DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 18 abr 2014, 23:16

O sm chegou aos 80000, e eu cheguei ontem aos 70000. Tudo normal, até a degradação está a mesma desde Outubro segundo o LBC... Dificilmente perco mais 13% da capacidade original até aos 100k, a não ser que consiga fazer passar dois Verões antes dos 100k. Por isso é melhor começar a esquecer a bateria nova...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por galt » 19 abr 2014, 14:21

Qual imagem?

As baterias podem andar no carro apos os 100000kms. Podem ate fazer 200000kms é preciso é paciencia p as carregar com uma autonomia menor.
Daqui a 3 ou 4 anos a autonomia sera muito maior e ai o dono pode decidir.

Os carros a combustao sao igualmente mais baratos qt mais quilometros tiverem e a imagem da marca n desvaloriza.

Este é apenas um carro com combustivel alternativo...
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3494
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por RJSC » 19 abr 2014, 14:33

O carros de combustão desvalorizam mas a autonomia não encolhe juntamente com o valor comercial...
A diferença é essa. Um CI com 10 anos continua a fazer os mesmos quilómetros por depósito que quando era novo.
Penso que se o mesmo acontecesse com a bateria ninguém se queixava.

Os VE ainda têm a agravante de existirem muito menos postos de carga rápida que postos de combustível e há grandes áreas no país completamente desertas de pontos de carregamento (Interior e Alentejo).

Uma coisa é um Veículo que envelhece mas continua a dar para ir onde dava quando era novo, outra é um veículo que com o passar dos anos deixa de conseguir ir onde antes chegava.

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por galt » 19 abr 2014, 15:03

Eu desminto o que dizes..

Relembro que o carregamento é efetuado numa tomada eletrica que existe em todo o lado.

Nas viagens grs carrega qd os passageiros tambem carregam o estomago...

Eheheh.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por santanamos » 19 abr 2014, 16:46

O que o galt quis dizer, é que o carro carrega enquanto os tripulantes almoçam, lancham e jantam :mrgreen: quando a bateria tiver 200k claro :twisted:

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por lmlr » 19 abr 2014, 16:53

Nunca acreditei que a Nissan trocasse o pack todo, o que deve fazer é restituir a capacidade aos 70%.

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por santanamos » 19 abr 2014, 17:19

lmlr Escreveu:Nunca acreditei que a Nissan trocasse o pack todo, o que deve fazer é restituir a capacidade aos 70%.
Isso será dentro da garantia. Quando for o cliente a pagar, espero que sejam mais sérios com os clientes e esclareçam tudo. Preço, opção de pack de 1a ou 2a geração, etc. Isso é que me preocupa.
Será que alguem podia simular essa questão, chegar ao concessionario e dizer que quer abdicar da garantia e comprar uma bateria nova para amanhã.. só para saber o que acontece..

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por lmlr » 19 abr 2014, 17:22

Eu perguntei na Peugeot há uns meses e deram-me cotação de cerca de 18.000€ + mão-de-obra para o iOn :shock:

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por santanamos » 19 abr 2014, 17:35

lmlr Escreveu:Eu perguntei na Peugeot há uns meses e deram-me cotação de cerca de 18.000€ + mão-de-obra para o iOn :shock:
:o que violencia, isso não será o valor do carro?! Parece que mandam o preço à sorte, fonix :| até fiquei sem palavras..

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 19 abr 2014, 17:37

Num CI com 200000km a probabilidade de uma falha catastrófica no Powertrain é muito superior a um eletrico nas mesmas condições. Isto compensa em parte a perda de autonomia no elétrico. Além de que tipicamente o consumo também aumenta com a idade num CI, pelo que a autonomia também será menor. Mas esta perda é muito maior percentalmente num eletrico, além de partir de um valor inicial já reduzido.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”