DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Essiemme » 06 jun 2016, 11:25

Eu estou impressionado mais com as temperaturas... como é possível, tendo em vista os dias que tem estado ???

...cheguei lá com cerca de 40º de baterias e regressei com 37º...

sm
:shock:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 06 jun 2016, 11:50

Isto para já é só a chegada no sábado de manhã... No entanto a temperatura máxima que vi foi de 31ºC, ontem. Só fiz uma CR (20kW...) ontem, no ENVE.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Apr » 06 jun 2016, 11:59

Estou curioso para ler o relato do regresso. A última vez que fui ao Porto foi a pior de todas, o aviso de bateria fraca apareceu logo à saida das portagens, mas ainda deu para chegar ao Ikea.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 06 jun 2016, 12:39

A volta foi feita com o CC a 79km/h (embirrei com os 80...) por ter mais confiança e o aviso de bateria fraca aconteceu pouco depois das portagens, ainda antes de começar a descer. Já na descida acelerei e vim a 100-110km/h pois queria esvaziar a bateria para novo teste da tomada. Ao chegar a casa ainda dei umas voltas para conseguir esta marca:
IMG_2787.JPG
IMG_2787.JPG (76.02 KiB) Visto 2937 vezes
O tempo de condução está todo marado pois inclui o tempo em que o carro esteve a carregar no ENVE com o AC ligado.

Tive de ligar o AC para descarregar até abrir o contactor, mais uma hora à espera para isto:
Screenshot_2016-06-05-09-09-19.png
Screenshot_2016-06-05-09-09-19.png (65.37 KiB) Visto 2937 vezes
Carregou durante a noite toda e no dia seguinte de manhã tinha carregado 18,81kW.h. Voltei a iniciar a carga e carregou mais 0,49kW.h, num total de 19,3kW.h Atribuo a diferença para o dia anterior não a uma maior carga na bateria mas antes ao facto de após desligar o contactor a ventilação ter ficado a funcionar algum tempo, o que fez a bateria de 12V apresentar 9,44V antes de iniciar a carga. A energia extra terá sido a carregar a bateria de 12V e não uma maior capacidade. Estava assim antes de arrancar:
Screenshot_2016-06-05-16-32-44.png
Screenshot_2016-06-05-16-32-44.png (70.68 KiB) Visto 2937 vezes
A viagem de volta ao ENVE foi realizada novamente com o CC a 79km/h e chegou ao ENVE já depois do segundo aviso de bateria fraca. Infelizmente não tenho imagem. Recordo-me que tinha aproximadamente 340V de tensão total e 15 gids (cerca de 1 kW.h). Ainda poderia ter ido mais rápido, mas era para chegar já com a luz de burro...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por victormcpinto » 06 jun 2016, 13:04

Vou ter de me esforçar para não ser dobrado em 2016 :D
Bela marca, 22k / ano.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 06 jun 2016, 14:20

:D

E aqui fica o gráfico da capacidade com testes da tomada, atualizado:
capacidade20160605.png
capacidade20160605.png (29.72 KiB) Visto 2911 vezes
O período de recuperação foi apenas um melhor equilíbrio das células e não uma recuperação real, algo que não é naturalmente possível.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Apr » 06 jun 2016, 14:33

Não é uma viagem nada fácil, mas como já dominas a coisa é tudo natural, já não corres atrás do prejuizo como é o meu caso :)

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Apr » 06 jun 2016, 14:35

Esse gráfico não está nada linear, precisas de fazer umas viagens a Lisboa a 160Km/h. :lol: Fala com o RNM.

jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Mensagens: 516
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por jpgoncalves2 » 06 jun 2016, 15:24

Uma boa coletânea de dados mjr! Só assim se tiram conclusões ajustadas e se afere, na prática, o que a teoria nos vai apontando! :)
As viagens a 75/80Kmh CC representa uma curiosa rapidez, a do aumento do conhecimento e consciência do que vamos vendo no trajeto, não é...?!
De outra forma desviamos a nossa concentração para o asfalto e perdemos todo um maravilhoso mundo à nossa volta , ainda por cima pagando com uns Ah que só descobrimos mais tarde, não é?! ;)
Bem Hajas por mais este relato! :)

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Apr » 06 jun 2016, 19:28

jpgoncalves2 Escreveu:Uma boa coletânea de dados mjr! Só assim se tiram conclusões ajustadas e se afere, na prática, o que a teoria nos vai apontando! :)
As viagens a 75/80Kmh CC representa uma curiosa rapidez, a do aumento do conhecimento e consciência do que vamos vendo no trajeto, não é...?!
De outra forma desviamos a nossa concentração para o asfalto e perdemos todo um maravilhoso mundo à nossa volta , ainda por cima pagando com uns Ah que só descobrimos mais tarde, não é?! ;)
Bem Hajas por mais este relato! :)

Tenho a sensação que na AE de noite a 79Km/h o mundo à nossa volta não é assim tão maravilhoso...

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”