Diário de bordo de vip

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Orlando
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Orlando » 13 nov 2015, 11:40

mjr Escreveu:É bastante, mas não é pelas células 71 e 72.
Isso é claro. Mas continuo com a dúvida no balanceamento deste mk1. Já tive um mk2 com esses sintomas, e ele foi ajustando sem nunca recorrer à segunda carga forçada.
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 13 nov 2015, 11:46

Orlando Escreveu:
mjr Escreveu:As células mais novas já não se destacam tão claramente como antes, pelo que com o tempo ele lá foi equilibrando pelo topo essas células.

Os 19,1kW.h estão em sintonia com o SOH reportado de 76%: 19.1/25 = 76,4%.
Pois mas 28mv no top é um pouco, ainda mais os 37mv.
Os últimos carregamentos a 100% deram valores entre 22 e 24 mv. Melhor do que isto, só com SOC na ordem dos 40% e, mesmo assim, 13/15 mv.
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por VETL » 13 nov 2015, 12:25

Orlando Escreveu:...e ele foi ajustando sem nunca recorrer à segunda carga forçada.
Isto é um erro muito grande quanto a mim e vai contra o que aqui temos falado.
Uma segunda carga forçada provoca desbalanceamento. Parece um contrassenso e não sei explicar mas pelo menos no meu é isso que acontece.
Consigo obrigá-lo melhor a balancear deixando repousar nos 4,0v do que nos 4,12v
Quando forço carregamentos após carga a 100%, ele liga o shunt na célula 32 do meu pack, que é a mais fraca.
Quando eu tinha este comportamento, andava a desbalancear o meu pack e a 32 cada vez ficava com menos energia.

A minha teoria é que quando se trata de células fracas, o problema delas tanto se revela nas tensões abaixo do joelho como nas tensões acima do "cotovelo".
Uma célula mais fraca, no final da carga tem tendência a elevar mais a tensão do que uma célula boa.
Se forçarmos carregamentos sucessivos após carga a 100%, as células mais fracas ficarão com tensões superiores às células boas e isso faz com que o carro as descarregue.
Será que é por acaso, que uma daquelas estrelinhas de pontuação que recebemos quando vamos à revisão, é precisamente o índice de carregamentos forçados após carregamentos a 100%? Se tivermos muitos carregamentos forçados após carga a 100%, temos menos pontuação. Eu acho que isto não é por acaso.
Mas repito, isto é o que eu penso face ao que observo, não tendo qualquer suporte ao nível de conhecimentos nesta matéria
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Orlando » 13 nov 2015, 12:38

victormcpinto Escreveu:
Orlando Escreveu:
mjr Escreveu:As células mais novas já não se destacam tão claramente como antes, pelo que com o tempo ele lá foi equilibrando pelo topo essas células.

Os 19,1kW.h estão em sintonia com o SOH reportado de 76%: 19.1/25 = 76,4%.
Pois mas 28mv no top é um pouco, ainda mais os 37mv.
Os últimos carregamentos a 100% deram valores entre 22 e 24 mv. Melhor do que isto, só com SOC na ordem dos 40% e, mesmo assim, 13/15 mv.
Portanto no teu caso não se aplica o que VETL faz no dele.
Provavelmente terás ainda melhores resultados se deixares o carro carregar até 95% e repousar bastantas horas. Tenta lá a ver se o contactor liga e faz o trabalho dele. E depois sim acabar a carga até os 100%.
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por VETL » 13 nov 2015, 12:49

Orlando Escreveu:Portanto no teu caso não se aplica o que VETL faz no dele.
Não pode dizer isso. O vitormcpinto não disse que faz o que eu faço.
Aliás pelo contrário, ele força carregamentos e eu já não faço isso.
Orlando Escreveu:Provavelmente terás ainda melhores resultados se deixares o carro carregar até 95%
Continua a insistir nisto das %s.
Esqueçam isto. Olhem para a tensão das células.
Orlando Escreveu:...e repousar bastantas horas...
Para quê?
Bastam 30m. Ou talvez menos...
Orlando Escreveu:Tenta lá a ver se o contactor liga e faz o trabalho dele. E depois sim acabar a carga até os 100%.
Ok. Mas se o fizer, não se esqueça de saír com o carro logo a seguir ao fim da carga.
Se demorar 30m ou pouco menos a fazê-lo, ele fará novo cálculo dos shunts a ativar e todo o trabalho foi em vão.
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Orlando » 13 nov 2015, 13:06

Em 30minutoas faz o balanceamento?
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por VETL » 13 nov 2015, 13:23

Orlando Escreveu:Em 30minutoas faz o balanceamento?
Em 30 minutos gera condições para calcular quais as células a descarregar.
Parado em repouso não balanceia nada. Só faz isso com o contactor ligado a andar ou a carregar. Ou naqueles momentos que disse o mjr ali atrás...
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Orlando » 13 nov 2015, 13:42

Então mas parado depois de carga não liga o contator 30 minutos depois? (Hoje estou burro, pá!)
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por VETL » 13 nov 2015, 14:11

Orlando Escreveu:Então mas parado depois de carga não liga o contator 30 minutos depois? (Hoje estou burro, pá!)
Sim, são aqueles momentos que falou o mjr ali atrás. :D
Mas isso não se aplica ao "...repousar bastantes horas..."
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por mjr » 13 nov 2015, 21:59

No meu caso para equilibrar melhor tive de forçar as cargas nos 100%. Cada caso é um caso e depende das particularidades de cada pack.

Não é necessário o contactor atracar para o pack ser equilibrado. Em ACC e enquanto os 3 LEDs azuis estão acesos continuamente o contactor está aberto. Para o pack ser equilibrado basta que o LBC esteja ligado e a responder a comandos no barramento CAN, ou seja sempre que no LS der para ver o estado da bateria a atualizar.

O contactor serve para alimentar os circuitos HV: conversor CC/CC, inversor do motor e AC.

Mas para haver o recalculo das células a equilibrar é necessário o contactor estar aberto mais do que os 20-30m, e (acho eu) que o LBC esteja desligado. A exceção a esta regra que já detetei é durante as cargas rápidas, parece que ele também recalcula as células a esvaziar durante a carga rápida.
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