Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 03 dez 2015, 11:28

galt Escreveu: Aproveita esta dica para confirmar:
- Se a luz do porta luvas está acesa permanentemente mesmo fechada a tampa.
- Se a luz da mala está acesa com a porta bagagens fechada.
- Se a luz junto ao bocal de carregamento fica desligada (caso se aplique ao teu modelo)

Nunca se sabe....

Boas, as luzes do porta bagagens e das fichas só ligam quando são usadas, agora a luz do porta luvas tem um comportamento estranho. Ontem quando cheguei a casa, abri o porta luvas e estava tudo escuro. Não queria acreditar que um carro destes não traga uma luz, metia mão à procura de sinais de luzes e logo no topo uma saliência para dentro e estava quente... OK então há realmente um ponto de luz no porta luvas, está quente mas não dá luz!!! Ligo o carro e a luz liga, tirei uma tampa lateral de dentro do porta luvas para tentar verificar se a luz apaga ou não quando fecho a porta e verifico que a luz está sempre ON. Hoje de manhã faço o mesmo exercicio e a luz está sempre off.

Resumindo, o porta luvas tem uma luz que está sempre desligada de dia e está sempre ligada de noite, mas apenas quando o carro está ON para conduzir. Assim que se desliga o carro acaba-se a luz. :roll:


Para o problema em concreto da descarga da bateria de 12V não parece ser relevante. Mas se quiser ir ao porta luva de noite procurar qq coisa tenho que ligar o carro, que liga os farois e tudo! só para ver dentro do porta luvas :shock: Ai Nissan estes pormenores....

Essiemme
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Essiemme » 03 dez 2015, 11:37

Apr Escreveu:Ai Nissan estes pormenores....
Pode ser que, por enquanto, se preocupem mais com os "pormaiores", como a compatibilidade da nova bateria de 30KWh com os Mk1. :|

Não resistí...

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por mjr » 03 dez 2015, 11:55

Basicamente a engenharia foi preguiçosa, no problema do porta-luvas. A solução obviamente que seria ligar a luz do porta-luvas sempre que este é aberto, e desligar após um timeout tal como é feito para as luzes do habitáculo.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Essiemme » 03 dez 2015, 12:21

Timeout ?!?!
Para mim, era um simples interruptor. Fecha -> desliga.
Quem esquecer de fechar, paciência.

sm
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por galt » 03 dez 2015, 12:39

Depois de ler estas últimas intervenções, lembrei-me do seguinte:
Retirares durante uns dias o cartão de comunicação GSM usado pelo carro para comunicar os dados à Nissan. Imagina que o sistema está a tentar enviar informação toda a noite mas sempre a gerar erro......

Isto funciona com o carro totalmente desligado.

Pode parecer estranho, mas nunca se sabe.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por VETL » 03 dez 2015, 12:45

galt Escreveu:...Retirares durante uns dias o cartão de comunicação GSM usado pelo carro para comunicar os dados à Nissan...
Onde está ele?
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por FullElectric » 03 dez 2015, 13:53

VETL Escreveu:
galt Escreveu:...Retirares durante uns dias o cartão de comunicação GSM usado pelo carro para comunicar os dados à Nissan...
Onde está ele?
Está acessível?
Penso que o módulo de comunicações está por trás do porta luvas.

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por mjr » 03 dez 2015, 14:02

Acho mais simples desligar o fusível do TCU.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por galt » 03 dez 2015, 15:43

Desculpem...
Nem pensei na localização...

O melhor é seguir a sugestão do mjr.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 03 dez 2015, 18:35

Essiemme Escreveu:
Apr Escreveu:Ai Nissan estes pormenores....
Pode ser que, por enquanto, se preocupem mais com os "pormaiores", como a compatibilidade da nova bateria de 30KWh com os Mk1. :|

Não resistí...

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Hehe bem verdade, uma coisa é certa, com a bateria de 24kWh não fiquei uma única vez apeado. com a de 12V já ultrapassou uma mão cheia e causou bastante transtorno.

Em relação ao módulo GSM do carro, posso confirmar que ele trabalha bem até com a bateria a 6V ou coisa que o valha, da ultima vez que aconteceu recebi prai uns 20 mails a dizer que me esqueci de o por à carga! :shock:

O carregador externo que comprei funciona bem, a bateria carregou toda e agora tenho mais algumas semanas descansado. Não tenho equipamento para medir consumos DC e a ideia de andar a ligar/desligar fusiveis parece-me demasiado trabalhoso.... é que o carro vai descarregando lentamente a carga durante várias semanas, não é de 1 dia para o outro o que torna tudo mais dificil. A minha estimativa era em 6 meses. Mas este ultimo episodio pouco depois de ter uma bateria nova e carregada alterou tudo.


O carro quando está a andar põe a bateria nos 14,4V mas pouco depois passa para os 13,1V, tal como o mjr tinha referido. Uma maneira de forçar os 14,4V é ligar o limpa-pára-brisas, por isso quando virem um leaf em pleno verão com ele ligado não estranhem, é um individuo a dar carga à bateria de chumbo. :D

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