Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
cfvp
Mensagens: 1663
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por cfvp » 28 jun 2023, 01:14

MRider Escreveu:
27 jun 2023, 22:59
Que detalhes gostaria de saber?
Aqueles detalhes normais sobre a utilização, tipo quantas cargas rápidas? Os kms diários? Se carregavam muitas vezes a 100%? Quantos kms tinha o carro quando tiveram o problema na bateria? A que velocidades circulavam? Se tinham o pé pesado?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3001
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 28 jun 2023, 04:51

cfvp Escreveu:
28 jun 2023, 01:14
Aqueles detalhes normais sobre a utilização, tipo quantas cargas rápidas? Os kms diários? Se carregavam muitas vezes a 100%? Quantos kms tinha o carro quando tiveram o problema na bateria? A que velocidades circulavam? Se tinham o pé pesado?
Nunca foste a Madeira?

Na Madeira não existe pé pesado, as distâncias são demasiado curtas e as estradas não permitem grandes velocidades. A via rápida permite atingir os 160km/h numa descida, mas por breves momentos, a seguir tens de travar que é um túnel. O que existe é subidas/descidas e estradas demasiado estreitas para passar dois carros um ao lado do outro e com quedas de água directamente para estrada 😁.

É uma realidade muito diferente do continente. Não fazes trajectos de 200km seguidos, não andas muitos km a mais de 90km/h (via rápida). Se fizeres 200km num dia dás a volta a ilha duas vezes 😛
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Erbium » 29 jun 2023, 08:53

Nonnus Escreveu:
27 jun 2023, 17:53
Quando compras um Clio o vendedor informa-te que o carro não deve fazer muitos KM em estradas de terra batida, ou existe alguma coisa no manual acerca disso? No entanto com a informação que restes-te ao longo dos anos sabes que o carro não vai durar muito tempo se lhe deres esse tipo de uso. É a mesma coisa.
Em tempos comprei um ibiza e o vendedor não me disse nada disso, se calhar o ibiza podia... :lol:
No caso dos elétricos não existe essa informação "ao longo dos anos", é algo novo completamente diferente do que as pessoas estavam habituadas não me parece lógico que toda a gente saiba das limitações "únicas" do Leaf... :roll:

cfvp
Mensagens: 1663
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por cfvp » 29 jun 2023, 11:43

Nonnus Escreveu:
28 jun 2023, 04:51
Nunca foste a Madeira?

Na Madeira não existe pé pesado, as distâncias são demasiado curtas e as estradas não permitem grandes velocidades. A via rápida permite atingir os 160km/h numa descida, mas por breves momentos, a seguir tens de travar que é um túnel. O que existe é subidas/descidas e estradas demasiado estreitas para passar dois carros um ao lado do outro e com quedas de água directamente para estrada 😁.

É uma realidade muito diferente do continente. Não fazes trajectos de 200km seguidos, não andas muitos km a mais de 90km/h (via rápida). Se fizeres 200km num dia dás a volta a ilha duas vezes 😛
Nunca fui. Eu depois até fui pesquisar por curiosidade e de facto não dá para fazer grandes viagens ou andar muito rápido. Se bem que é sempre possível ter o pé pesado e fazer acelerações e travagens bruscas. O facto de ter muitas subidas e descidas também pode agravar o problema, digo eu.

Ainda assim gostava de saber o uso desses carros, incluindo as médias, a temperatura da bateria no dia a dia, etc.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

civic
Mensagens: 1609
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por civic » 29 jun 2023, 13:50

Nonnus Escreveu:
28 jun 2023, 04:51


Nunca foste a Madeira?

Na Madeira não existe pé pesado, as distâncias são demasiado curtas e as estradas não permitem grandes velocidades. A via rápida permite atingir os 160km/h numa descida, mas por breves momentos, a seguir tens de travar que é um túnel. O que existe é subidas/descidas e estradas demasiado estreitas para passar dois carros um ao lado do outro e com quedas de água directamente para estrada 😁.

É uma realidade muito diferente do continente. Não fazes trajectos de 200km seguidos, não andas muitos km a mais de 90km/h (via rápida). Se fizeres 200km num dia dás a volta a ilha duas vezes 😛
Eu também nunca fui à Madeira e fiquei muito curioso acerca desses casos de baterias inchadas numa utilização que dificilmente poderás considerar intensiva, pelo menos para particulares, por isso também gostava de saber mais sobre esses casos, podem ser carros usados que foram do continente para lá? serão ubers/Taxi? Serão carros com uma utilização "normal" que deram raia?
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

cfvp
Mensagens: 1663
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por cfvp » 29 jun 2023, 17:51

MRider Escreveu:
29 jun 2023, 16:12
A bateria do leaf 40 não está projectada para a potência que o carro debita.
Juntando a isto pessoas sem sensibilidade com médias de consumo nos 16 ou 17 kWh aos 100 e a conduzir como se fosse um veículo a combustão. Acelerar forte nas subidas ( vias expresso e vias rápidas) e descem também rapidamente com regeneração tipo carga rápida.
Está feito o cocktail para uma degradação acentuada.
Ps. Os carros que conheço foram comprados na região
Estás a falar desses casos que tiveram bateria inchada ou em geral?
Eu ainda não percebi o porquê da bateria inchar. Eu imagino que seja do calor na mesma, mas será mesmo?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

civic
Mensagens: 1609
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por civic » 01 jul 2023, 08:33

MRider Escreveu:
29 jun 2023, 16:12
A bateria do leaf 40 não está projectada para a potência que o carro debita.
Juntando a isto pessoas sem sensibilidade com médias de consumo nos 16 ou 17 kWh aos 100 e a conduzir como se fosse um veículo a combustão. Acelerar forte nas subidas ( vias expresso e vias rápidas) e descem também rapidamente com regeneração tipo carga rápida.
Está feito o cocktail para uma degradação acentuada.
Ps. Os carros que conheço foram comprados na região
O problema da bateria inchar não tem a ver com a potência directamente, tem a ver com a temperatura que as celulas atingem, elas incham devido aos gases formados pela alta temepratura, isso pode vir da forma como se utiliza, mesmo que andes a fazer arranques na potência limite podes ter baterias para muitos kms, desde que tenhas atenção à temperatura, as baterias incham por temperatura e não por velocidade de carga ou descarga. Nenhum EV atual tem bateria que chegue para potência, todos eles mais tarde ou mais cedo limitam-se devido à temperatura da bateria, claro que esta limitação está em patamares diferentes, mas esse teu primeiro paragrafo serve para qualquer EV. Ainda a semana passada o Bjorn testou o EV6 GT e viu essa limitação por diversas vezes e até é num carro plataforma 800V, vê lá...
O problema do LEAF 40 tem a ver com a forma como projetaram a bateria, mais propriamente as proteções da celulas, pois mesmo que as celulas inchem deviam ficar no interior das formas de metal, estas não são suficientemente fortes para aguentar a força do "inchamento" e deformam-se, o carro para quando esta chapa deformada entra em contacto com alguma celula, o carro para por falha de isolamento, já vi casos em que a reparação consistiu apenas em retirar o metal deformado e o carro continua a andar sem a dita chapa e sem qualquer problema.

A minha questão da Madeira é que para uso particular dificilmente usas o carro durante muito tempo seguido o que não entendo como, mesmo abusando, leves a temperatura a valores tão altos...Mas claro, mesmo em particulares existem muitas formas de utilizar um carro.

Eu no meu LEAF já com 140 000 kms, tem tido uma vida que tem sido tudo menos uma vida calma, 2 X por semana faz Viseu/Aveiro/Viseu, cerca de 210kms de seguida e até à data nada,...Mas faço atenção à temperatura, pois não é preciso andar nos facebooks para saber isso, alem do manual lembro-me bem que nos papeis da garantia vinha lá bem esplicito que o uso abusivo podia danificar a bateria, cada um intrepreta como quiser,...
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3001
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 01 jul 2023, 13:51

civic Escreveu:
01 jul 2023, 08:33
O problema da bateria inchar não tem a ver com a potência directamente, tem a ver com a temperatura que as celulas atingem, elas incham devido aos gases formados pela alta temepratura, isso pode vir da forma como se utiliza, mesmo que andes a fazer arranques na potência limite podes ter baterias para muitos kms, desde que tenhas atenção à temperatura, as baterias incham por temperatura e não por velocidade de carga ou descarga. Nenhum EV atual tem bateria que chegue para potência, todos eles mais tarde ou mais cedo limitam-se devido à temperatura da bateria, claro que esta limitação está em patamares diferentes, mas esse teu primeiro paragrafo serve para qualquer EV. Ainda a semana passada o Bjorn testou o EV6 GT e viu essa limitação por diversas vezes e até é num carro plataforma 800V, vê lá...
O problema do LEAF 40 tem a ver com a forma como projetaram a bateria, mais propriamente as proteções da celulas, pois mesmo que as celulas inchem deviam ficar no interior das formas de metal, estas não são suficientemente fortes para aguentar a força do "inchamento" e deformam-se, o carro para quando esta chapa deformada entra em contacto com alguma celula, o carro para por falha de isolamento, já vi casos em que a reparação consistiu apenas em retirar o metal deformado e o carro continua a andar sem a dita chapa e sem qualquer problema.

A minha questão da Madeira é que para uso particular dificilmente usas o carro durante muito tempo seguido o que não entendo como, mesmo abusando, leves a temperatura a valores tão altos...Mas claro, mesmo em particulares existem muitas formas de utilizar um carro.

Eu no meu LEAF já com 140 000 kms, tem tido uma vida que tem sido tudo menos uma vida calma, 2 X por semana faz Viseu/Aveiro/Viseu, cerca de 210kms de seguida e até à data nada,...Mas faço atenção à temperatura, pois não é preciso andar nos facebooks para saber isso, alem do manual lembro-me bem que nos papeis da garantia vinha lá bem esplicito que o uso abusivo podia danificar a bateria, cada um intrepreta como quiser,...
Acho que explicas-te muito bem. Também relembrar que o caixote é o mesmo do Leaf 24 e de 30 só que com 40kWh.

Essas teorias do pé pesado é para quem não consegue explicar de outra forma os problemas associados aos Leaf. O meu Leaf como eu já mostrei várias vezes neste DB não sofre de pé pesado no entanto aos 155000km tem duas células danificadas. O leaf do LuisG tem 200000km, mais carregamentos rápidos do que o meu, tem o mesmo Hx e apenas tem uma célula danificada. Mas ambos os carros tem o mesmo comportamento. A subir perde percentagem como se não houvesse amanhã, em terreno plano, ou a descer não se passa nada.

Relembro também que desde o inicio que existem muitas teorias para a degradação da bateria dos Leaf.

- carregamentos as 100% e descarregamentos inferiores a 20%
- carregamentos rápidos
- depois de se ver que havia carros com usos muito dispares mas com degradação igual, começou aparecer a teoria do pé pesado para explicar o que não conseguem explicar de outra forma.

Na minha opinião o problema dos Leaf tem duas causas. Temperatura e anos de vida.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

civic
Mensagens: 1609
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por civic » 01 jul 2023, 15:28

Nonnus Escreveu:
01 jul 2023, 13:51


Acho que explicas-te muito bem. Também relembrar que o caixote é o mesmo do Leaf 24 e de 30 só que com 40kWh.

Essas teorias do pé pesado é para quem não consegue explicar de outra forma os problemas associados aos Leaf. O meu Leaf como eu já mostrei várias vezes neste DB não sofre de pé pesado no entanto aos 155000km tem duas células danificadas. O leaf do LuisG tem 200000km, mais carregamentos rápidos do que o meu, tem o mesmo Hx e apenas tem uma célula danificada. Mas ambos os carros tem o mesmo comportamento. A subir perde percentagem como se não houvesse amanhã, em terreno plano, ou a descer não se passa nada.

Relembro também que desde o inicio que existem muitas teorias para a degradação da bateria dos Leaf.

- carregamentos as 100% e descarregamentos inferiores a 20%
- carregamentos rápidos
- depois de se ver que havia carros com usos muito dispares mas com degradação igual, começou aparecer a teoria do pé pesado para explicar o que não conseguem explicar de outra forma.

Na minha opinião o problema dos Leaf tem duas causas. Temperatura e anos de vida.
Exatamente, só falta mesmo dizer que as celulas dos LEAF 40 e 60 nada têm a ver com as do LEAF 24 e 30 em termos de degradação, nestes ultimos elas aguentam muito mais nesse aspeto, o meu tem 140 000 kms e 5 anos sem perda notoria de autonomia, acho isso impossivel nos modelos mais antigos, não sei se nestes casos em que levam baterias novas se levam com celulas com a nova quimica.

De resto, compra-se o que se paga, se queremos um carro mais barato 10 000€, teremos que viver sem o arrefecimento das baterias e temos de lidar com isso, para contornar isso comprei um i4, mas o preço não é o mesmo... Como já disse várias vezes por aqui, quando deixar de existir o LEAF como o conhecemos o mercado vai ficar mais pobre, pois serve para muitos em que o arrefecimento não serve para nada, e o preço é bom para o carro que é, quando desaparecer vamos dar 40 000€ por um segmento C, é o que é.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1308
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por frankesousa » 06 jul 2023, 19:02

civic Escreveu:
01 jul 2023, 15:28
Exatamente, só falta mesmo dizer que as celulas dos LEAF 40 e 60 nada têm a ver com as do LEAF 24 e 30 em termos de degradação, nestes ultimos elas aguentam muito mais nesse aspeto, o meu tem 140 000 kms e 5 anos sem perda notoria de autonomia, acho isso impossivel nos modelos mais antigos, não sei se nestes casos em que levam baterias novas se levam com celulas com a nova quimica.

...
Assumindo:
Consumo 15kWh/100km
Leaf 30 com 26kWh uteis
leaf 40 com 36kWh uteis

O leaf 40 que falas com 140 mil km apenas utilizou 583 ciclos de carga
Um leaf 30, com esses ciclos de carga (aka uso/desgaste da bateria) apenas percorre 101 mil km
Já agora, num leaf 24 são apenas 85 mil km :-)

Tens de esperar pelo 7/8 anos para confirmar se o leaf 40 é mesmo "melhor" a aguentar ou se é apenas a bateria maior que faz o "milagre"
Última edição por frankesousa em 06 jul 2023, 19:04, editado 1 vez no total.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”