MRider Escreveu: ↑29 jun 2023, 16:12
A bateria do leaf 40 não está projectada para a potência que o carro debita.
Juntando a isto pessoas sem sensibilidade com médias de consumo nos 16 ou 17 kWh aos 100 e a conduzir como se fosse um veículo a combustão. Acelerar forte nas subidas ( vias expresso e vias rápidas) e descem também rapidamente com regeneração tipo carga rápida.
Está feito o cocktail para uma degradação acentuada.
Ps. Os carros que conheço foram comprados na região
O problema da bateria inchar não tem a ver com a potência directamente, tem a ver com a temperatura que as celulas atingem, elas incham devido aos gases formados pela alta temepratura, isso pode vir da forma como se utiliza, mesmo que andes a fazer arranques na potência limite podes ter baterias para muitos kms, desde que tenhas atenção à temperatura, as baterias incham por temperatura e não por velocidade de carga ou descarga. Nenhum EV atual tem bateria que chegue para potência, todos eles mais tarde ou mais cedo limitam-se devido à temperatura da bateria, claro que esta limitação está em patamares diferentes, mas esse teu primeiro paragrafo serve para qualquer EV. Ainda a semana passada o Bjorn testou o EV6 GT e viu essa limitação por diversas vezes e até é num carro plataforma 800V, vê lá...
O problema do LEAF 40 tem a ver com a forma como projetaram a bateria, mais propriamente as proteções da celulas, pois mesmo que as celulas inchem deviam ficar no interior das formas de metal, estas não são suficientemente fortes para aguentar a força do "inchamento" e deformam-se, o carro para quando esta chapa deformada entra em contacto com alguma celula, o carro para por falha de isolamento, já vi casos em que a reparação consistiu apenas em retirar o metal deformado e o carro continua a andar sem a dita chapa e sem qualquer problema.
A minha questão da Madeira é que para uso particular dificilmente usas o carro durante muito tempo seguido o que não entendo como, mesmo abusando, leves a temperatura a valores tão altos...Mas claro, mesmo em particulares existem muitas formas de utilizar um carro.
Eu no meu LEAF já com 140 000 kms, tem tido uma vida que tem sido tudo menos uma vida calma, 2 X por semana faz Viseu/Aveiro/Viseu, cerca de 210kms de seguida e até à data nada,...Mas faço atenção à temperatura, pois não é preciso andar nos facebooks para saber isso, alem do manual lembro-me bem que nos papeis da garantia vinha lá bem esplicito que o uso abusivo podia danificar a bateria, cada um intrepreta como quiser,...