
DIÁRIO DE BORDO - mike
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Pela minha experiência ao carregar no OK ele valida a viagem actual, contando os km anteriores ao pressionar do OK. O problema é que a estimativa de km do Carwings é muita fraca pois é baseada em GPS e não no odómetro do carro. Assim dá sempre uma distância menor do que a realmente percorrida pelo carro. A comunicação com o servidor Carwings pode não ser feita nesse momento. Quando tive a TCU bloqueada houve 2 dias em que não houve comunicações no entanto após o reset foram enviados os dados desses 2 dias.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Isso é que é aproveitar a eletricidade grátis da rede piloto Mobi.e!ruimegas Escreveu: O conta quilómetros do carro com o kms totais é que manda e o meu contador de kws em casa é que me diz o consumo exacto efectuado com o carro, que já agora vai em cerca de 340 kws em 11.400 kms percorridos![]()

Eu com 5900km já gastei na minha garagem 1100 kW.h! Cerca de 95% dos meus carregamentos são feitos em casa.
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- mikexilva
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Pois, mas como queriam mais 170eur para me montarem um contador só para o carro quando foi a instalação do homecharger da efacec, achei que uma vez que o LEAF contabiliza estes consumos não tinha necessidade de pagar mais... e afinal assim não consigo chegar ao fim do mês e saber quanto me gastou o carro no meio da conta da electricidade da casa...ruimegas Escreveu:Penso que estão a valorizar muito a utilidade do Carwings.
Para mim é apenas entretenimento e vale muito pouco em termos de fiabilidade dos dados.
O que me interessa é que me deixe interagir com o carro sempre que eu necessite, nomeadamente saber quando está a carregar ou se está interrompido o carregamento, ou mesmo o ligar e desligar o A/C. De resto é pura distracção.
O conta quilómetros do carro com o kms totais é que manda e o meu contador de kws em casa é que me diz o consumo exacto efectuado com o carro, que já agora vai em cerca de 340 kws em 11.400 kms percorridos![]()
Claro que é apenas a minha opinião.
Cumprimentos
Outra coisa que acho mal é o valor da autonomia restante em km visto através do portal do Carwings ser bastante mais baixo que o que é visto no carro, pois se o carro comunica naquele momento, será necessário esconder a precisão? Até a percentagem de carga da bateria vista pela net parece ter menos uns 20% de carga que na realidade tem... deve ser o efeito da taxa M$ aplicada a veículos isentos de taxas...

- mikexilva
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Hoje vou falar da teoria de meter uma a baixo e ligar o AC, mas aplicada ao LEAF 
Como sabemos, no LEAF não existem mudanças, mas existem 2 modos de condução, o modo normal, e o modo ECO onde se nota um maior atrito (criado pela regeneração de energia) quando tiramos o pé do acelerador, e por vezes quando vejo que o transito à frente está a abrandar (mais do que o modo normal poderia travar apenas tirando o pé do acelerador), naquele momento meto no modo ECO para minimizar o uso do travão, e claro nas descidas esta situação acontece com mais frequência.
Com isto poupamos energia, e pastilhas de travão, mas durante esta "travagem" regenerativa como muitas vezes conseguimos gerar mais energia do que as baterias conseguem absorver no momento, suponho que ao ligarmos o AC naquele momento na realidade não estamos a gastar bateria, mas sim aproveitar apenas a energia da travagem... ou estou a ver alguma coisa mal? (o AC usa energia da bateria principal, ou usa energia da bateria dos 12V? suponho que tenha um compressor independente do motor do carro para poder trabalhar com o carro parado mas fiquei surpreendido pela positiva com o reduzido consumo que o AC mostra, quando comparado com os AC's de casa - 250W em vez de 2500W, pois 250W seria menos de meio cavalo de potencia, e nos motores de combustão o AC normalmente rouba mais de 3).

Como sabemos, no LEAF não existem mudanças, mas existem 2 modos de condução, o modo normal, e o modo ECO onde se nota um maior atrito (criado pela regeneração de energia) quando tiramos o pé do acelerador, e por vezes quando vejo que o transito à frente está a abrandar (mais do que o modo normal poderia travar apenas tirando o pé do acelerador), naquele momento meto no modo ECO para minimizar o uso do travão, e claro nas descidas esta situação acontece com mais frequência.
Com isto poupamos energia, e pastilhas de travão, mas durante esta "travagem" regenerativa como muitas vezes conseguimos gerar mais energia do que as baterias conseguem absorver no momento, suponho que ao ligarmos o AC naquele momento na realidade não estamos a gastar bateria, mas sim aproveitar apenas a energia da travagem... ou estou a ver alguma coisa mal? (o AC usa energia da bateria principal, ou usa energia da bateria dos 12V? suponho que tenha um compressor independente do motor do carro para poder trabalhar com o carro parado mas fiquei surpreendido pela positiva com o reduzido consumo que o AC mostra, quando comparado com os AC's de casa - 250W em vez de 2500W, pois 250W seria menos de meio cavalo de potencia, e nos motores de combustão o AC normalmente rouba mais de 3).
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
O A/C funciona sempre à custa das baterias principais. A bateria de 12 volts suporta no entanto a ventilação sem A/C
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TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
O AC tem um compressor ligado à linha de alta tensão da bateria, e com potência variável conforme as necessidades de frio. Normalmente ao ligar o AC ele inicialmente puxa >1kW mas depois rapidamente desce para os 250W ou menos de modo a manter a temperatura atingida. Não vejo grande vantagem na manobra que indicaste pois a potência máxima de regeneração depende do inversor e ao ligar o AC nesse momento apenas estamos a impedir que essa energia vá para as baterias. Devido à muito baixa impedância das baterias o ganho de energia é extremamente reduzido.
Algo que notei é que por vezes quando a diferença de temperatura exterior e interior é pequena, ao ligar o AC ele arrefece o ar abaixo da temperatura pretendida e então é ligada a resistência para compensar esse efeito. Isto é muito mau. Devia haver maneira de desactivar o aquecimento tal como se pode desactivar o AC.
Algo que notei é que por vezes quando a diferença de temperatura exterior e interior é pequena, ao ligar o AC ele arrefece o ar abaixo da temperatura pretendida e então é ligada a resistência para compensar esse efeito. Isto é muito mau. Devia haver maneira de desactivar o aquecimento tal como se pode desactivar o AC.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Boa noite
Desculpem-me, mas na minha opinião essa de ligar o ar condicionado quando o motor está a regenerar para aproveitar a energia "exedente" não faz sentido pois a regeneração no max. são 30kw e a capacidade de carga das baterias pode chegar aos 50 amp. Sendo assim nunca à exedende de energia, é a minha opinião.
Cumprimentos
Desculpem-me, mas na minha opinião essa de ligar o ar condicionado quando o motor está a regenerar para aproveitar a energia "exedente" não faz sentido pois a regeneração no max. são 30kw e a capacidade de carga das baterias pode chegar aos 50 amp. Sendo assim nunca à exedende de energia, é a minha opinião.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Pois, podes ter razão, por isso é que postei este meu pensamento idiota, para discutirmos e tentarmos chegar a alguma conclusão se pode ou não ter algum beneficiopedrommbarreto Escreveu:Boa noite
Desculpem-me, mas na minha opinião essa de ligar o ar condicionado quando o motor está a regenerar para aproveitar a energia "exedente" não faz sentido pois a regeneração no max. são 30kw e a capacidade de carga das baterias pode chegar aos 50 amp. Sendo assim nunca à exedende de energia, é a minha opinião.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Não se trata de dar muita importância ao CARWINGS, mas a verdade é que esta aplicação era, na fase inicial de promoção do LEAF, uma das mais valias e aqui neste FORUM havia alguns membros muito preocupados porque não o conseguiam activar, eu inclusive, por isso considero importante que todos dêem a informação que vão recebendo e das anomalias que detectem, pois só assim se poderão corrigir as deficiências do sistema que pode vir a ser bastante fiável.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Bom, o meu portal do Carwings deixou de conseguir actualizar a informação, ontem ainda pensei que fosse qualquer manutenção que estivessem a fazer nos servidores, pois eu carregava no botão de actualizar a informação e ficava a às voltas eternamente (normalmente ao fim de 1 ou 2 minutos tenho a informação do estado da bateria actualizada), mas já desde dia 4 que continua a dizer o mesmo e não actualiza, suponho que seja o modulo de comunicação do meu LEAF que pendurou e perdeu o contacto para a net pela primeira vez (não contando com o facto de me ter chegado às mãos pendurado) mas tenho que ir ao carro confirmar que realmente já não me aparece o serviço 3G disponível.
Outra coisa que reparei logo de inicio é que a informação de radar de controle de velocidade está errada, ou seja eu tenho uma câmara com radar perto de minha casa, e no mapa aparecem uns 3 ou 4 no km a seguir, mas não aparece nenhuma no local que devia estar, e depois sempre que passo ali tenho a senhora a dizer que tenho uma câmara de controle de velocidade a 200 metros, mas só me avisa uns 100 metros depois de ter passado onde está na realidade o radar, e depois volta a avisar de outra e de outra que ou estão muito bem disfarçadas ou não estão lá
também vos acontece isto?
Outra coisa que reparei logo de inicio é que a informação de radar de controle de velocidade está errada, ou seja eu tenho uma câmara com radar perto de minha casa, e no mapa aparecem uns 3 ou 4 no km a seguir, mas não aparece nenhuma no local que devia estar, e depois sempre que passo ali tenho a senhora a dizer que tenho uma câmara de controle de velocidade a 200 metros, mas só me avisa uns 100 metros depois de ter passado onde está na realidade o radar, e depois volta a avisar de outra e de outra que ou estão muito bem disfarçadas ou não estão lá
