DIÁRIO DE BORDO - mike

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3087
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por Filipe » 31 out 2011, 09:58

O meu neto João, por enquanto entretem-se na descoberta das funções do Carwings e tudo o que sejam botões que tenham feedback musical ou não. :D
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3087
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por Filipe » 31 out 2011, 10:03

É o relógio do meu computador ou o do Forum que estão desfazados :?: :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por mikexilva » 10 nov 2011, 00:34

Ontem surgiu uma situação engraçada.. chegámos à garagem no LEAF e eu disse "vou ligar à carga", e ela disse, "não eu é que vou ligar à carga!", e eu insisti: "eu é que vou meter a carregar", mas depois distraí-me, abri a tampa e ela já lá estava pronta com a ficha para ligar à carga.. :)

Isto com a gasolina era o contrário, "vai la tu meter gasolina sff..." e apesar de tudo ainda temos um carro a gasolina, mas realmente é uma chatice cada vez que chego à reserva ando sempre a tentar adiar meter gasolina até à última (para não fazer desvios e para não me atrasar mais ao ir ou vir do emprego), e acabo por ter muito mais "range anxiety" que no LEAF alguma vez tive :P

Mas se a 2 já é esta guerra para ligar o LEAF à carga, nem quero imagina quando o pequeno quiser ser ele a meter à carga :P

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por mjr » 10 nov 2011, 00:40

Em minha casa são os dois pequenotes que querem sempre pôr a carregar. Até o mais novo de 22 meses já consegue pôr a carregar!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por mikexilva » 22 nov 2011, 23:02

Bom, hoje tivemos azar e sorte....
O azar de fazer um rasgo no pneu (entalado numa quina do passeio) segundo a minha mulher parou para deixar passar um peão, e quando arrancou a curvar ainda tocou ligeiramente com a roda de traz no passeio, mas deve ter sido de raspão e rompeu o pneu de lado (mal empregado com 1645km...).
No fim teve a sorte de quando parou (porque se apercebeu de qualquer coisa estranha) estar a 50metros de uma casa de pneus.

Agora vamos lá ver se aranjam um pneu destes, pois segundo o sr este modelo ainda não vem no catalgo da Bridgestone e ficou de nos dizer se arranjam e qual vai ser o preço amanhã...

jfreire
Proprietário Leaf
Mensagens: 234
Registado: 02 ago 2011, 23:46
Data de fabrico: 0- 4-2018
Capacidade bateria: 115 Ah - 12 Barras
Localização: Torres Vedras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por jfreire » 22 nov 2011, 23:24

mikexilva Escreveu:Bom, hoje tivemos azar e sorte....
O azar de fazer um rasgo no pneu (entalado numa quina do passeio) segundo a minha mulher parou para deixar passar um peão, e quando arrancou a curvar ainda tocou ligeiramente com a roda de traz no passeio, mas deve ter sido de raspão e rompeu o pneu de lado (mal empregado com 1645km...).
No fim teve a sorte de quando parou (porque se apercebeu de qualquer coisa estranha) estar a 50metros de uma casa de pneus.

Agora vamos lá ver se aranjam um pneu destes, pois segundo o sr este modelo ainda não vem no catalgo da Bridgestone e ficou de nos dizer se arranjam e qual vai ser o preço amanhã...
O sensor de pressão dentro do pneu funcionou?

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por mikexilva » 22 nov 2011, 23:45

jfreire Escreveu:
mikexilva Escreveu:Bom, hoje tivemos azar e sorte....
O azar de fazer um rasgo no pneu (entalado numa quina do passeio) segundo a minha mulher parou para deixar passar um peão, e quando arrancou a curvar ainda tocou ligeiramente com a roda de traz no passeio, mas deve ter sido de raspão e rompeu o pneu de lado (mal empregado com 1645km...).
No fim teve a sorte de quando parou (porque se apercebeu de qualquer coisa estranha) estar a 50metros de uma casa de pneus.

Agora vamos lá ver se aranjam um pneu destes, pois segundo o sr este modelo ainda não vem no catalgo da Bridgestone e ficou de nos dizer se arranjam e qual vai ser o preço amanhã...
O sensor de pressão dentro do pneu funcionou?
:) eu também achei estranho não ter avisado, mas depois em conversa com o RuiMegas fiquei a saber que estes sensores só existem na versão Amercana do LEAF :(
Pelo menos dava para ver remotamente quando é que o Sr da oficina já meteu ar no pneu...

logo agora que eu que estava a pensar usar os sensores de pressão do LEAF para fazer de barómetro e aceder pelo telemóvel para mostrar a previsão meteorológica... (pelo menos enquanto não chega o meu Galaxy Nexus que já tem barómetro ;)

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por mikexilva » 23 nov 2011, 16:56

Bom aparentemente o pneu custa 118,90eur (já com a montagem) e havia em stock cá em PT... (de manhã)
... mas de tarde chegou o pneu (ECOPIA150 made in Spain) e afinal apesar de ambos serem o ECOPIA150 e com as mesmas caracteristicas, o piso não é igual ao pneu de origem :( contactaram a Bridgestone que perguntou a marca, modelo e data de fabrico do carro e disse que este pneu nem em Espanha, para ser igualzinho tem que vir da Holanda e demora cerca de 2 semanas, mas fica pelo mesmo valor.

Entretanto o Sr diz que me desenrasca um pneu parecido em 2a mão para andar estas 2 semanas enquanto não chega o outro, e esperemos que esta aventura fique por aqui...

Já tinha reparado que os pneus do LEAF ficam um pouco mais saídos que a jante, o que é bom para não raspar com a jante nos passeios, mas como o carro é mais pesado que o normal (pelo menos atrás deve ser mais pesado que os outros), nesta situação de raspar com a roda num canto do passeio deve fazer efeito de tesoura entre a jante e o passeio... isto está bom é para o pai natal que não precisa de pneus nos trenós, muito menos mudanças de óleo... venha lá um pneu para o sapatinho :P

PS: ainda perguntei se não era possivel remendar aquele rasgo por dentro, pois nem me parecia ser assim tão grande, mas o Sr diz que se fosse mais pequeno podia dar, mas assim não é seguro...

Se alguem precisar, a garagem tem este site:
http://www.pneuspocobispo.com

ainda perguntei se costumar fazer stock, mas ele diz que neste caso não vão fazer, pois é um pneu com pouca saída..

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por mjr » 23 nov 2011, 17:33

Pois... Felizmente a medida 205/55R16 é bastante comum. Resta esperar que não aconteçam azares como o teu e mudar para pneus mais correntes (sejam de baixa resistência ou não).

Para evitar ao máximo o rasgar dos pneus a pressão deve ser controlada ou até estar um pouco acima do indicado. Pressão baixa nos pneus torna-os vulneráveis.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3494
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por RJSC » 23 nov 2011, 20:00

Também há pneus de baixa resistência de rolamento de outras marcas, vai ser uma questão de ver preços depois.
Pena que parece ainda não haver quem tenha metido pneus com preços mais acessíveis no Leaf, e reporte a perda de autonomia.
Assim fica caro ter um VE, não se gasta em correias, filtros e óleos, mas a mais de 119€ o pneu, pode dar no mesmo.
Parece que os pneus 205/55R16 começam em 60€...

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”