa peça são cerca de 575€ + I.V.A.
Mais a bateria 81€ + I.V.A.
Mais o diagnostico 47€ + I.V.A.
Mais a mão de obra 108€ + I.V.A.
Por isso, a reclamar só da cobrança do diagnostico.
Bruno R. Almeida
Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km
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