Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Antes de uma viagem de 100km e o depois. O BMS ainda anda a fazer contas. Fiz mais de 10km sempre com a mesma estimativa de autonomia num trajecto que não é suposto. Assim que tiver oportunidade tenho de fazer a aparecer.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
https://photos.app.goo.gl/NArvBdSjtZJVjq6Z7
Quando será a queda da 4°barra, irei ter direito a nova bateria?
Quando será a queda da 4°barra, irei ter direito a nova bateria?
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Já caiu a 9 °barra, dia 8 vai ao concessionário vamos ver o que vai acontecer
- mjr
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Carlos1957, para não inerferir com o DB do Leaf 30kW.h do Nonnus sugiro que crie um novo tópico para o seu carro aqui:
viewforum.php?f=56
A questão da garantia após a queda da 9a barra nesse veículo é muito importante e interessante, que só por si merece um tópico dedicado.
viewforum.php?f=56
A questão da garantia após a queda da 9a barra nesse veículo é muito importante e interessante, que só por si merece um tópico dedicado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Há dois meses que não conduzo o meu carro devido a ter uma perna partida, mas a minha mulher tem andado no carro e de a dois dias para cá o carro tem tido um comportamento muito estranho ao ler autonomia. Tão depressa tem 30% como no momento a seguir tem 18%. Hoje abalou de casa passado um bocado ligou-me a dizer que a percentagem da bateria estava a ter este comportamento, numa descida o carro estimou que ganhou duas barras mas no momento a seguir voltou a perde-las.
Será o principio do fim, ou o carro precisa de ir a tartaruga para voltar a estimar a real capacidade?
O carro nunca teve este comportamento mesmo quando perdeu as outra barras de capacidade.
No último carregamento a 100% depois de ter chegado a casa nos --- o EVSE tem o registo de 05h43m 19.3kWh. Aparentemente a energia esta a entrar no pack o problema é o carro conseguir ler essa energia energia em andamento.
Será o principio do fim, ou o carro precisa de ir a tartaruga para voltar a estimar a real capacidade?
O carro nunca teve este comportamento mesmo quando perdeu as outra barras de capacidade.
No último carregamento a 100% depois de ter chegado a casa nos --- o EVSE tem o registo de 05h43m 19.3kWh. Aparentemente a energia esta a entrar no pack o problema é o carro conseguir ler essa energia energia em andamento.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
O meu ainda está "normal" mas já se nota limitações de regeneração superiores ao outro leaf que tenho com mais SoH.
Um familiar tinha um leaf 30 com esse comportamento, saltos de % de bateria anormais, na altura até fiquei com receio que fosse avaria na bateria e por isso nao teria garantia, mas a nissan simplesmente trocou a bateria por uma nova (isto foi a meia dúzia de meses atrás).
E claro, para chegar a este resultado já só tinha as 8 barras de capacidade.
Um familiar tinha um leaf 30 com esse comportamento, saltos de % de bateria anormais, na altura até fiquei com receio que fosse avaria na bateria e por isso nao teria garantia, mas a nissan simplesmente trocou a bateria por uma nova (isto foi a meia dúzia de meses atrás).
E claro, para chegar a este resultado já só tinha as 8 barras de capacidade.
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10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Diria que é o princípio do fim
Lembro-me de o Malm referir um comportamento semelhante no clone dele, quando a degradação já era muito significativa. A subir ou quando exigia mais potência o SOC caía a pique
As melhoras para a tua perna
Lembro-me de o Malm referir um comportamento semelhante no clone dele, quando a degradação já era muito significativa. A subir ou quando exigia mais potência o SOC caía a pique
As melhoras para a tua perna
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
SOH a 69% e é o princípio do fim?
Carro será utilizável de forma +- previsível sem esses saltos até que SOH?
Sabendo os kHw carregados, deixa de ser seguro contar com eles sabendo a média de consumo?
Edit: Boa recuperação!
Carro será utilizável de forma +- previsível sem esses saltos até que SOH?
Sabendo os kHw carregados, deixa de ser seguro contar com eles sabendo a média de consumo?
Edit: Boa recuperação!
- Nonnus
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Actualmente não sei se o SOH apresentado corresponde ao real porque o carro esta todo baralhado. Na última vez que vi o SOH até tinha subido para 71%.
Quanto ao principio do fim, em outros carros com comportamento idêntico veio-se a constatar que que havia problemas com as células e o pack teve de ser substituído, porque vai haver uma altura que o carro vai dar erro e deixa de andar. Mas só o tempo dirá se vai acontecer.
Pode ter sido mera coincidência (primeira vez em 5 anos ) mas ontem a mulher com medo do comportamento do carro e sem saber ao certo a quantidade de energia dentro do pack dirigiu-se a um PCR, mas o carro não carregou. O PCR não conseguiu comunicar com o carro. Perguntei-lhe se tinha tentado outro PCR, ela disse-me que não. Assim ela arriscou e fez a viagem de 22km com uma estimativa de 35km no GOM e chegou a casa com 18km. Hoje vai levar o carro a outro PCR para despistar se o problema esta no carro ou no PCR.
Quanto a perna, esta "andar" (recuperar) bem. Obrigado.
Quanto ao principio do fim, em outros carros com comportamento idêntico veio-se a constatar que que havia problemas com as células e o pack teve de ser substituído, porque vai haver uma altura que o carro vai dar erro e deixa de andar. Mas só o tempo dirá se vai acontecer.
Pode ter sido mera coincidência (primeira vez em 5 anos ) mas ontem a mulher com medo do comportamento do carro e sem saber ao certo a quantidade de energia dentro do pack dirigiu-se a um PCR, mas o carro não carregou. O PCR não conseguiu comunicar com o carro. Perguntei-lhe se tinha tentado outro PCR, ela disse-me que não. Assim ela arriscou e fez a viagem de 22km com uma estimativa de 35km no GOM e chegou a casa com 18km. Hoje vai levar o carro a outro PCR para despistar se o problema esta no carro ou no PCR.
Quanto a perna, esta "andar" (recuperar) bem. Obrigado.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Hoje desloquei-me ao médico e fui acompanhar o comportamento do carro durante a viagem com o Leaf Spy lite. A descarga das células é homogenia não vi mais de 200mv de diferente entre a célula com menor voltagem da com maior. Parece-me que o problema não será um problema de alguma célula danificada. Durante a viagem de 130km não houve oscilações de percentagem, o carro teve uma comportamento normal. Na segunda-feira o carro fez 3 carregamentos rápidos e a minha mulher diz que desde ai o comportamento do carro mudou. Ainda assim e aproveitando, hoje fiz com que a tartaruga aparece-se. Aos 17% de SOC no carro o leaf Spy mostrava 37%.
A tartaruga apareceu aqui:
Aqui fui eu a insistir na descarga com aquecimento ligado, o carro já não andava. Aparece as weak cells:
Agora é carregar até aos 100% e ver o que realmente se passa com o carro.
A tartaruga apareceu aqui:
Aqui fui eu a insistir na descarga com aquecimento ligado, o carro já não andava. Aparece as weak cells:
Agora é carregar até aos 100% e ver o que realmente se passa com o carro.
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