Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 13 dez 2015, 14:16

Desculpem, se calhar não disse da melhor maneira. a meio de uma viagem esses 6% fazem falta para ajustar o estilo da condução. Na reserva não faz muita falta. Ontem fiz 100Km no passeio de familia e depois até à tartaruga fiz 30 que a instrumentação não me disse que tinha, pelo menos de uma forma simples e clara.

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VETL
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por VETL » 13 dez 2015, 15:02

Apr Escreveu:Desculpem, se calhar não disse da melhor maneira. a meio de uma viagem esses 6% fazem falta para ajustar o estilo da condução. Na reserva não faz muita falta. Ontem fiz 100Km no passeio de familia e depois até à tartaruga fiz 30 que a instrumentação não me disse que tinha, pelo menos de uma forma simples e clara.
Pois a instrumentação já é pessimista por natureza...
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 31 dez 2015, 03:08

Tenho andado a dar umas voltas errantes de final de ano e até hoje andava bastante desmotivado com as viagens Coimbra-Porto no Leaf, é sempre até ao limite da autonomia, médias altas stress constante desde o inicio até ao fim. Ontem Porto-Coimbra pela A1 fez-se a começar nos 90km/h depois a baixar para os 80km/h e por fim para os 70km/h e recaidas para 60km/h nas subidas mais acentuadas, cheguei nas lonas e com um consumo de ~14kWh/100km.

Mas hoje tudo mudou. Uma viagem relâmpago a Aveiro obrigou-me a andar mais depressa, colei-me atrás do primeio camião que vi na AE e a média da viagem resultou nuns impressionantes 11,8kWh/100Km. Viagem a rondar os 100Km/h gastei 4 barras para fazer 50Km (12,5 Km/barra). Houve outra diferença, hoje o dia começou com uma carga rápida de manhã até aos 91% e finalização da carga em casa. A bateria foi mais quente para a viagem. O que acham que foi, a bateria mais quente ou andar atrás do camião? Ou ambos?

Uma coisa é certa nunca gastei tão pouco para fazer aqueles Km. E até era impensável para mim chegar a velocidades de 3 digitos quando tenho que fazer distancias longas. O mau disto é que aproveitar os camiões para reduzir o consumo já não é bem andar a zero emission... :P

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Fil » 31 dez 2015, 03:43

Sem dúvida que o baixo atrito atrás do camião faz muita diferença, só isso deve ser 95% da autonomia extra. Ficaste foi com os pulmões cinzentos, mesmo que tenhas cortado o ar exterior ;)

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Orlando » 31 dez 2015, 10:25

o que queres dizer com colado?
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Filipe » 31 dez 2015, 10:37

E como estava o vento :roll:
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por jasmim » 31 dez 2015, 11:05

Apr Escreveu:. O mau disto é que aproveitar os camiões para reduzir o consumo já não é bem andar a zero emission... :P
... e a segurança. Qual a distância que mantiveste? 1? 2? 3 carros entre ti e o camião?
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por pnunes » 31 dez 2015, 11:26

Apr Escreveu:Tenho andado a dar umas voltas errantes de final de ano e até hoje andava bastante desmotivado com as viagens Coimbra-Porto no Leaf, é sempre até ao limite da autonomia, médias altas stress constante desde o inicio até ao fim. Ontem Porto-Coimbra pela A1 fez-se a começar nos 90km/h depois a baixar para os 80km/h e por fim para os 70km/h e recaidas para 60km/h nas subidas mais acentuadas, cheguei nas lonas e com um consumo de ~14kWh/100km.

Mas hoje tudo mudou. Uma viagem relâmpago a Aveiro obrigou-me a andar mais depressa, colei-me atrás do primeio camião que vi na AE e a média da viagem resultou nuns impressionantes 11,8kWh/100Km. Viagem a rondar os 100Km/h gastei 4 barras para fazer 50Km (12,5 Km/barra). Houve outra diferença, hoje o dia começou com uma carga rápida de manhã até aos 91% e finalização da carga em casa. A bateria foi mais quente para a viagem. O que acham que foi, a bateria mais quente ou andar atrás do camião? Ou ambos?

Uma coisa é certa nunca gastei tão pouco para fazer aqueles Km. E até era impensável para mim chegar a velocidades de 3 digitos quando tenho que fazer distancias longas. O mau disto é que aproveitar os camiões para reduzir o consumo já não é bem andar a zero emission... :P
Uma coisa que me intriga tambem, aliás a mim e á condutora habitual! Num dos percursos que temos feito, se este for feito em modo de poupanca em eco mode e médias a rondar os 30 kmh o consumo ronda os 14 e tal, quando faço o percurso a conduzir normalmente e a alternar entre condução normal e eco e médias de 50 e picos e sem pensar muito na poupanca, consigo fazer 10 e 11 de consumo!! .
Cheguei a fazer 16 km com 1 barra .
Sera porque tem a ver com a regeneração q também é maior quando se aborda uma curva eou uma descida!! Também reparo que em eco aquilo trava tanto que me chega a irritar, é que se trava muito depois tenho que acelerar! Já em modo normal anda mais solto , claro, ou seja se alternar consoante a necessidade acho que ganho mais que rolar sempre em eco!
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por pnunes » 31 dez 2015, 12:27

E cá no leaf não é assim? Só um toque? Ou estas novamente a expor a tua ignorância?
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por mjr » 31 dez 2015, 12:59

Para quem está habituado a conduzir CIs é melhor que o modo B fique no seletor de modo de condução. Parece mais natural. Não sei se é melhor, é uma questão de gosto pessoal. No volante, com tantos botões pode ser mais confuso e pelo menos nos primeiros meses obrigar a olhar para o volante, o que não é muito seguro. A diferença entre puxar para trás ou para o lado é tão insignificante que nem merece comentário.

Apr, acho que o efeito principal foi mesmo o camião.
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