Página 4 de 105

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 20 jul 2011, 08:02
por mjr
batalha Escreveu:Obrigado, isto sim são testes da vida real!
Como está a tua mulher a lidar com a ansiedade? (temos que arranjar um termo para range anxiety)
Qual a velocidade media dos 117km? Ou dos primeiros 90?
Este era um dos meus receios! O trajecto inicialmente previsto para o Leaf seria de 110km com 50 de AE, mas entretanto ela trocou de emprego, e Leaf ainda não chegou. :roll:
A minha mulher fica de facto com alguma ansiedade, e este teste foi para lhe mostrar que ficar com uma barra não significa que a bateria pode acabar a qualquer momento. Afinal, ainda fiz mais 37km!

A velocidade média dos primeiros 90km deve ser baixa pois foi percorrido um trajecto essencialmente citadino, mas a questão é que inclui cerca de 30 km de AE a uma média de 120~130 km/h. Os 37 km restantes foram feitos a uma média de cerca de 40 km/h, mas com muitas paragens e arranques por andar no centro da cidade a dar voltas. Se fosse em estrada sem essas paragens e a 70-80 km/h deveria dar para mais km.

No teu caso, para fazeres os 110km sem chegar ao aviso de bateria baixa, penso que os 50 km de AE teriam de ser feitos a velocidades moderadas tipo 100-110 km/h.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 20 jul 2011, 08:04
por ruicvt
Bom teste ;) . Mas é preciso coragem! :D

No modo "turtle" qual é a velocidade máxima?

Podemos aferir que a "reserva" em termos de km, é equivalente a um de combustão? Em termos proporcionais? Talvez melhor, não?!

Todas as restantes funções do carro (excluindo o motor) continuam activas após o esgotamento da bateria? (GPS, A/C, Direcção, etc)?

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 20 jul 2011, 08:08
por mjr
O meu medidor de consumo de energia do LEAF indicou que foram consumidos 25,2 kW.h para carregar a bateria de Turtle até 100%. Curiosamente a bateria parou de carregar por volta das 4:40, mas passado uma meia hora voltou a carregar por mais meia hora (isto pelos mails que o Carwings envia). Penso que estaria a igualizar a carga entre as células.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 20 jul 2011, 08:19
por mjr
ruicvt Escreveu:Bom teste ;) . Mas é preciso coragem! :D

No modo "turtle" qual é a velocidade máxima?

Podemos aferir que a "reserva" em termos de km, é equivalente a um de combustão? Em termos proporcionais? Talvez melhor, não?!

Todas as restantes funções do carro (excluindo o motor) continuam activas após o esgotamento da bateria? (GPS, A/C, Direcção, etc)?
A Vmax no modo turtle deve andar por volta dos 60 km/h, mas não cheguei a esse valor pois a capacidade de aceleração é muito baixa e o trajecto que percorri muito curto. 1 km antes de entrar em turtle ainda tinha a potência máxima disponível, pelo que o modo turtle é claramente uma limitação de software, e não um limite físico da bateria.

Se considerarmos a reserva como as duas barras vermelhas, podemos a estimar a reserva como cerca de 45-50km em velocidade moderadas (60-70 km/h). Se for quando aparece o aviso de bateria baixa (alguns km depois de se ficar com apenas uma barra), então 30 km são expectáveis (foi isso que consegui fazer). Depois do aviso de bateria muito baixa é que só restam uns 10 km de autonomia em condições de cidade.

Quando a bateria se esgota verifiquei que a direcção assistida não funciona e não testei o AC (suponho que não funcione). O resto funciona tudo (luzes interiores, médios, máximos, GPS, painel de instrumentos, etc). Isto porque estes acessórios funcionam com a bateria de 12V e não com a bateria principal.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 20 jul 2011, 11:32
por ruimegas
Os meus parabéns pela coragem e pelas informações tão importantes resultantes de teres espremido o teu LEAF ao limite ;)

É muito bom saber que ainda temos uns bons kms após o começo dos alertas :D

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 21 jul 2011, 22:21
por mjr
Faz hoje duas semanas que fui buscar o meu LEAF. Eis os km até agora percorridos:

Imagem

1257km, 265kWh, 21 € em energia.

Tudo funciona como esperado, excepto o trancar automático das portas com a velocidade. Não é muito importante, mas tenciono quando estiver de férias passar pelo concessionário para ver a situação.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 21 jul 2011, 22:53
por ruimegas
mjr Escreveu:Faz hoje duas semanas que fui buscar o meu LEAF. Eis os km até agora percorridos:

1257km, 265kWh, 21 € em energia.

Tudo funciona como esperado, excepto o trancar automático das portas com a velocidade. Não é muito importante, mas tenciono quando estiver de férias passar pelo concessionário para ver a situação.
Estás bem encaminhado a esse ritmo vamos a ver se tens 0s 4540 kms ao fim de 6 semanas ;) :D .

Suponho que continuas com um sorriso de orelha a orelha como eu :D

Essa do trancar das portas é muito estranha mas como não tem nada a ver com a parte eléctrica será de resolução rápida...boa sorte.

Um abraço

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 22 jul 2011, 07:46
por mjr
Extrapolando para 6 semanas só conseguirei atingir os 3750km... O sorriso é o sorriso LEAF ;)

Abraço

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 22 jul 2011, 13:36
por ruicvt
Têm usado o A/C?

Noção do impacto na autonomia?

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 22 jul 2011, 14:03
por mjr
O AC em modo de arrefecimento tem muito pouco impacto na autonomia (2-3 km estimados pelo CB). Normalmente consome por volta de 300W. Já em aquecimento não deve ser bem assim, pois o aquecimento é por efeito de Joule. Penso que no Inverno irei utilizar o o pré-aquecimento com o carro ligado à rede eléctrica.