Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

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FullElectric
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por FullElectric » 31 dez 2015, 14:19

Eu normalmente tenho esse tipo de condução tentando soltar o carro quando quero que ganhe velocidade e colocando no máximo da regeneração quando quero desacelerar. Travão mecânico só uso em emergência e mm aí solto um insulto ao condutor da frente... :oops:
Como alterno muito entre o Leaf e o Czero gosto muito mais da alavanca convencional do czero do que do joystick do Leaf pois é muito mais precisa e rápida a comutação, aliás no Leaf não é nada prático este processo, na e-NV200 é um pouco melhor.
Muito práticos e precisos neste aspecto são tb o e-Up, o e-Golf e o ZOE, o Fluence, o TMS
Penso que é a isto q o rdias se refere

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mjr
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por mjr » 31 dez 2015, 15:20

Se no mk2 comutar de D para B como comuta de D para Eco no mk1, sinceramente não vejo onde possa estar a dificuldade.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por FullElectric » 31 dez 2015, 15:54

mjr Escreveu:Se no mk2 comutar de D para B como comuta de D para Eco no mk1, sinceramente não vejo onde possa estar a dificuldade.
Não há dificuldade nenhuma, é isso que faço, contudo comparando os dois carros o czero é muito mais prático e dinâmico nesta operação, tens maior noção desse controlo. Quem já tenha andado com os dois nota bem a diferença.
E então se quiseres meter em N para soltar completamente o carro, aí pior, no Leaf tens que puxar e deixar puxado o joystick para a esquerda cerca de 1 ou 2 segundos para ele assumir essa posição, quebrando-se alguma dinâmica da condução, se é que é este adjectivo correcto para explicar a diferença.
Mas isto é um preciosismo e não é por isso que deixo de gostar do Leaf, contudo é uma sensação que não é só minha, é partilhada por vários utilizadores depois de fazerem muitos kms com o Leaf e mts kms com um dos outros que citei.

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por pnunes » 31 dez 2015, 17:14

Aliás o desenho do joystick está feito para que não seja necessário grandes manobras, entre D e Eco (no meu mk2 visia) é ´so dar um toque para trás, a manobra é feita naturalmente.
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rdias, não leves a mal pahh! considera a ignorância uma virtude para ti! na realidade eu queria dizer outra coisa, mas os moderadores não me deixam, são maus :(
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Orlando » 31 dez 2015, 17:25

Preciosismos à parte, tem que se tocar sempre numa manete, quer seja volante ou na conduta central.
Eu tb uso B, D ou N. Uso sobretudo N (em segurança) qdo tenho mais de 95%, não gosto de stressar a bateria ou no verão para arrefecer bateria. Em N há sempre consumo, cerca de 1 a 1,5kw.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por jasmim » 31 dez 2015, 17:34

Por estar habituado ao Prius uso o pedal de acelerador por forma a obter Glide, estando habituado é muito fácil. Podem usar o monitor de energia e procurar aquele ponto onde não há nem aceleração nem regeneração.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por pnunes » 31 dez 2015, 17:38

rdias Escreveu:O TMS é uma desgraça para mudar regeneração. No fundo também não precisa pois tem bateria grande.
Para mudar neutro é fácil.
Penso que o melhor é patilhas no volante para mudar regeneração como no B class. Pena a Tesla não entrar nisso :lol:

Pnunes. Podes pedir desculpa. Ficava te bem. Ou se não um curso de boas maneiras.
Desculpa rdias!

entretanto volto já! não quero que sintas a minha falta
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por mjr » 31 dez 2015, 19:39

Colocar em N é mais complicado, mas penso que seja por questões de segurança. Não querem que inadvertidamente se coloque em N.

No entanto há um truque para colocar rápido em N, no Leaf. Basta tentar colocar em R e se a velocidade for acima de 10km/h (acho eu) ele coloca em N e não em R.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 31 dez 2015, 23:13

Sim sim eu uso regularmente a marcha atrás para forçar o Neutro. Uma vez no pára arranca meti marcha atrás sem querer ia batendo no carro de trás!

Em relação aos modos de condução vs autonomias acho isso cada vez menos importante. Pegando novamente no exemplo que dei da viagem PRT-CBR os 14kWh foram bem dificeis, fartei-me de alterar os modos para obter poupança mas basta o vento nao estar de feição e estar a chover para não haver modos que valham. Alias agora há um modo infalivel, o modo do camião. ;)

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por beme83 » 01 jan 2016, 00:58

mjr Escreveu:Colocar em N é mais complicado, mas penso que seja por questões de segurança. Não querem que inadvertidamente se coloque em N.

No entanto há um truque para colocar rápido em N, no Leaf. Basta tentar colocar em R e se a velocidade for acima de 10km/h (acho eu) ele coloca em N e não em R.
Mas pelo que já li algures o N pode provocar problemas na viatura. Questão de eletrostática ou algo semelhante.

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