Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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jfr2006
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por jfr2006 » 03 out 2019, 22:17
Aqui anda um de 30kWh, de 2016 e nem um único barulho parasita, 89000km as barras todas.
Quanto ao material e qualidade do mesmo para o segmento, creio que algumas pessoas estão muito habituadas a interiores aborrachados que se começam a desfazer passado alguns anos e botões que se descascam...
Mas já se sabe que para a maioria do tuga, alemão é que é bom (nem que sejam enganados como tolos)

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corrisi
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por corrisi » 03 out 2019, 22:45
frankesousa Escreveu: ↑03 out 2019, 21:16
A única coisa que posso dizer para tentar ajudar é que carregar a 80% (ou seja não deixar acabar a carga normalmente) no meu Leaf 30 muito tempo seguido faz o SoH cair a pique.
Depois quando faço viagem maiores e CR volta a subir por vezes mais de 1%.
O resto, qualidade para o preço, não vale a pena insistir que já devem saber a minha opinião.
Muito fraquinho mesmo para o preço
Viva.
O que estás a referir é que carregar sucessivamente o teu leaf a 80% faz baixar o soh a pique ou estando ele programado para carregar até 80% e interromper a carga antes (por exemplo aos 70%) é o que faz descer o soh?
Cumprimentos
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frankesousa
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por frankesousa » 03 out 2019, 23:31
corrisi Escreveu: ↑03 out 2019, 22:45
frankesousa Escreveu: ↑03 out 2019, 21:16
A única coisa que posso dizer para tentar ajudar é que carregar a 80% (ou seja não deixar acabar a carga normalmente) no meu Leaf 30 muito tempo seguido faz o SoH cair a pique.
Depois quando faço viagem maiores e CR volta a subir por vezes mais de 1%.
O resto, qualidade para o preço, não vale a pena insistir que já devem saber a minha opinião.
Muito fraquinho mesmo para o preço
Viva.
O que estás a referir é que carregar sucessivamente o teu leaf a 80% faz baixar o soh a pique ou estando ele programado para carregar até 80% e interromper a carga antes (por exemplo aos 70%) é o que faz descer o soh?
Cumprimentos
no Leaf 30 não dá para programar o carro para carregar só até 80% ou outra percentagem qualquer.
O carro só pára sozinho nos 100%.
por isso é sempre uma interrupção repentina na carga quando se faz cargas parciais até 80% ou outra coisa qualquer.
Não acredito que isso faça mal as baterias, mas acredito perfeitamente que baralha as contas do BMS quanto à saúde da bateria.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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clay
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por clay » 03 out 2019, 23:32
jfr2006 Escreveu: ↑03 out 2019, 22:17
Aqui anda um de 30kWh, de 2016 e nem um único barulho parasita, 89000km as barras todas.
Quanto ao material e qualidade do mesmo para o segmento, creio que algumas pessoas estão muito habituadas a interiores aborrachados que se começam a desfazer passado alguns anos e botões que se descascam...
Mas já se sabe que para a maioria do tuga, alemão é que é bom (nem que sejam enganados como tolos)
Porreiro! Assim é que se quer.
Por acaso nunca tive nenhum carro alemão, apesar de lhes admitir boas qualidades. Tenho um outro japonês com 21 anos com materiais de excelente qualidade que apesar de ser de um conceito totalmente diferente do leaf e por comparação de materiais, está bem melhor apetrechado, na minha opinião é claro, que vale o que vale.
Da minha experiência ao longo de todos estes dias de uso, o leaf como 100% elétrico acredito piamente que seja dos melhores na relação preço/qualidade.
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corrisi
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por corrisi » 04 out 2019, 06:20
frankesousa Escreveu: ↑03 out 2019, 23:31
corrisi Escreveu: ↑03 out 2019, 22:45
frankesousa Escreveu: ↑03 out 2019, 21:16
A única coisa que posso dizer para tentar ajudar é que carregar a 80% (ou seja não deixar acabar a carga normalmente) no meu Leaf 30 muito tempo seguido faz o SoH cair a pique.
Depois quando faço viagem maiores e CR volta a subir por vezes mais de 1%.
O resto, qualidade para o preço, não vale a pena insistir que já devem saber a minha opinião.
Muito fraquinho mesmo para o preço
Viva.
O que estás a referir é que carregar sucessivamente o teu leaf a 80% faz baixar o soh a pique ou estando ele programado para carregar até 80% e interromper a carga antes (por exemplo aos 70%) é o que faz descer o soh?
Cumprimentos
no Leaf 30 não dá para programar o carro para carregar só até 80% ou outra percentagem qualquer.
O carro só pára sozinho nos 100%.
por isso é sempre uma interrupção repentina na carga quando se faz cargas parciais até 80% ou outra coisa qualquer.
Não acredito que isso faça mal as baterias, mas acredito perfeitamente que baralha as contas do BMS quanto à saúde da bateria.
Pois bem! Sabia desse facto e esqueci totalmente desse pormenor aquando da minha questão.
Tenho um de 24kwh de 2015 que dá para programar a 80 ou 100%, e começo também a desconfiar que interromper a carga antes daquilo que está programado faz descer o soh vertiginosamente.
Continuação de muitos kms elétricos.
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clay
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por clay » 04 out 2019, 08:08
corrisi Escreveu: ↑04 out 2019, 06:20
Pois bem! Sabia desse facto e esqueci totalmente desse pormenor aquando da minha questão.
Tenho um de 24kwh de 2015 que dá para programar a 80 ou 100%, e começo também a desconfiar que interromper a carga antes daquilo que está programado faz descer o soh vertiginosamente.
Continuação de muitos kms elétricos.
Pois, é o que já tínhamos discutido algumas vezes. Eu percebo que baralhe o bms, só acho que devia haver forma de o “desbaralhar” e forçar a que calcule corretamente.
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corrisi
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por corrisi » 04 out 2019, 08:26
clay Escreveu: ↑04 out 2019, 08:08
corrisi Escreveu: ↑04 out 2019, 06:20
Pois bem! Sabia desse facto e esqueci totalmente desse pormenor aquando da minha questão.
Tenho um de 24kwh de 2015 que dá para programar a 80 ou 100%, e começo também a desconfiar que interromper a carga antes daquilo que está programado faz descer o soh vertiginosamente.
Continuação de muitos kms elétricos.
Pois, é o que já tínhamos discutido algumas vezes. Eu percebo que baralhe o bms, só acho que devia haver forma de o “desbaralhar” e forçar a que calcule corretamente.
Viva. Nipónicos malucos!



No teu caso, deixa a coisa andar despreocupadamente. Com sorte e a este ritmo, tens nova bateria ainda em garantia. Abraço.
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frankesousa
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por frankesousa » 04 out 2019, 09:23
clay Escreveu: ↑04 out 2019, 08:08
Pois, é o que já tínhamos discutido algumas vezes. Eu percebo que baralhe o bms, só acho que devia haver forma de o “desbaralhar” e forçar a que calcule corretamente.
Penso que a forma de desembaralhar é carregar a 100% algumas vezes seguidas. No meu funciona +- assim
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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clay
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por clay » 04 out 2019, 18:54
frankesousa Escreveu: ↑04 out 2019, 09:23
clay Escreveu: ↑04 out 2019, 08:08
Pois, é o que já tínhamos discutido algumas vezes. Eu percebo que baralhe o bms, só acho que devia haver forma de o “desbaralhar” e forçar a que calcule corretamente.
Penso que a forma de desembaralhar é carregar a 100% algumas vezes seguidas. No meu funciona +- assim
Pois, agora já vou tarde para evitar ficar sem a barra! Mas não é grave! Já me mentalizei que vai continuar a faltar ali qualquer coisa no quadrante e não há volta a dar!

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clay
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por clay » 04 out 2019, 19:00
A título de curiosidade, segue o estado das baterias ontem, 1 dia depois de se apagar a primeira barra.
