Diário de Bordo cromero

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por mjr » 08 jun 2014, 11:33

Finalmente consegui tirar a imagem do Android. Como não tenho o cabo em casa (ficou no escritório) tive de improvisar e arranjar uma app de partilha por http.

Imagem

Como se vê o carro está mesmo a estrear. 1 QC e 7 cargas lentas! Como o concessionário onde o carro foi comprado não tem carga rápida, provavelmente terá sido realizada no fim de linha para testar.

A capacidade reportada também está um pouco baixa, em linha com o que acontece com muitos Leafs pós 2013. Eu não me preocuparia pois o mais certo é que recupere conforme o pack for sendo "exercitado". De notar que a recuperação não é real, apenas o LBC é que vai aprendendo que o pack tem na realidade mais capacidade do que aquilo que ele estimava antes.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por Malm » 08 jun 2014, 13:34

Concordo com o mjr. Se me apresentassem esse valor há dois ano (62,56 Ah), eu diria que já te estavam a vender um Leaf com 5% de degradação. Sabendo o que sei hoje, até fico contente por ti. É sinal que tem sido muito bem tratado desde que foi feito. É como o mjr diz, provavelmente só precisa de ser exercitado (mais um termo para o nosso léxico particular, que me parece bem escolhido). 4 ou 5 dias a fazer 2 carregamentos rápidos, um a seguir ao outro, e recuperava logo a olhos vistos. Não o faças, eu não o faria.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 08 jun 2014, 14:47

Malm Escreveu:Concordo com o mjr. Se me apresentassem esse valor há dois ano (62,56 Ah), eu diria que já te estavam a vender um Leaf com 5% de degradação. Sabendo o que sei hoje, até fico contente por ti. É sinal que tem sido muito bem tratado desde que foi feito. É como o mjr diz, provavelmente só precisa de ser exercitado (mais um termo para o nosso léxico particular, que me parece bem escolhido). 4 ou 5 dias a fazer 2 carregamentos rápidos, um a seguir ao outro, e recuperava logo a olhos vistos. Não o faças, eu não o faria.
Muito obrigado, Malm e mjr. Fiquei um bocadinho preocupado, mas agora estou descansado, graças a vocês.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por Malm » 08 jun 2014, 15:01

Falando apenas por mim, por tudo o que tenho visto neste fórum e o que vejo no meu carro, pode de facto estar a acontecer isso. Mas eu já vi tanta coisa, tenho tido tantas surpresas, que são meras opiniões que diria eu, em português não se encontram em mais lado nenhum.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 08 jun 2014, 22:49

rdias Escreveu:Umas cargas a 100% e uma ou outra descarga mais profunda ajudam a exercitar a coisa...

Contador na tomada e apontar valores para referencia futura.... ;)
E descarga profunda é o quê?

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 08 jun 2014, 22:51

cromero Escreveu:
rdias Escreveu:Umas cargas a 100% e uma ou outra descarga mais profunda ajudam a exercitar a coisa...

Contador na tomada e apontar valores para referencia futura.... ;)
E descarga profunda é o quê?
O mais longe que fui: 9%, indicados pelo mostrador do LEAF. Chega?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por mjr » 09 jun 2014, 05:51

Abaixo de 3.6V / célula. Só com o Leaf Spy dá para obter esta informação. O indicador de SOC do carro de pouco vale pois provavelmente está a subestimar a capacidade.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 12 jun 2014, 11:14

Imagem
3 de Junho, o LEAF recém-nascido. Uma semana depois, já passou a barreira dos 800 kms. Por conselho de gente avisada, vai descansar um pouco neste dias tórridos. É o renascimento do Golf, abandonado no fundo da garagem...

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por Essiemme » 12 jun 2014, 11:19

:shock: :shock:

Xiii... que saudades!

Parabens.

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 12 jun 2014, 13:48

Preciso de um conselho: o Leaf está a repousar na minha garagem, que está neste momento a 23 graus, enquanto cá fora já chega aos 30. É bom manter o leaf assim, a repousar, ou não vale a pena?

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”