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Re: DB QM fernandinand

Enviado: 07 nov 2016, 10:56
por pena33
Utiliza este site do google para encurtar links.
https://goo.gl/

Re: DB QM fernandinand

Enviado: 09 nov 2016, 22:45
por fernandinand
Imagem

Olá novamente. Um pequeno e rápido update para comprovar um relato recente do user margarett....

No último mês e meio o QM tinha vindo a ter uma frequência regular no seu uso diário a rondar os 50km diários, com cargas nocturnas com o EVSE de origem de 3h (~30% até ~70%). Com este padrão o LS começou a reportar consistentemente capacidade na casa dos 57AHr, tendo obtido mesmo 56.9xAHr num último rápido olhar ao LS antes do meu último reporte, este já após o primeiro 'esticão' na bateria que fez subir para os 58.3xAHr...
Acontece que esta semana tive de dar outro esticão e ontem fiquei maravilhado com o número 59.29AHr! Um aumento de practicamente 1AHr desde a semana passada e tendo em conta o reporte ao longo de Outubro >2AHr...

Não sei que raio de algoritmo os tipos da Nissan fizeram, mas estas mudanças bruscas não me parecem a melhor 'implementação'

Re: DB QM fernandinand

Enviado: 09 nov 2016, 23:01
por VETL
Desconfio também que a descida acentuada da temperatura ambiente não será inócua nesse comportmento...

Re: DB QM fernandinand

Enviado: 10 nov 2016, 00:58
por BrunoAlves
Não acredito muito nisso. No meu caso pelo menos não, foi antes deste frio siberiano.

Re: DB QM fernandinand

Enviado: 10 nov 2016, 09:45
por Gemini33
Boas fernandinand.

Quando te referes a "esticão" é um carregamento rápido é isso?
Cumps

Re: DB QM fernandinand

Enviado: 10 nov 2016, 10:14
por beme83
Gemini33 Escreveu:Boas fernandinand.

Quando te referes a "esticão" é um carregamento rápido é isso?
Cumps
"Esticão" no caso do LEAF pode ser um carregamento rápido, o aumento dos quilómetros percorridos a velocidades mais elevadas, ou carregamentos sucessivos a 32 amperes.
Nesta situação a bateria parece manter-se mais saudável.

Re: DB QM fernandinand

Enviado: 10 nov 2016, 18:53
por fernandinand
Gemini33 Escreveu:Quando te referes a "esticão" é um carregamento rápido é isso?
No meu caso foi fazer mesmo 2 ciclos de descarga em pouco tempo >80% da capacidade...ao invés do ciclo regular diário de descarga na casa dos ~35% durante quase 2 meses.
Talvez as 2 CRs que fiz também tenham ajudado um pouco à festa. Não consigo entender na totalidade o que se passou e o que gera estes 'bumps' na capacidade reportada...a Nissan deve ter contratado Indianos para fazer algumas coisas...só pode! :D

EDIT: E o frio como disse o VETL...embora achasse até hoje que o frio 'encolhia' as baterias...estamos sempre a aprender! :)

Re: DB QM fernandinand

Enviado: 10 nov 2016, 20:24
por mjr
Da minha experiência usar janelas maiores de SOC e carregar mais rápido faz o LBC "ver" mais capacidade na bateria. O primeiro caso será por ser difícil estimar o SOC real quando se está em SOCs intermédios (a tensão varia pouco). A segunda razão terá a ver com o sensor de corrente da bateria se portar mal com correntes baixas, o que faz com que o sinal se confunda com o ruído a correntes de carga baixa.

O facto de ele "ver" mais capacidade não significa que esta aumente com estas práticas. A curva de capacidade real é monotónica (fora a capacidade útil que pode subir ou descer com o maior ou menor equilíbrio do pack), sempre a descer.

Re: DB QM fernandinand

Enviado: 10 nov 2016, 23:37
por Gemini33
Este esticão "o aumento dos quilómetros percorridos a velocidades mais elevadas" aplicou-se hoje a mim que tive de percorrer os meus primeiros 50km diários na casa dos 100km/h e passou a capacidade de 58,35 para 58,80.

Obrigado pelos esclarecimentos

Re: DB QM fernandinand

Enviado: 16 nov 2016, 23:13
por fernandinand
Já me apareceu a semana passada e desde segunda que me aparece todas as vezes que ligo o carro um sinal que parece de bateria fraca na chave do Leaf...é normal para um carro de Dez de 2014? Eu até nem uso os botões do comando...abro e fecho o carro no botão das portas/mala...
Que pilhas é q aquilo leva? (CR2032?)