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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 22 jul 2011, 14:26
por RJSC
Foi uma grande asneira da Nissan não utilizar a bomba de calor do ar condicionado em modo inverso para aquecer.
OS VE da década de 90 na Califórnia faziam isso.
Poupava muita energia e se calhar até dinheiro, pois não eram precisos mais componentes além dos do A/C.
Deve ser mais um dos vícios instados da combustão, que resultam nesta e noutras valentes asneiras como a bateria de chumbo de 12V, as luzes diurnas de incandescência e o malvado "creep" quando não se carrega no acelerador. :(

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 22 jul 2011, 17:02
por mjr
Eu a bateria de 12V ainda consigo compreender parcialmente (embora penso que não seria necessário ter uma capacidade/peso tão elevada) por questões de segurança de modo a poder desligar a bateria HV do resto do circuito. O resto são vícios instalados.

Sobre o AC, para países com climas moderados como Portugal, seria óptimo inverter o ciclo de funcionamento de modo a também aquecer o habitáculo. Para países mais frios no inverno já não seria possível. O ideal seria juntar as duas soluções, o que até nem deveria trazer incremento no preço e permitiria aumentar a autonomia consideravelmente em países onde o AC em ciclo de aquecimento fosse suficiente.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 24 jul 2011, 01:11
por mikexilva
RJSC Escreveu:Foi uma grande asneira da Nissan não utilizar a bomba de calor do ar condicionado em modo inverso para aquecer.
OS VE da década de 90 na Califórnia faziam isso.
Poupava muita energia e se calhar até dinheiro, pois não eram precisos mais componentes além dos do A/C.
Deve ser mais um dos vícios instados da combustão, que resultam nesta e noutras valentes asneiras como a bateria de chumbo de 12V, as luzes diurnas de incandescência e o malvado "creep" quando não se carrega no acelerador. :(
Mas as luzes diurnas de incandescência quer dizer que estão sempre acesas quando o carro está em andamento? se assim for, anula a vantagem de os faróis normais serem de LED's...

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 24 jul 2011, 10:27
por ruimegas
mikexilva Escreveu:
RJSC Escreveu:Foi uma grande asneira da Nissan não utilizar a bomba de calor do ar condicionado em modo inverso para aquecer.u
OS VE da década de 90 na Califórnia faziam isso.
Poupava muita energia e se calhar até dinheiro, pois não eram precisos mais componentes além dos do A/C.
Deve ser mais um dos vícios instados da combustão, que resultam nesta e noutras valentes asneiras como a bateria de chumbo de 12V, as luzes diurnas de incandescência e o malvado "creep" quando não se carrega no acelerador. :(
Mas as luzes diurnas de incandescência quer dizer que estão sempre acesas quando o carro está em andamento? se assim for, anula a vantagem de os faróis normais serem de LED's...
já não tenho tanta certeza de que as luzes diurnas não são led. Alguém que saiba precisa de fazer uma confirmação inequivoca.

Mjr...és o homem perfeito para acabar com as dúvidas :D .

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 24 jul 2011, 11:37
por RJSC
Não pude mexer num LEAF para tirar a lâmpada do farol e confirmar, mas a luz parece-me demasiado amarela para ser LED.
Mais um tiro no pé... :| Os combustão vêm todos com luzes diurnas LED.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 24 jul 2011, 11:45
por RJSC
São de 55W cada, de halogénio (como as tradicionais dos faróis).

Confirmado em: http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.p ... b00942a45a
The standard driving lights are 55 watt halogen I'm guessing around 3500K and look yellowish when compared to the LED headlights. I haven't put a meter on the LED's yet but I also went with them for DTRL's to save some battery since the wattage is much less.
Nesse tópico alguém já mudou as luzes diurnas para lampadas de LEDs, e pode-se ver pela foto que a luz passa a ser branca e não amarela.
Imagem

Que valente tiro no pé! :| Especialmente quando nos lembramos que os combustão vêm todos com luzes diurnas de LED. :|

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 24 jul 2011, 12:02
por Filipe
Afirmativo, como descrito em Section EXL ( Exterior Lighting System ) página 88 e 101 ( modelo H11 de 55w ), Drivers Control do Manual Técnico do Leaf. 8-)

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 24 jul 2011, 12:09
por RJSC
Pronto, pessoal, primeira modificação ao fazer aos vossos LEAFs, trocar as lâmpadas diurnas para lâmpadas de LEDs.
Passam de um consumo de 110W para 20W.
Já dá para o consumo do sistema multimédia e faz bem mais pela vossa autonomia que o spoiler com painel solar a um preço bem mais baixo!
Já que não se pode tirar a bateria de chumbo ou meter o ar condicionado a extrair calor do exterior, ao menos isto é de fácil resolução. :)
Ah, e se o ar condicionado só consome 300W, faz o mesmo efeito que reduzir a potência do ar condicionado em 1/3.

Já agora, se a Nissan ouvir as sugestões dos clientes, enviem esta sugestão a ver se os próximos LEAFs já não vêm com luzes diurnas de halogéneo.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 24 jul 2011, 12:31
por ruimegas
RJSC Escreveu:Pronto, pessoal, primeira modificação ao fazer aos vossos LEAFs, trocar as lâmpadas diurnas para lâmpadas de LEDs.
Passam de um consumo de 110W para 20W.
Já dá para o consumo do sistema multimédia e faz bem mais pela vossa autonomia que o spoiler com painel solar a um preço bem mais baixo!
Já que não se pode tirar a bateria de chumbo ou meter o ar condicionado a extrair calor do exterior, ao menos isto é de fácil resolução. :)
Ah, e se o ar condicionado só consome 300W, faz o mesmo efeito que reduzir a potência do ar condicionado em 1/3.

Já agora, se a Nissan ouvir as sugestões dos clientes, enviem esta sugestão a ver se os próximos LEAFs já não vêm com luzes diurnas de halogéneo.

Aceitam-se propostas para alguém que saiba, substituir-me as minhas lâmpadas para led's ;) :D

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 24 jul 2011, 16:32
por mjr
Não tenho aqui o manual comigo, podia jurar que as luzes diurnas são de 11W (e sim, de halogénio). Pelo manual técnico, trocar as lâmpadas não é uma operação trivial pois envolve retirar parte do painel frontal. Mais logo confirmo.