DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Apr » 08 set 2015, 21:42

Bons 10 minutos de conversa! Abraço!

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 08 set 2015, 22:40

:D :D Sempre a correr! Abraço!

Cheguei a casa pelas 9:10, com o aviso de bateria muito fraca acabadinho de aparecer. Mais 260km no papo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Apr » 09 set 2015, 19:40

Foi sempre A1 ou A1 + A29?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 09 set 2015, 23:51

Sempre A1 e depois pela ponte da Arrábida.

As cargas rápidas não carregam até ao mesmo nível de carga que uma carga normal, daí ter chegado com menos carga. Quando começou a descida de Gaia aumentei a velocidade para 100-120km/h e também me pareceu que estava a substimar o SOC, algo que é normal quando faço cargas rápidas.

Fiquei com boa impressão da Ferreira e Morais, muito simpáticos ao telefone e até estive a carregar após a hora que tinham dito (19:00) sem problemas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 24 set 2015, 11:00

Ontem o meu carro ficou ao Sol desde as 14:30 até às 17:30. Vindo da AE chegou com 26.7C (a temperatura estava a subir ainda devido à AE). Quando cheguei estava com 27,5C. Como seria de esperar o habitáculo estava muito quente, mas a bateria estava sensivelmente à mesma temperatura que estaria caso estivesse à sombra, pois estavam 24C de temperatura ambiente. Continuo a achar que o efeito do Sol na temperatura da bateria é muito relativo e a cor do carro ainda menos importante.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por ICEM4N » 24 set 2015, 11:53

mjr Escreveu:Ontem o meu carro ficou ao Sol desde as 14:30 até às 17:30. Vindo da AE chegou com 26.7C (a temperatura estava a subir ainda devido à AE). Quando cheguei estava com 27,5C. Como seria de esperar o habitáculo estava muito quente, mas a bateria estava sensivelmente à mesma temperatura que estaria caso estivesse à sombra, pois estavam 24C de temperatura ambiente. Continuo a achar que o efeito do Sol na temperatura da bateria é muito relativo e a cor do carro ainda menos importante.
Ha dias notei o mesmo, o carro estava a tostar por dentro apos umas valentes horas ao sol, tinha feito poucos km e o pack estava a 23º, a temperatura ambiente pelos 20º
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Orlando » 24 set 2015, 13:07

Mesmo ao sol, o facto do chão ter estado à sombra pode fazer a diferença
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 24 set 2015, 13:48

A bateria está muito bem isolada termicamente do habitáculo, senão ao fazer uma série de cargas rápidas a bateria chegava aos 50C e o chão do carro queimava! Nos CI é igual, o tubo de escape atinge temperaturas de centenas de graus mas não se sente no interior do carro.

Para mim o Sol tem o máximo efeito na ausência de vento ao estacionar o carro sobre asfalto a 60C ou mais.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mikexilva » 24 set 2015, 13:56

Bem podiam ter coberto o tejadilho todo do carro com paineis solares ligados a uns peltiers para arrefecer as baterias como nas geleiras 12v para carro com a parte quente/dissipador virado para baixo.
Depois o habitáculo podia ter apenas uma ventoinha a renovar o ar uns minutos antes do dono chegar.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3087
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Filipe » 24 set 2015, 22:58

Melhor ainda Mike, transportar um buurraaco negro no tejadilho, diz-se que na sua sombra até se enreggeela. :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”