DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Essiemme » 18 jun 2014, 09:09

E pode carregar e ter o AC ligado ao mesmo tempo ?!?!? :shock:

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 18 jun 2014, 09:10

No meu faz sempre frio... Tens a temperatura a 16C?

Para o AC funcionar é fundamental que o contactor da bateria esteja atracado, pelo que tem de estar ou a carregar, ou em Ready to Drive ou com o comando remoto de climatização. Este último só funciona durante meia hora.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 18 jun 2014, 09:12

Essiemme Escreveu:E pode carregar e ter o AC ligado ao mesmo tempo ?!?!? :shock:

sm
:geek:
Sim. Tanto para frio como para calor. Em modo calor é possível que em termos líquidos descarregue a bateria.

No meu caso, a 6A de carga, após o pico inicial mais ou menos metade da energia vai para o AC e o resto para carregar a bateria.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Essiemme » 18 jun 2014, 09:29

mjr Escreveu:
Essiemme Escreveu:E pode carregar e ter o AC ligado ao mesmo tempo ?!?!? :shock:

sm
:geek:
Sim. Tanto para frio como para calor. Em modo calor é possível que em termos líquidos descarregue a bateria.

No meu caso, a 6A de carga, após o pico inicial mais ou menos metade da energia vai para o AC e o resto para carregar a bateria.
Então para que serve aquela parametrização, nos temporizadores, de prioridade entre carregamento e clima ?

sm
:?
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 18 jun 2014, 09:58

Isso é para fazer o pré condicionamento do pack. Imagina que queres sair às 8:00 da manhã e programaste o pré-condicionamento do habitáculo entre a 7:00 e as 8:00. Se nessa altura a carga ainda não estiver completa ele dará prioridade aquela que selecionares.

Isto que eu fiz não tem nada a ver com isso. É necessário por o carro a carregar e depois carregar duas vezes no botão de start até ele ficar em Ready. Depois basta ligar o AC e ele funciona enquanto o carro estiver a carregar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Essiemme » 18 jun 2014, 10:06

Esclarecido!

Obrigado.

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por VETL » 18 jun 2014, 10:07

Tenho que ver onde são os sensores de temperatura do habitáculo e tentar que não vá frio para lá.
Pode ser que assim o gajo faça sempre frio...

Será por causa disso que passado pouco tempo só ventila?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por victormcpinto » 18 jun 2014, 10:38

Boa. Está a nascer outro planeta :D :D
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Malm » 18 jun 2014, 11:49

No que se refere à ciência da planetologia, a estória da patinho feio concretizou-se realmente. Nesse aspeto, agora, todos gostariam de ter as capacidades do Malm e do seu i-MIEV. Para já estão a léguas. A garantia obriga-vos a deixar andar, eu dar-me-ia muito mal com isso.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 18 jun 2014, 12:07

Não percebi a questão da garantia obriga a deixar andar...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”