Com as baterias de Lítio não é de todo assim. Como já foi explicado muitas vezes a capacidade ESTIMADA pelo carro baixa quando se faz cargas a baixa corrente e não se usa toda a gama de SOC, carregando numa janela pequena, tipo 80%-40%. Isto porque é difícil estimar a capacidade real de uma bateria quando só nos deixam ver uma parte dessa capacidade. Na verdade a capacidade REAL sofre menos degradação nessas condições. Quando se faz uma CR e usa a gama de SOC na totalidade (tipo 100% a 10%) o carro vai conseguir ESTIMAR melhor a capacidade da bateria, e por isso a capacidade ESTIMADA aumenta.beme83 Escreveu: ↑06 jun 2019, 13:35Quanto mais lenta é a carga menos aquecimento mas a bateria gosta de uma carga mais rápida para espevitar. Imagine estar sempre parado ou a caminhar lentamente os musculos acomodam se mas se andar rápido sempre, podem deteriorar. Mas se ocasionalmente der umas corridas e uns sprints mantem a forma fisica. Com a bateria é o mesmo.filipeoliv Escreveu: ↑06 jun 2019, 12:55Bem, já não percebo nada.
Sempre li que quanto mais lenta fosse a carga, menos aquecimento provocava e logo melhor para a saúde da bateria.
Já não sei o que fazer...![]()
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DB Filipeoliv Leaf 24Kw
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw
Então quer dizer que posso fazer na mesma 6A, quando faço cargas de 100% a leitura pode subir
Por acaso, neste momento está mais alto que no final do mês.
Alterei as cargas, só carrego o carro de 2 em dias ou mais.
Assim o Soc vem mais a baixo e logo faz mais ginástica.
Pena é que na maioria das vezes o carro anda a fazer 30km por dia e tem dias que nem isso.
O que é lixado fazer cargas a 100%.
Pois carregar a 100% e passado 10Km parar....

Por acaso, neste momento está mais alto que no final do mês.
Alterei as cargas, só carrego o carro de 2 em dias ou mais.
Assim o Soc vem mais a baixo e logo faz mais ginástica.
Pena é que na maioria das vezes o carro anda a fazer 30km por dia e tem dias que nem isso.
O que é lixado fazer cargas a 100%.
Pois carregar a 100% e passado 10Km parar....
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw
Carregar a 6A é deitar 20% a 25% da electricidade fora
Não fazer cargas até 100% é evitar que o carro faça balanceamento das células e não contribui muito para a saúde global da bateria...

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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

E a carregar a 16A, não imaginas a temperatura que aquilo fica, será que não há percas?
Eu faço cargas a 100%, uma ou duas vezes por semana.
Este fim de semana, vou ter de sair a 100%, vou ter de carregar até à hora de almoço, na parte da tarde, vou ter de o ir meter a casa e levar o carro a Gasóleo, não consigo fazer com ele tudo o que tenho para fazer, mas vai fazer a parte de maior consumo

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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw
As perdas são inversamente proporcional á amperagem quanto mais amperagem menor as perdas. Deve ter é uma boa ficha e ligação.filipeoliv Escreveu: ↑06 jun 2019, 16:03![]()
E a carregar a 16A, não imaginas a temperatura que aquilo fica, será que não há percas?
Eu faço cargas a 100%, uma ou duas vezes por semana.
Este fim de semana, vou ter de sair a 100%, vou ter de carregar até à hora de almoço, na parte da tarde, vou ter de o ir meter a casa e levar o carro a Gasóleo, não consigo fazer com ele tudo o que tenho para fazer, mas vai fazer a parte de maior consumo![]()
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw
A questão do balanceamento no tipo de células usada no Leaf e na ausência de defeitos é uma não questão. As células mantém-se balanceadas sem qualquer intervenção durante muito tempo. Por exemplo, as minhas células do mk1 que já estão há uns 8 meses fora do carro a servir de armazenagem de energia num sistema solar (todos os dias fazem 90% - 10% - 90% de SOC) estão ainda perfeitamente balanceadas.
Dito isto, para manter o cálculo da autonomia pelo carro consistente eu no mínimo faria uma carga a 100% por mês depois de uma descarga profunda (10% de SOC ou o aviso de bateria muito fraca). Mesmo assim, o meu Leaf 2 40 desde que tenho o TM3 tem andado entre os 10% e os 60% de SOC e continua tudo direitinho.
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw
O que é que fica quente?filipeoliv Escreveu: ↑06 jun 2019, 16:03
E a carregar a 16A, não imaginas a temperatura que aquilo fica, será que não há percas?
Para teres uma ideia:
6A - 75% de eficiência
10A - 80% de eficiência
16A - 85% de eficiência
20A - 90% de eficiência
Daqui para cima está entre os 90 e os 91,5%
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw
Sem BMS. Apenas tem um equipamento que mede a tensão das células e eu controlo manualmente.
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw
O que aquece é ficha que liga ao carro, o resto não aquece, até que a ligação ao quadro está com CEE de 32Ajfr2006 Escreveu: ↑06 jun 2019, 21:29O que é que fica quente?filipeoliv Escreveu: ↑06 jun 2019, 16:03
E a carregar a 16A, não imaginas a temperatura que aquilo fica, será que não há percas?
Para teres uma ideia:
6A - 75% de eficiência
10A - 80% de eficiência
16A - 85% de eficiência
20A - 90% de eficiência
Daqui para cima está entre os 90 e os 91,5%
Deve ser o cabo que cravei ao francês, não é grande coisa.
Bem, então vou começar a carregar a 10A.