E por olhar todos os dias evitou quanta degradação?
Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Ele quer sofrer em "realtime"! Não é como nós que ligamos o ODB2 de vez em quando. Mas os gráficos dele são mais bonitos que os meus.... tem imensos pontos e detectam flutuações diárias!
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018
- pemifer
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Evitei de me assustar quando perdi barras como acontece com muita gente.
As barras que perdi nem dei conta porque na prática foi a perda de um cagagésimo de um dia para o outro!
Ah! E os meus gráficos são "mai lindes!"
- frankesousa
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
O choque é ver o quão fracas são as baterias da Nissan e a degradação parva que têm só por existirem, é que nem precisas de andar com elas, nem de carregar a x ou y %, são baterias pensadas para durar 200 000km a correr muiito bem, e depois irem para o solar lá para casa.
Claro que isto não tem mal se as mesmas custassem os 5k€ (dizia-se que em 2/3 anos iam ficar muito mais baratas) que se falava em 2016 nos concessionários da Nissan. Como afinal são 10k€, já começa a ser meio carote!
Ainda não há muita amostra de VE com uso digno, mas os que há, demonstram 2 coisas:
A Nissan é a que mais degrada, mas
As baterias dos outros avariam e têm de ser substituídas!
O que interessa é que haja muitos mas mesmos muitos VE para que a produção em quantidade faça baixar o preço das mesmas.
Quanto a baterias da "concorrência", a minha opinião é NUNCA mas nunca mesmo na vida isso vai ser possível. É uma peça muitíssimo tecnológica e unica de cada carro/ marca, sendo que estas estão a "dar tudo" e a gastar milhões de €€ para terem meia dúzia delas decentes não vai aparecer concorrência com poderio económico para isto.
Mais, as trocas de baterias são e vão ser raras não sendo um negócio bom para ninguém.
Vamos ver se tenho razão
Claro que isto não tem mal se as mesmas custassem os 5k€ (dizia-se que em 2/3 anos iam ficar muito mais baratas) que se falava em 2016 nos concessionários da Nissan. Como afinal são 10k€, já começa a ser meio carote!
Ainda não há muita amostra de VE com uso digno, mas os que há, demonstram 2 coisas:
A Nissan é a que mais degrada, mas
As baterias dos outros avariam e têm de ser substituídas!
O que interessa é que haja muitos mas mesmos muitos VE para que a produção em quantidade faça baixar o preço das mesmas.
Quanto a baterias da "concorrência", a minha opinião é NUNCA mas nunca mesmo na vida isso vai ser possível. É uma peça muitíssimo tecnológica e unica de cada carro/ marca, sendo que estas estão a "dar tudo" e a gastar milhões de €€ para terem meia dúzia delas decentes não vai aparecer concorrência com poderio económico para isto.
Mais, as trocas de baterias são e vão ser raras não sendo um negócio bom para ninguém.
Vamos ver se tenho razão
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Apanhei um susto tão grande que nem sei em que dia foi que ela se apagou e em que dia eu dei conta...
Mais razão me dás, com o tempo a degradação tira autonomia não é as barras lá estarem ou saber o SOH de cor que vai evitar isso
- filipeoliv
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Eu, vejo e registo todos os dias.
O que me traz de novo?
Nada.
A diferença é que quando a barra vai descer eu já sei ou nem dou por isso, acho que sofro muito menos com isso.
Ou por ex fico todo contente a ver o SOH a subir, como aconteceu à 2 meses, andou umas semanas a subir e subiu quase 2%, agora já voltou a descer, mas longe da quebra que registou à 2 meses.
Quando não via, foi pior, o meu carro perdeu duas barras num ano, da primeira para segunda não imaginava que fosse tão rápido o SOH a descer tanto, claro que foi da martelada e só parou quando voltou ao que estava originalmente.
Mas ligar a OBD de 2 em 2 meses e ver por ex uma perca de 5% é lixado, assim desce na mesma, mas não choca tanto
Cada maluco com a sua ideia
O que me traz de novo?
Nada.
A diferença é que quando a barra vai descer eu já sei ou nem dou por isso, acho que sofro muito menos com isso.
Ou por ex fico todo contente a ver o SOH a subir, como aconteceu à 2 meses, andou umas semanas a subir e subiu quase 2%, agora já voltou a descer, mas longe da quebra que registou à 2 meses.
Quando não via, foi pior, o meu carro perdeu duas barras num ano, da primeira para segunda não imaginava que fosse tão rápido o SOH a descer tanto, claro que foi da martelada e só parou quando voltou ao que estava originalmente.
Mas ligar a OBD de 2 em 2 meses e ver por ex uma perca de 5% é lixado, assim desce na mesma, mas não choca tanto
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- Nonnus
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Cada vez mais sou da mesma opinião, é ver os exemplos dos Leaf de 30 que já postei. Carros com KM diferentes, uns com mais uso, outros com menos, uns com todos os cuidados que dizem que se deve ter para as baterias durarem mais, outros nem por isso, e o que nos diz a realidade é que todos estão com o mesmo SOH. Portanto é a andar até ao dia que elas derem o peido mestre e depois ficamos com elas para solar uns bons anos.frankesousa Escreveu: ↑06 nov 2019, 11:29O choque é ver o quão fracas são as baterias da Nissan e a degradação parva que têm só por existirem, é que nem precisas de andar com elas, nem de carregar a x ou y %, são baterias pensadas para durar 200 000km a correr muiito bem, e depois irem para o solar lá para casa.
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- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Essa questão da degradação “visível” é muito subjetiva. O meu 30 de 05.2017 com 45000kms conta com uma degradação de 5% e não noto rigorosamente diferença nenhuma em termos de autonomia. O meu 40 de 05.2019 com 22000km tem uma degradação de 6% (weird) e também não noto diferença. No Zoe (09.2014) tem uma degradação de 9% e noto zero na diferença de autonomia... acho que está tudo dito.frankesousa Escreveu: ↑06 nov 2019, 11:29O choque é ver o quão fracas são as baterias da Nissan e a degradação parva que têm só por existirem, é que nem precisas de andar com elas, nem de carregar a x ou y %, são baterias pensadas para durar 200 000km a correr muiito bem, e depois irem para o solar lá para casa.
Claro que isto não tem mal se as mesmas custassem os 5k€ (dizia-se que em 2/3 anos iam ficar muito mais baratas) que se falava em 2016 nos concessionários da Nissan. Como afinal são 10k€, já começa a ser meio carote!
Ainda não há muita amostra de VE com uso digno, mas os que há, demonstram 2 coisas:
A Nissan é a que mais degrada, mas
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
"Notar" diferença é subjectivo.hmendes Escreveu: ↑07 nov 2019, 02:27Essa questão da degradação “visível” é muito subjetiva. O meu 30 de 05.2017 com 45000kms conta com uma degradação de 5% e não noto rigorosamente diferença nenhuma em termos de autonomia. O meu 40 de 05.2019 com 22000km tem uma degradação de 6% (weird) e também não noto diferença. No Zoe (09.2014) tem uma degradação de 9% e noto zero na diferença de autonomia... acho que está tudo dito.
A bateria armazena menos 5% de energia a ponto final, é uma medida fácil de fazer.
Agora, 5% de 150km, são apenas 7.5km de perda de autonomia, muito mais perdemos nós com uma pequena alteração de condução ou condições atmosféricas, por isso não notas nada.
Agora o meu Leaf 30 está com uma perda de 15% em relação aos 28kWh iniciais (se calculares em relação ao aos anunciados 30kWh então até doi) e isso já se nota bastante. Neste momento não consigo utilizar nem 24kWh!
Continuo contente com o carro (foi o que me fez virar completamente as ideias para a ME), mas que é um carro genericamente mau e caro isso não tenho duvidas. A "única" coisa que tem de bom é mesmo a fiabilidade e simplicidade de funcionamento.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Eu ontem nem me apercebi da qualidade desta pergunta, é mesmo uma excelente pergunta.
E ignorar os dados, fingir que não existe, evitou quanta degradação?