DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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Filipe
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Filipe » 24 jul 2011, 20:01

Se te referes ás luzes de nevoeiro ( e de presença diùrna de 55W ) está tudo explicado na secção de luzes exteriores do manual
técnico do Leaf, conforme descrito acima. 8-)
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ruimegas
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por ruimegas » 24 jul 2011, 21:30

O nosso amigo pediu-me para colocar aqui a sua mensagem sobre este último assunto em discussão:

"Olá amigos, tenho acompanhado aqui no forum todas as vossas intervenções , acho-as todas muito oportunas e claro estou de acordo com todas. A proposito das lâmpadas de presença como tenho a "mania" das lampadas achei desde que fiz o teste drive no inicio do ano que era talvez a maior aberração do leaf, por isso assim que o tive e tive oportunidade tirei uma lampada para ver o que era "aquilo". Deparei-me com uma lampada quer não conhecia e até tirei fotografias,pois esta até tem o suporte incluido. Esqueci-me quando estava cá fora (desligada) de experimentar se o leaf dá alguma menssagem de lampada fundida ,pois se não tiver essa informação (o que eu duvido que não tenha) é muito facil com duas lampadas parti-las para aproveitar os suportes e em seu lugar por 2 leds. Eu mesmo que tenha o alarme de lampada fundida prefiro compensar a carga com duas resistências em paralelo com as lâmpadas (o consumo será o mesmo) mas pelo menos não me sinto "envergonhado" nos dias de hoje andar com um carro electrico que para sinalizar a sua presença tenham duas lampadas de incandescência."

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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 24 jul 2011, 23:02

No manual em Português tem a seguinte tabela de lâmpadas:

Imagem

já o manual de serviço americano tem uma tabela diferente:

Imagem

Cá são utilizadas duas lâmpadas diferentes para DRL (13W) e para nevoeiro (35W), lá utilizam a lâmpada de máximos para as duas funções (metade da luz para DRL e potência máxima quando é dada ordem de máximos). Na página 19 do manual EXL está explicado. Portanto cá felizmente só gastamos 26W no total, mas lá eles gastam 65W para as DRL!

No entanto 26W em algo que poderia gastar 5W e dar mais luz é desperdício de energia! Felizmente tenho tido muito trabalho e ainda não tive tempo para dedicar a este assunto, mas tenciono comprar uma lâmpada P13W para tentar adaptar o LED mais eficiente que conheço.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 24 jul 2011, 23:23

Ontem e hoje andei pelo Porto e arredores a procurar postos de carga. Dos 4 que vi só um está a funcionar!

Comecemos pelo que funciona. Trata-se do posto de carga da sede da EDP no Porto, junto à casa da música. Como estavam carros estacionados tive de colocar o meu LEAF a carregar em segunda fila. Os seguranças da EDP viram-me e vieram todos curiosos fazer perguntas sobre o carro. De eléctricos só conheciam o i-MIEV (e clones) e o Smart EV, que segundo eles a EDP tem alguns e ficaram muito impressionados com o LEAF. Constatei que lá não tinha placa de proibido estacionar excepto VE em carga, por isso se calhar os carros lá estacionados nem sequer estavam a transgredir. Enfim...

Depois de carregar 1,89kW.h (indicados pelo posto e pela aplicação Mobi.e para iphone, actualizada em tempo real) despedi-me e fui testar o posto de carga rápida da Caetano Power. Não funcionou! Passei o cartão, coloquei o PIN, encaixei o conector no carro e nada. Deu erro. Tentei várias vezes mas deu sempre erro. Há algum segredo ou será mesmo avaria do posto?

Fui então ao posto da Prio da zona industrial do Porto, a 500 m da Caetano Power. Também não funcionou! O posto de carga rápida estava desligado. O de carga lenta não identificou o cartão. Fui reclamar e a menina tentou resolver a situação mas estava para além dos seus conhecimentos (fui a primeira pessoa a ir lá tentar carregar o VE!). Pediu-me o contacto e disse-me que na segunda-feira seria contactado a esclarecer a situação. Cheguei a estar tentado em preencher o livro de reclamações, pois o posto estava cheio de publicidade ao Prio eZero e depois vai-se a ver e não funciona. Como ela foi muito atenciosa e prometeu uma resposta rápida decidi aguardar. Vamos ver...

Hoje resolvi ir a Gaia a um parque infantil com a minha filha junto à praia (já tinha ouvido dizer que havia um posto de carga por lá...). Tem um posto de carga logo no início da marginal e claro com carros CI estacionados. Também não tinha sinal de proibido estacionar excepto VE em carga e estava desligado.

Assim percebe-se que ainda não esteja lançada a fase comercial Mobi.e, está tudo muito verde ainda, pelo menos aqui no Norte. Espero que rapidamente resolvam estas situações pois investir em sistemas de carga e eles depois não funcionarem é dinheiro deitado ao lixo. Assim não vamos lá...
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Essiemme » 24 jul 2011, 23:34

...receio que, como a mobilidade eléctrica é (foi) uma bandeira do governo anterior, com este governo agora isto venha a ficar para segundo plano... perdendo-se assim a imagem de sermos uma referência mundial...

A ideia de reduzir a dependência energética para transportes individuais é, democraticamente, excelente... mas era preciso que as condições permitissem que a larga maioria de novos compradores de automóveis optassem pelos veículos, afinal e realmente, componentes de uma mobilidade inteligente.

É uma catástofre isto acabar assim...

:cry:
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 24 jul 2011, 23:44

Essiemme Escreveu:...receio que, como a mobilidade eléctrica é (foi) uma bandeira do governo anterior, com este governo agora isto venha a ficar para segundo plano... perdendo-se assim a imagem de sermos uma referência mundial...

A ideia de reduzir a dependência energética para transportes individuais é, democraticamente, excelente... mas era preciso que as condições permitissem que a larga maioria de novos compradores de automóveis optassem pelos veículos, afinal e realmente, componentes de uma mobilidade inteligente.

É uma catástofre isto acabar assim...

:cry:
Felizmente os VE podem ser carregados em casa e até agora não tive nenhuma necessidade de o fazer fora. Que eu saiba o sistema Mobi.e é formado por um consórcio de empresas privadas, e por isso o dinheiro lá investido tem de ser rentabilizado. Ou foram só à cata de subsídios e agora que a fonte secou vão abandonar o projecto?

Ainda não sabemos a política do actual governo sobre este assunto, até porque infelizmente tem havido muitos fogos para apagar. Vamos ver nos próximos meses como se desenvolve a questão. Esta inércia, aliás, já vem de trás, como a questão dos incentivos o prova!
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por ruimegas » 25 jul 2011, 10:08

Já vi que tens tido a sensação desagradável de chegar aos postos de carga e eles estarem desligado ou inoperacionais. Tenho pena que hajam tantos desactivados ai na área do Porto. Eu ainda ontem fui testar com a minha mulher os postos de Torres Vedras e... assim que vi um posto parei e, claro estava desligado, então começou o stress da minha mulher :(...de seguida lembrei-me de que devia de haver outro posto uma vez que a cidade tem dimensão e :)...junto à Câmara Municipal lá encontrei outro posto a funcionar ...UFA...e a vida ficou agradável outra vez dum momento para o outro.

Em resumo estas situações não fazem bem a quem sofra do coração. Eu sei que os postos estão em fase de testes e que os carregamentos ainda são gratuitos mas dá cá um stress ;)

Cumprimentos
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por victormcpinto » 25 jul 2011, 10:44

Na Caetano Power do Porto informaram-me que o posto de carregamento rápido aí existente nada tinha a ver com eles, mas sim com a Mobi.e.
Sendo assim, perguntei à Mobi.e se existiriam, além daquele, outros postos da sua responsabilidade, não assinalados no seu mapa nacional. A resposta:

Caro utilizador da rede.
Obrigado mais uma vez pelo contacto.

Os pontos de carregamento rápido em operação são os seguintes que estão no site mobie.pt, embora não ainda devidamente sinalizados.

A1 (direcção sul) - Estação de serviço Aveiras

39,12382041
-8,90786811
Área de Serviço da Auto-Estrada Da Costa Do Estoril
38,71329719
-9,285612479
A1 (direcção norte) - Estação de serviço Aveiras
39,12235292
-8,907744812
A1 (direcção norte) - Estação de serviço Pombal
40,01158247
-8,599913468
A1 (direcção sul) - Estação de serviço Pombal
40,015032
-8,60039875
Estamos a proceder a um update de informação no site neste momento que vai incluir vários pontos de carregamento normal instalados entretanto.

O ponto que refere não é mobie, ou seja não faz parte da rede de acesso público. É da propriedade desse concessionário e o seu acesso é conseguido mediante a sua autorização.

Estão previstos mais pontos de carregamento rápido por várias entidades mas neste momento não podemos avançar com informação sobre a sua localização.

Os melhores cumprimentos,
Sociedade Gestora de Operações da Rede de Mobilidade Eléctrica – SGORME

Isto não me parece uma uma resposta correcta porque, a título experimental, tinha cerca de 80% de carga, procedi nesse posto a identificação com o cartão Mobi.e e tudo correu normal.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 25 jul 2011, 11:06

No meu caso o posto identificou o cartão correctamente (neste caso as indicações do painel estavam em Inglês), e pediu para ligar a ficha do posto na tomada do LEAF e depois carregar numa tecla para inicar a carga. Eu coloquei a ficha no LEAF, tendo verificado se estava bem encaixada e presa e depois carreguei numa tecla para iniciar a carga. O display indicou que estava a iniciar a carga mas passados 5 segundos deu uma mensagem de erro de que não conseguia dialogar com o carro. De referir que o carro estava desligado. Repeti o processo algumas vezes antes de desistir. Haverá algum "truque" ou será avaria do posto / carro?
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjru

Mensagem por Lavorama » 25 jul 2011, 14:58

Há alguma indicação no equipamento quando o ponto de carragamento é Mobi.e, mas não pertence à rede pública? Compreendo que nesses casos a Mobi.e se desresponsabilize perante o utente final, mas era bom que este soubesse a quem pode exigir o correcto funcionamento do equipamento.

Seja como for, o que me preocupa mais é a ausência de informação em tempo real sobre o estado dos pontos da rede pública. É irónico, ao planear uma viagem, ter mais confiança numa tomada doméstica à qual se pode mas não deve ligar um adaptador DIY do que num ponto Mobi.e. Eu sei que a minudência de carros eléctricos a circular em Portugal tornam o investimento numa rede nacional de pontos de carregamento num potencial desastre financeiro. Mas não cuidar desse investimento é a forma mais segura de matar o projecto da mobilidade eléctrica. E daqui a uma década lá estamos nós a chorar com documentários sobre o aegundo desaparecimento do VE.

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