
DIÁRIO DE BORDO - mjr
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Bons 10 minutos de conversa! Abraço!
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr


Cheguei a casa pelas 9:10, com o aviso de bateria muito fraca acabadinho de aparecer. Mais 260km no papo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Foi sempre A1 ou A1 + A29?
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Sempre A1 e depois pela ponte da Arrábida.
As cargas rápidas não carregam até ao mesmo nível de carga que uma carga normal, daí ter chegado com menos carga. Quando começou a descida de Gaia aumentei a velocidade para 100-120km/h e também me pareceu que estava a substimar o SOC, algo que é normal quando faço cargas rápidas.
Fiquei com boa impressão da Ferreira e Morais, muito simpáticos ao telefone e até estive a carregar após a hora que tinham dito (19:00) sem problemas.
As cargas rápidas não carregam até ao mesmo nível de carga que uma carga normal, daí ter chegado com menos carga. Quando começou a descida de Gaia aumentei a velocidade para 100-120km/h e também me pareceu que estava a substimar o SOC, algo que é normal quando faço cargas rápidas.
Fiquei com boa impressão da Ferreira e Morais, muito simpáticos ao telefone e até estive a carregar após a hora que tinham dito (19:00) sem problemas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Ontem o meu carro ficou ao Sol desde as 14:30 até às 17:30. Vindo da AE chegou com 26.7C (a temperatura estava a subir ainda devido à AE). Quando cheguei estava com 27,5C. Como seria de esperar o habitáculo estava muito quente, mas a bateria estava sensivelmente à mesma temperatura que estaria caso estivesse à sombra, pois estavam 24C de temperatura ambiente. Continuo a achar que o efeito do Sol na temperatura da bateria é muito relativo e a cor do carro ainda menos importante.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Ion
- Mensagens: 729
- Registado: 26 ago 2012, 02:38
- Data de fabrico: 20 set 2011
- Capacidade bateria: 40.8Ah
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Ha dias notei o mesmo, o carro estava a tostar por dentro apos umas valentes horas ao sol, tinha feito poucos km e o pack estava a 23º, a temperatura ambiente pelos 20ºmjr Escreveu:Ontem o meu carro ficou ao Sol desde as 14:30 até às 17:30. Vindo da AE chegou com 26.7C (a temperatura estava a subir ainda devido à AE). Quando cheguei estava com 27,5C. Como seria de esperar o habitáculo estava muito quente, mas a bateria estava sensivelmente à mesma temperatura que estaria caso estivesse à sombra, pois estavam 24C de temperatura ambiente. Continuo a achar que o efeito do Sol na temperatura da bateria é muito relativo e a cor do carro ainda menos importante.
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Mesmo ao sol, o facto do chão ter estado à sombra pode fazer a diferença
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
A bateria está muito bem isolada termicamente do habitáculo, senão ao fazer uma série de cargas rápidas a bateria chegava aos 50C e o chão do carro queimava! Nos CI é igual, o tubo de escape atinge temperaturas de centenas de graus mas não se sente no interior do carro.
Para mim o Sol tem o máximo efeito na ausência de vento ao estacionar o carro sobre asfalto a 60C ou mais.
Para mim o Sol tem o máximo efeito na ausência de vento ao estacionar o carro sobre asfalto a 60C ou mais.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- mikexilva
- Moderador Global
- Mensagens: 1493
- Registado: 06 jan 2011, 00:44
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
- Contacto:
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Bem podiam ter coberto o tejadilho todo do carro com paineis solares ligados a uns peltiers para arrefecer as baterias como nas geleiras 12v para carro com a parte quente/dissipador virado para baixo.
Depois o habitáculo podia ter apenas uma ventoinha a renovar o ar uns minutos antes do dono chegar.
Depois o habitáculo podia ter apenas uma ventoinha a renovar o ar uns minutos antes do dono chegar.
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3087
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Melhor ainda Mike, transportar um buurraaco negro no tejadilho, diz-se que na sua sombra até se enreggeela. 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019