Sim, já vi varias vezes 4 barras, mas claro que foi com mimos feitos ao pack, Mas foram poucas, umas 5 vezes +/-, seis barras também só vi uma vez.mjr Escreveu:É verdade que antes ficava sempre na garagem de noite, a 13ºC no Inverno. Mas houve dias em que ficou fora de casa com temperaturas ambiente abaixo dos 10ºC e nunca aconteceu. O mrr viu as 4 barras com que temperatura do pack?

DIÁRIO DE BORDO - mjr
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 677
- Registado: 14 fev 2014, 21:32
- Data de fabrico: 20 jun 2013
- Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Sair de um carro com AC e achar que a garagem estava fria quer dizer que de facto estava bem abaixo dos 20ºC. Interessante.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Hoje quem se está a degradar ao Sol sou eu
O Leaf está a carregar calmamente (6A) na minha garagem (19C) com eletrões movidos pelo Sol.

O Leaf está a carregar calmamente (6A) na minha garagem (19C) com eletrões movidos pelo Sol.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 958
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Para estas situações o recomendado é o factor 50mjr Escreveu:Hoje quem se está a degradar ao Sol sou eu![]()

Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Mjr, e essas experiencias com cargas a 6A? Supostamente seria indiferente para o pack a 6, 10, 16 ou 32A?
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3493
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Nos de 2ª geração é, que têm o carregador à frente, nos de 1ª o carregador está atrás e vêm tubos com água quente para o radiador à frente para arrefecer o carregador que passam por cima da bateria.Apr Escreveu:Mjr, e essas experiencias com cargas a 6A? Supostamente seria indiferente para o pack a 6, 10, 16 ou 32A?
Mas a maior razão é que 6A é que os painéis solares dele dão e carrega "direto" dos painéis para o Leaf sem consumir da rede.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
É precisamente como o RJSC explicou
Entretanto tenho carregado à semana no escritório também a 6A, para provocar menos aquecimento uma vez que tenho 9 horas disponíveis durante a dia para carregar. Nos últimos dias fiz uma experiência interessante...
Antes quando ligava o AC de modo ao frio sair pelo pack, o arrefecimento não era muito elevado. No entanto quando faço o mesmo com o carro a carregar a 6A já consigo um arrefecimento mais interessante. Por exemplo, hoje carreguei a 6A desde as 9:00 até às 13:30. às 13:30 tinha sensivelmente a mesma temperatura que tinha de manhã. Liguei então o AC das 13:30 até à 18:30, continuando a carga até às 18:30. Além de ainda sobrar energia para carregar o carro (cerca de metade), o arrefecimento do pack foi significativo. Dos 24C às 13:30, passou para 20.5C às 18:30. Isto sem qualquer tubagem direta para a bateria. Não é Malmonástico (o hardware não o permite...), mas não é nada mau.
Quando é feito o mesmo, mas a 16A de corrente de carga, o efeito não é tão pronunciado pois nesse caso a energia a circular por cima do pack no circuito de refrigeração do carregador contrabalança o efeito de arrefecimento do AC.

Entretanto tenho carregado à semana no escritório também a 6A, para provocar menos aquecimento uma vez que tenho 9 horas disponíveis durante a dia para carregar. Nos últimos dias fiz uma experiência interessante...
Antes quando ligava o AC de modo ao frio sair pelo pack, o arrefecimento não era muito elevado. No entanto quando faço o mesmo com o carro a carregar a 6A já consigo um arrefecimento mais interessante. Por exemplo, hoje carreguei a 6A desde as 9:00 até às 13:30. às 13:30 tinha sensivelmente a mesma temperatura que tinha de manhã. Liguei então o AC das 13:30 até à 18:30, continuando a carga até às 18:30. Além de ainda sobrar energia para carregar o carro (cerca de metade), o arrefecimento do pack foi significativo. Dos 24C às 13:30, passou para 20.5C às 18:30. Isto sem qualquer tubagem direta para a bateria. Não é Malmonástico (o hardware não o permite...), mas não é nada mau.
Quando é feito o mesmo, mas a 16A de corrente de carga, o efeito não é tão pronunciado pois nesse caso a energia a circular por cima do pack no circuito de refrigeração do carregador contrabalança o efeito de arrefecimento do AC.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
E como é que o A/C está tanto tempo a fazer frio? Eu só consigo durante alguns minutos!
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Quando esta a carregar basta colocar o carro em READY e ligar o AC. Fica sempre ligado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Pois fica... Mas só faz frio a sério durante algum tempo. Depois só circula ar... 

=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt