Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
PauloDias
Proprietário Leaf
Mensagens: 215
Registado: 04 out 2015, 18:13
Data de fabrico: 01 jan 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por PauloDias » 11 dez 2015, 17:52

Fil Escreveu:Sempre conseguiu colocar a carregar? Boa! Actualizou no electromaps ou tinham actualizado recentemente?

Os leds dão uma luz fantástica (médios), tenho pena que não tenha gostado tanto como eu.

Que % tinha restante? É mais importante que os klms que o GOM refere. Com o leaf spy essa ansiedade desaparece, é mais importante do que tudo o que o display do carro informa. Boa viagem para Fátima. Faz-se na maior ;)
Sim consegui carregar, mas não no sitio onde queria pois estava ocupado com "poluentes" e como nesse sitio não tem sinal nenhum de reservado para carros em carregamento não fiz nada, depois fui a outro mas a ficha dava indisponível, então fui a outro e aí sim estava tudo bem e com lugares, o problema é que fiquei quase a 1 km do trabalho... lá fui pé que também não polui :D

Quanto às luzes eu estou habituado ao xenon do meu megane que considero que dá bem mais luz.

A % penso que tivesse a 27% ou 32% mas não tenho a certeza.... se o carro fosse para mim já tinha arranjado isso do leaf spy mas como só andarei com o carro muito de vez em quando...

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por Fil » 11 dez 2015, 20:22

Se for xenon de origem, sim, dá mais luz, se for apenas as lâmpadas não me parece de todo. O klm a pé faz bem ;) não se esqueça de enviar a informação da sinalização para a CM, todos agradecemos ;)

PauloDias
Proprietário Leaf
Mensagens: 215
Registado: 04 out 2015, 18:13
Data de fabrico: 01 jan 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por PauloDias » 11 dez 2015, 23:19

Sim é de origem o xenon.

Sim comuniquei os problemas dos dois postos, um para a Mobi.e e o outro para a camara por causa do estacionamento.

Este fim de semana já não vamos a Fátima, vai estar mau tempo... :(

PauloDias
Proprietário Leaf
Mensagens: 215
Registado: 04 out 2015, 18:13
Data de fabrico: 01 jan 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por PauloDias » 12 dez 2015, 20:57

Boas Pessoal!

Tenho estado a ver aqui alguns diários de bordo e grande parte deles não compreendo nada do que escrevem.... :shock: :? :lol: :lol:

Estou a dizer isto pois estão sempre a falar da informação que o leaf spy dá e a falar de coisas muito para além do meu conhecimento :( :(

Assim, é possivel ler em alguma coisa para poder comprender um pouco do que quase todos aqui falam ? Já agora se alguem for de Setúbal ou arredores e me queira explicar pessoalmente, por mim não me importo isto desde que tenha possibilidade de o meu pai emprestar o carro :D :D

Já agora, podem dar-me dicas para uma condução eficiente em AE ??

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por mjr » 12 dez 2015, 21:23

Condução eficiente em AE tem de ser a velocidade constante. Mais de 100km/h e a autonomia sofre demasiado. A 100km/h faz entre 130 e 140km. A 70km/h perto de 200km e a 120km/h 100km.

Sobre o LS, está aqui o tópico original:

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=9&t=3313
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por Fil » 12 dez 2015, 21:35

Olá! Eu sou de Lisboa, mas tenho muito gosto em ajudar.

O melhor conselho que posso dar, é tentar não passar das 3 bolas de consumo, dessa forma quando regenerar nas descidas, vai equilibrar o máximo (a regeneração máxima é de 30kW com as 5 bolas). É um jogo de equilíbrio para aumentar a autonomia. Também depende do perfil. Eu uso uma aplicação chamada elevation profile, e o google earth também para ter alguma noção do que vou encontrar. Desta forma chegamos muito longe.

De Palmela para Fátima pela AE coloque cruise control a 100 klm/h, são cerca de 90 klms até Aveiras de Cima, faz-se bem na minha opinião, a não ser que esteja muito vento e a chover. Carga rápida em Aveiras a 100% ou quase e siga para Fátima. Os últimos klms sobe até aos 400 metros, aqui convém reduzir um pouco a velocidade para 90 klm/h. O aquecimento retira bastante autonomia, o ac nem tanto.

Ajudei?

Se quiser falar pessoalmente é combinarmos.

PauloDias
Proprietário Leaf
Mensagens: 215
Registado: 04 out 2015, 18:13
Data de fabrico: 01 jan 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por PauloDias » 13 dez 2015, 15:42

Obrigado mjr e Fil!!

Fil, a proxima vez que levar o carro para lisboa tento combinar alguma coisa com atecedencia para nos encontrarmos para conversar um pouco.

Eu senti que consigia melhores consumos na AE se não tiver o eco ligado será isso verdade ? Pois controlava um pouco melhor a resposta do carro....

Este fim de semana não deu para ir a Fátima... pois o tempo não ajudou!

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por mjr » 13 dez 2015, 15:58

Eu consigo controlar melhor o consumo em ECO, exige mais esforço no pedal para a mesma potencia. Como tenho o pé pesado :mrgreen: faz diferença.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por Fil » 13 dez 2015, 17:45

Estou de acordo com o mjr, eco e cruise control é o melhor para controlar consumos em AE, especialmente para quem tem pouca experiência e não tem Leaf spy ;)

Quando quiser, disponha, dou o meu contacto por pm.

Ps: não sou vendedor de nada, nem trabalho em nada que tenha a ver com a mobilidade eléctrica, sou apenas entusiasta.

PauloDias
Proprietário Leaf
Mensagens: 215
Registado: 04 out 2015, 18:13
Data de fabrico: 01 jan 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por PauloDias » 13 dez 2015, 20:12

Talvez para o proximo fim de semana já consiga fazer a viagem até Fátima! Aí vai dar para ver bem a condução mais prolongada na AE.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”