DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por ruimegas » 25 jul 2011, 18:32

mjr Escreveu:No meu caso o posto identificou o cartão correctamente (neste caso as indicações do painel estavam em Inglês), e pediu para ligar a ficha do posto na tomada do LEAF e depois carregar numa tecla para inicar a carga. Eu coloquei a ficha no LEAF, tendo verificado se estava bem encaixada e presa e depois carreguei numa tecla para iniciar a carga. O display indicou que estava a iniciar a carga mas passados 5 segundos deu uma mensagem de erro de que não conseguia dialogar com o carro. De referir que o carro estava desligado. Repeti o processo algumas vezes antes de desistir. Haverá algum "truque" ou será avaria do posto / carro?

Esses são os sintomas que o posto de carga rápida da Caetano Power do Estádio da Luz apresentava...só ficou resolvido quando os técnicos da Efacec ai do Norte vieram várias vezes a reparar o aparelho :( . Felizmente agora tem estado bom :) . Já o da GALP da A5 da AE Lisboa-Cascais está avariado à quase um mês.
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjru

Mensagem por ruimegas » 25 jul 2011, 18:34

Lavorama Escreveu:Há alguma indicação no equipamento quando o ponto de carragamento é Mobi.e, mas não pertence à rede pública? Compreendo que nesses casos a Mobi.e se desresponsabilize perante o utente final, mas era bom que este soubesse a quem pode exigir o correcto funcionamento do equipamento.

Seja como for, o que me preocupa mais é a ausência de informação em tempo real sobre o estado dos pontos da rede pública. É irónico, ao planear uma viagem, ter mais confiança numa tomada doméstica à qual se pode mas não deve ligar um adaptador DIY do que num ponto Mobi.e. Eu sei que a minudência de carros eléctricos a circular em Portugal tornam o investimento numa rede nacional de pontos de carregamento num potencial desastre financeiro. Mas não cuidar desse investimento é a forma mais segura de matar o projecto da mobilidade eléctrica. E daqui a uma década lá estamos nós a chorar com documentários sobre o aegundo desaparecimento do VE.
Calma Lavorama, pensamento positivo...nós estamos aqui a puxar pelos VE's não estamos ;)...havemos de levar por diante esta transição do paradigma da mobilidade humana para a frente e com sucesso ;)
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 30 jul 2011, 21:45

Aqui vão os valores de carga até 100% para os vários níveis de bateria fraca que obti recentemente:

Desde Turtle mode (0% de bateria): 25,12 kW.h
Desde aviso de bateria muito baixa: 22,61 kw.h
Desde aviso de bateria baixa: 20,15 kW.h

Os valores obtidos com os dois avisos de bateria fraca foram realizados colocando o carro a carregar logo após o aviso. Isto foi possível pois quando o aviso estava eminente estava a circular no quarteirão e minha casa e não fiz mais do que 500 metros entre o aviso e o ponto de carga e isto a velocidade baixa para minimizar o consumo após a emissão do aviso.

Assim dá para perceber que a carga restante logo após o aviso de bateria muito baixa é de 2,5 kW,h ou 10% da carga total. Já após o aviso de bateria baixa ainda restam 5 kW.h ou 20% da carga da bateria. Atenção que os valores em kW.h são a partir da rede e não da bateria, mas o importante aqui penso serem os valores percentuais. Irei tentar fazer medições para outros valores de estado da bateria (1 barra, 2 barras, etc).

Analisando estes dados dá para perceber que a Nissan colocou uma parte substancial da carga na "reserva", isto para evitar ao máximo que alguém fique sem carga total.

Entretanto já vou em 2048 km / 425kW.h / 34 € 8-)
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por ruimegas » 31 jul 2011, 20:00

mjr Escreveu:Aqui vão os valores de carga até 100% para os vários níveis de bateria fraca que obti recentemente:

Desde Turtle mode (0% de bateria): 25,12 kW.h
Desde aviso de bateria muito baixa: 22,61 kw.h
Desde aviso de bateria baixa: 20,15 kW.h

Os valores obtidos com os dois avisos de bateria fraca foram realizados colocando o carro a carregar logo após o aviso. Isto foi possível pois quando o aviso estava eminente estava a circular no quarteirão e minha casa e não fiz mais do que 500 metros entre o aviso e o ponto de carga e isto a velocidade baixa para minimizar o consumo após a emissão do aviso.

Assim dá para perceber que a carga restante logo após o aviso de bateria muito baixa é de 2,5 kW,h ou 10% da carga total. Já após o aviso de bateria baixa ainda restam 5 kW.h ou 20% da carga da bateria. Atenção que os valores em kW.h são a partir da rede e não da bateria, mas o importante aqui penso serem os valores percentuais. Irei tentar fazer medições para outros valores de estado da bateria (1 barra, 2 barras, etc).

Analisando estes dados dá para perceber que a Nissan colocou uma parte substancial da carga na "reserva", isto para evitar ao máximo que alguém fique sem carga total.

Entretanto já vou em 2048 km / 425kW.h / 34 € 8-)
Obrigado por essas dicas que considero tão importantes para quando estivermos nas "lonas" :lol: :lol:

2048 kms...andas a forçar a kilometragem ;) :D :lol: :lol:

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 01 ago 2011, 19:36

Este Domingo fui a Guimarães testar o único ponto de carga que, segundo informações da CMG, estaria a funcionar:

Imagem

O meu carro não aparece no posto porque, como já devem adivinhar, o posto não estava a funcionar. Quando cheguei ao local, junto à Câmara Municipal, deparei-me com o posto bloqueado com cones e uma corrente a impedir o acesso à estrada pois o trânsito é apenas permitido a moradores nesta zona. Pedi então aos seguranças do parque da câmara, que fica mesmo ao lado, para me deixarem passar a corrente e carregar o carro. Depois de alguma incredulidade deles, a confirmar que o meu carro era mesmo eléctrico (só conheciam os pequeninos...) e que tinha o cartão Mobi.e, lá me deixaram entrar para carregar o carro. O posto aparentemente está a funcionar, tendo detectado o cartão e pedido o PIN. O problema é que quando selecciono o posto de carga (1 ou 2 neste caso) ele indica posto indisponível. Já aconteceu isto a alguém? Curiosamente disseram que dois dias antes tinham estado lá a carregar os VE da câmara (penso serem i-Mievs ou clones).

Para não me deixarem sem alimentar o carro, ligaram para o Engenheiro responsável da câmara, que indicou que eu poderia carregar dentro do parque da câmara numa tomada onde já carregaram os VE da câmara. Felizmente tinha trazido o adaptador CEE-Schuko que funcionou na perfeição para 1,5 horas de carga, enquanto visitava o castelo com a família.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por ruimegas » 01 ago 2011, 19:46

Infelizmente a mim essa situação de com a mensagem de posto indisponível já me aconteceu várias vezes em Évora...felizmente existe mais do que um na zona.

Este pessoal da Mobi-E tem de manter estes postos operacionais ou pelo menos manter muito actualizados o estado dos mesmos no site deles (incluindo o aplicação para o Iphone e Android claro) senão a confiança do pessoal vai por "água abaixo" :( e o stress vai aumentar, infelizmente e desnecessariamente
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Seal
Mensagens: 853
Registado: 06 jan 2011, 00:40

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Seal » 01 ago 2011, 20:20

A mim aconteceu-me nos Jardins do Casino.

Coloquei o código várias vezes e só à 4x é que deu. Dava sempre código inválido.

Ainda por cima estava a filmar a Mónica na partida para a sua volta a Portugal. Estava a demonstrar como carregar a moto no posto.

Estava a ver que era um fiasco, só à 4ª vez...
"De que vale conquistar o mundo se nos perdermos pelo caminho"

Montada: Energica Ego / Brammo Empulse R / Scutum / Vectrix / Predator

Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por batalha » 01 ago 2011, 20:28

Ao que parece estas situações tendem a aumentar :(
Se querem um sistema inovador e exportável terão de rever a situação.
:idea: que tal... Implemetar um sistema que em caso de avaria, deixe as portas abertas com corrente directa? Tipo semáforo, que em caso de irregularidade fica intermitente e não vermelho?
Ó meus amigos já bastava a preocupação de saber quantos Km's faltam para o próximo posto... kz, kz...
Qualquer dia, ainda temos que chegar lá e fornecer corrente ao quarteirão...

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3044
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Filipe » 02 ago 2011, 03:00

Ò Seal, parece que o problema do posto do Estoril é de VISÃO OFUSCADA, porque últimamente têm dado á Costa muitas SUECAS. :mrgreen:
Será que elas já descobriram tambem o Berço da Nacionalidade ;:?: Cuidado mjr ;)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

JAbrizida
Proprietário Leaf
Mensagens: 212
Registado: 03 mar 2011, 16:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por JAbrizida » 02 ago 2011, 19:01

Para além das amarelas ( suecas) a visão normalmente também é ofuscada pelo Sol. Os postos de carregamento estão, em regra, expostos ao Sol e por vezes não consigo ver patavina. Mais uma situação a resolver pela MOBIE.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”