DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por VETL » 27 fev 2015, 22:23

mjr Escreveu:E lá se foi a 10ª barra:
11ª
:mrgreen:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 27 fev 2015, 22:30

VETL Escreveu:
mjr Escreveu:E lá se foi a 10ª barra:
11ª
:mrgreen:
Ansiedade! 8-) Já corrigi.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 02 mar 2015, 12:29

A foto da praxe:

Imagem
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 02 mar 2015, 13:09

Fiz hoje uma carga de 0% a 100% para medir a capacidade do pack.

Início com 320V, 5,1% de SOC:

Imagem

Fim com 393,9V, 96,2% de SOC (acho que nunca vi tão alto!):

Imagem

E a energia gasta foi 19,64kW.h. Comparando com a última carga de 0 a 100% em 2014-08-11 que foi de 19.55kW.h, consegui meter mais 0.09kW.h...

...
...
...

...wait a minute, MAIS 0.09kW.h?? Mas, mas, e a barra a menos??

O segredo está no melhor equílibrio do pack. Em Agosto comecei a carga com 327V de tensão no pack, mas desta vez só tinha 320V, fruto de um melhor equílibro do pack. Como referência, para um pack completamente equilibrado por baixo a tensão total deve andar por volta dos 290V (todas as células perto dos 3V). Ainda há alguma margem, mas pouca. O meu objetivo é tentar descarregar as células 1 e 3 mais um pouco (estão claramente acima das outras no primeiro screenshot), mas não é fácil colocar a bateria num estado em que só essas células sejam descarregadas.

A bem da verdade em Agosto de 2014 entraram 19.55kW.h e depois mais 0,37kW.h numa segunda carga. Desta vez entraram 19,64kW.h mais 0,14kW.h na segunda carga. Isto dá 19,92kW.h em Agosto vs 19,78 hoje, ou seja menos 0,14kW.h. Mas é notável que 10k km depois e mais de 6 meses depois a capacidade útil esteja na mesma.

Agora que o pack está praticamente equilibrado já devo começar a notar a degradação na realidade, pois o efeito de recuperação de energia útil tende a desaparecer e a ser suplantado pela degradação da totalidade do pack.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3493
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por RJSC » 02 mar 2015, 13:57

Não acompanho o fórum americano, mas será que alguém descobriu os comando CAN para forçar o balanceamento de uma célula?
Era uma grande mais valia para fazer o pessoal dar o dinheiro pelo Leaf Spy Pro.

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por victormcpinto » 02 mar 2015, 14:17

As "impressionantes" 282 cargas rápidas corresponderão, em grande percentagem, a cargas de 10/15 min apenas, certo?
É que as minhas antigas 38 CR eram, maioritariamente, até "encher". A última, já foi de 15/20 minutos.
A versão do Leaf Spy Pro não está muito desactualizada?
Como o nosso carro é da mesma fornada, vou tentar levar o meu até aos 5% de Soc e fazer um exercício semelhante.
Postarei os resultados.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1290
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mafgod » 02 mar 2015, 14:29

@mjr,

e ficaste com quantos GIDs desta vez?
Tens registo da outra?

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por VETL » 02 mar 2015, 14:29

victormcpinto Escreveu:As "impressionantes" 282 cargas rápidas corresponderão, em grande percentagem, a cargas de 10/15 min apenas, certo?
É que as minhas antigas 38 CR eram, maioritariamente, até "encher". A última, já foi de 15/20 minutos.
A versão do Leaf Spy Pro não está muito desactualizada?
Como o nosso carro é da mesma fornada, vou tentar levar o meu até aos 5% de Soc e fazer um exercício semelhante.
Postarei os resultados.
Esqueça os 5% de Soc.
Olhe é para os 3,0x de tensão na célula mais fraca (tartaruga quase de certeza)...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 02 mar 2015, 14:46

Mais de metade das cargas rápidas são de 5-10 minutos, muito poucas serão até aos 80% e ainda menos até "encher".

Era espetacular dar para forçar o descarregar de células específicas e desativar o modo automático.

É provável que a versão do LS esteja desatualizada, raramente sai do carro o Android... acabei de atualizar para a 0.35.59.

223 gids em Agosto, 221 hoje.

Nesta medição descarreguei, tal como da última em Agosto, até o carro abrir o contactor da bateria. CC no máximo na garagem a puxar uns 4-5kW quando a células mais fraca estava por volta de 3,2V (não arrisco ficar apeado). A tartaruga apareceu pelos 3,0V e abriu o contactor com 2,8V na célula mais fraca, mas depois recuperou até aos 3,0xV sem carga após uma hora. O SOC não é obviamente o da célula mais fraca, mas provavelmente um valor médio baseado na tensão total do pack.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Orlando » 02 mar 2015, 15:03

Realmente o equilíbrio é notável.
Fazes algo em especial?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”