28 oC com condução experiente e sem pressa.mjr Escreveu:Palpites para a temperatura de chegada?

DIÁRIO DE BORDO - mjr
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 958
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
33 ºC (média dos 4 sensores).
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Não necessita de chegar aos 30ºC.
A menos que o percurso seja auto-estrada ou algo acidentado...
A menos que o percurso seja auto-estrada ou algo acidentado...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Digam-me: isso significa seis barras de temperatura?VETL Escreveu:Não necessita de chegar aos 30ºC.
A menos que o percurso seja auto-estrada ou algo acidentado...
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Vou nas calmas por Estradas Nacionais. A maior parte do aquecimento será por exposição a temperaturas externas altas e não por calor gerado na condução. Tempo total de umas 3 horas de exposição a mais de 30ºC. Neste momento estão 31ºC.
No meu Leaf as 6 barras de temperatura aparecem entre os 26 e 27ºC de temperatura média. Em Leafs novos, com menos degradação, será a temperaturas mais baixas, provavelmente nos 24-25ºC. Isto porque a velocidade de degradação diminui com o tempo e é necessário mais temperatura para atingir a mesma velocidade de degradação. Apesar de não dizer em lado nenhum, parece que os engenheiros da Nissan implementaram as barras como indicadoras de velocidade de degradação e não como indicadoras absolutas de temperatura.

No meu Leaf as 6 barras de temperatura aparecem entre os 26 e 27ºC de temperatura média. Em Leafs novos, com menos degradação, será a temperaturas mais baixas, provavelmente nos 24-25ºC. Isto porque a velocidade de degradação diminui com o tempo e é necessário mais temperatura para atingir a mesma velocidade de degradação. Apesar de não dizer em lado nenhum, parece que os engenheiros da Nissan implementaram as barras como indicadoras de velocidade de degradação e não como indicadoras absolutas de temperatura.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Tens certeza? Onde viste isso?mjr Escreveu:Em Leafs novos, com menos degradação, será a temperaturas mais baixas, provavelmente nos 24-25ºC.

Isto quer dizer o quê então? Que para além de indicarem temperatura, servem para nos avisar que a degradação está a aumentar? Mas isso é óbvio com o que agora sabemos: Temp=maior degradaçãoIsto porque a velocidade de degradação diminui com o tempo e é necessário mais temperatura para atingir a mesma velocidade de degradação. Apesar de não dizer em lado nenhum, parece que os engenheiros da Nissan implementaram as barras como indicadoras de velocidade de degradação e não como indicadoras absolutas de temperatura.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Sempre que me aparecem seis barras começo a preocupar-me. Ontem à noite, depois de 90 kms junto ao Douro, lá saltaram para as seis. Hoje de manhã, com o fresco da madrugada, voltaram para as cinco barras...Orlando Escreveu:Tens certeza? Onde viste isso?mjr Escreveu:Em Leafs novos, com menos degradação, será a temperaturas mais baixas, provavelmente nos 24-25ºC.
Isto quer dizer o quê então? Que para além de indicarem temperatura, servem para nos avisar que a degradação está a aumentar? Mas isso é óbvio com o que agora sabemos: Temp=maior degradaçãoIsto porque a velocidade de degradação diminui com o tempo e é necessário mais temperatura para atingir a mesma velocidade de degradação. Apesar de não dizer em lado nenhum, parece que os engenheiros da Nissan implementaram as barras como indicadoras de velocidade de degradação e não como indicadoras absolutas de temperatura.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
No manual de serviço é isso que indica, embora não explicite que em carros novos o threshold é menor. Mas já deu para ver isso no meu. O ano passado as seis barras apareciam antes dos 26ºC e agora aparecem perto dos 27ºC.
Que as barras indicam que a degradação aumenta com a temperatura é óbvio, a questão é que elas parecem indicar a velocidade da degradação. Ou seja, antes para ter a velocidade de degradação de 6 barras era necessário ter mais de 25ºC, mas com a bateria a 20% de degradação já são necessários 27ºC para essa velocidade de degradação.
A facilidade com que este Inverno chegava às 4 barras de temperatura também indica isso. No primeiro ano nunca as vi!
Que as barras indicam que a degradação aumenta com a temperatura é óbvio, a questão é que elas parecem indicar a velocidade da degradação. Ou seja, antes para ter a velocidade de degradação de 6 barras era necessário ter mais de 25ºC, mas com a bateria a 20% de degradação já são necessários 27ºC para essa velocidade de degradação.
A facilidade com que este Inverno chegava às 4 barras de temperatura também indica isso. No primeiro ano nunca as vi!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Muito interessante, porque no azul do céu tinha que passar dos 25.º....
E nunca viste 4 barras no 1.º ano, mas o mrr já as viu....artificialmente claro....não será porque agora deixas o carro cá fora?
E nunca viste 4 barras no 1.º ano, mas o mrr já as viu....artificialmente claro....não será porque agora deixas o carro cá fora?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
É verdade que antes ficava sempre na garagem de noite, a 13ºC no Inverno. Mas houve dias em que ficou fora de casa com temperaturas ambiente abaixo dos 10ºC e nunca aconteceu. O mrr viu as 4 barras com que temperatura do pack?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt