DIÁRIO DE BORDO - mike

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3085
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por Filipe » 24 nov 2011, 00:57

Atenção que além da baixa resistência, há a considerar o peso normal do veículo ser superior á média. :roll:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por mikexilva » 24 nov 2011, 01:10

Filipe Escreveu:Atenção que além da baixa resistência, há a considerar o peso normal do veículo ser superior á média. :roll:
Sim, por acaso falei nisso ao Sr e ele disse que aquele pneu que tinha vindo (Made in Spain) era exactamente com as mesmas caracteristicas, mas tinha o desenho do piso semelhante (também com os 3 trilhos em todo o perimetro) mas diferente nos outros perpendiculares...

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3494
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por RJSC » 24 nov 2011, 12:46

Ao que parece, no mynissanleaf estão a dizer que um pneu normal até oferece melhor aderência que um de baixa resistência de rolamento, e que a diferença na autonomia deve ser mínima.

http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.p ... 929#p93929
TimLee wrote:
Is forgetting LRR tires and replacing all with non-LRRs that cost markedly less and have better handling a better economic and safety choice down the road?

Imagem

Now every time I post a graph from my model I'm careful to put a disclaimer on it, and this is no exception: the model is very simplistic and makes a lot of assumptions. However, as it stands it seems rolling resistance makes a pathetically small contribution to range variation :| I'd be glad to be wrong about this, though. Rolling resistance coefficients of 0.0025 and 0.0200 are chosen as extreme cases on either end to try and get the lines to diverge - I have no idea what the actual coefficients might be for the EP422 and a normal tire.
Este estudo foi feito com um Prius e os resultados estão em MPG, no entanto a diferença dos Ecopia para os pneus mais fracos foi de 6%. Os Michelin Energy Saver ficaram à frente dos Ecopia, mas se calhar os Michelin não são mais baratos.
Imagem

Este artigo vem de um site especializado em VE (mais em VE's convertidos de combustão, mas não fará muita diferença) e diz que os pneus de baixa resistência de rolamento são mau negócio num VE, pois se num carro de combustão, onde os custos com combustíveis são elevados, a poupança poderá eventualmente compensar, num VE, como o custo por km é inferior, andar com pneus LRR sai bastante mais caro.
Claro que eventualmente poderão perder uns 5 km de autonomia, será um caso a ponderar por cada um na altura que tiverem que mudar os pneus. É que 500€ em pneus dá para muita eletricidade!
Para os que fizeram um esforço financeiro enorme para comprar o Leaf e nunca na vida iriam comprar um carro de 32000€ (para o ano 37000€) se não fosse o único VE em condições disponível no mercado, fará muita diferença.
Já para os mais desafogados para quem comprar um carro de 35000€ era normal e expectável, já não fará grande diferença.
Low Rolling Resistance Tires – Are They Worth it?

Low Rolling Resistances Tires are designed to increase your car’s economy by reducing the amount of tire friction or resistance while driving. This means your engine or electric motor & batteries don’t have to break into a sweat just cruising down the road. In some cases the energy savings can be noticable, with up to 15% of the gasoline consumed by a typical car due to rolling resistance.

After reading that, buying a set of LRR tires for an electric vehicle sounds like a no brainer, but I recommend taking all things into consideration first, such as cost and lifespan. Depending on how much of your driving is at high speed (50+ mph) these “Tires of the Gods” may not be so heavenly after all.

For example, the differences many drivers have mentioned in the real world have been around the 2 miles-per-gallon mark. If the average set of a new set (four) of LRR tires cost $500, then it would take some time to pay itself off.

To give you an idea, let’s look at two simplified examples, both driving 30 miles per day:

Car 1 has normal tires and travels 30 miles per day at 0.3 kWh per mile, which equals 9 kWh per day. If 9 kWh per day costs $0.16 per kWh, then that’s $1.44 per day in electricity.

Car 2 has LRR tires and also travels 30 miles per day at 0.27 kWh per mile, which equals 8.1 kWh per day. If 9 kWh per day costs $0.16 per kWh, then that’s $1.30 per day in electricity.

As you can see, I’ve given “Car 2″ an improvement in economy by 10%, which has saved the driver $0.14 cents a day in electricity. This means the tires would have to last 9.7 years (or 107,000 miles) before they’d pay themselves off in saved electricity costs.
When used in a gasoline powered car however you could expect a faster payback, though this is only due to the fact that gasoline cars are inherently inneficient and use much more money in fuel per-mile than an electric vehicle.

Another option for those on a budget is to find older, used tires with a hardened tread. This harder tread doesn’t flex and heat up (losing energy as heat) as much as newer, softer rubber. The gains would be minimal in a typical electric commuter vehicle as shown, but may help with a longer range electric vehicle or gasoline vehicle.

If you have a long range electric vehicle, and if you drive long distances regularly then the benefits of installing LRR tires are there. For Jo or Joanne Average who drive small, local-range electric cars I suggest to stick to their usual budget brand.

If you’re buying new LRR tires then you should be aware of their reputation for having less grip in wet conditions due to their harder tread, and/or higher required tire pressure. Keep this in mind if you live in a wet area and ask your supplier for statistics on the particular tire you’re interested in.
http://www.gavinshoebridge.com/electric ... -worth-it/

Se acharem a exposição interessante, pode-se criar um tópico dedicado.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3085
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por Filipe » 25 nov 2011, 01:02

Acho boa ideia criar um tópico próprio, pois se a diferença não justifica o preço, deve-se averiguar se usar outros pneus além dos
recomendados ,vai ou não afetar as garantias dadas pela Nissan. :roll:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3494
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por RJSC » 25 nov 2011, 01:29

Filipe Escreveu:Acho boa ideia criar um tópico próprio, pois se a diferença não justifica o preço, deve-se averiguar se usar outros pneus além dos
recomendados ,vai ou não afetar as garantias dadas pela Nissan. :roll:
Era o que faltava agora a escolha da marca de pneus afetar a garantia! :roll:
Nunca se viu, e não será por ser um VE que se vão armar em esquisitos.

O que interessa é cumprir as especificações de desempenho e carga/velocidade máximas:

Tamanho: 205/55R16
Índice de Carga: 91 (até 615 kg), por pneu
Índice de Velocidade: V (até 240 km/h)

Qualquer pneu 205/55R16 91V serve, ou outro com as mesmas medidas e que suporte mais carga e velocidade.

Não sei é porque o Leaf vem com tanta tolerância na velocidade (240 km/h) :lol:
Talvez pensem que como tem um coeficiente de atrito com o ar baixo, possa dar 200 km/h a descer. :lol:

Os 91H ainda fazem muita diferença na carteira (210 km/h) e se calhar serviam perfeitamente para um veículo que dá 157 km/h (segundo um vídeo no youtube).
Alguém sabe o porquê de tolerâncias tão elevadas?

Verifiquem no manual qual a especificação de pneus, pois os 240 km/h podem ter sido apenas porque os pneus Ecopia só são fabricados com essa especificação
Última edição por RJSC em 25 nov 2011, 01:41, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3085
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por Filipe » 25 nov 2011, 01:38

O V é capaz de lá estar, porque se calhar não fabricam pneus de baixa resistência com outros valores. :?: :roll:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3494
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por RJSC » 25 nov 2011, 01:40

Filipe Escreveu:O V é capaz de lá estar, porque se calhar não fabricam pneus de baixa resistência com outros valores. :?: :roll:
pois, editei a minha mensagem, e quando enviei já estava a sua. :oops:

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por mikexilva » 25 nov 2011, 01:46

Aqui fica uma foto que tirei aos 2 pneus lado a lado onde se nota uma ligeira diferença no piso:
Imagem
O que veio novo com a mesma referencia (supostamente igual), não tem o mesmo desenho do piso, e vai ser devolvido.
Fico a aguardar o outro Ecopia150 (com o mesmo piso dos originais do LEAF - mesmo, mesmo, mesmo, mesmo igualzinho) que vem da Bélgica ;)
mesmo, mesmo... :) vamos esperar para ver

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por mikexilva » 25 nov 2011, 02:01

Pois é, hoje foi o primeiro dia que o nosso LEAF saíu à rua com o dístico verde da EMEL colado no vidro da frente, e por coincidência a minha mulher tinha uma consulta no hospital da CUF, e como foi um dia de greve, muita gente deve ter trazido o carro para Lisboa, e os estacionamentos estavam a abarrotar, mas lá encontrou um lugar com parquímetro da EMEL nas proximidades do hospital, mas quando regressou, teve a infeliz surpresa de uma multa da EMEL no valor de 3,2eur (correspondente ao tempo máximo de estacionamento permitido).
Justificação da multa:
- O pacómetro se encontrava em funcionamento
- A viatura exibe dístico válido para outra zona.

Tendo em conta que desde que temos o LEAF (2,5 meses) estacionou 2 vezes em parcómetros da EMEL (a contar com esta), não sei se foi azar logo no primeiro dia ter que estacionar e levar a multa...

jfreire
Proprietário Leaf
Mensagens: 234
Registado: 02 ago 2011, 23:46
Data de fabrico: 0- 4-2018
Capacidade bateria: 115 Ah - 12 Barras
Localização: Torres Vedras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por jfreire » 25 nov 2011, 12:11

mikexilva Escreveu:Pois é, hoje foi o primeiro dia que o nosso LEAF saíu à rua com o dístico verde da EMEL colado no vidro da frente, e por coincidência a minha mulher tinha uma consulta no hospital da CUF, e como foi um dia de greve, muita gente deve ter trazido o carro para Lisboa, e os estacionamentos estavam a abarrotar, mas lá encontrou um lugar com parquímetro da EMEL nas proximidades do hospital, mas quando regressou, teve a infeliz surpresa de uma multa da EMEL no valor de 3,2eur (correspondente ao tempo máximo de estacionamento permitido).
Justificação da multa:
- O pacómetro se encontrava em funcionamento
- A viatura exibe dístico válido para outra zona.

Tendo em conta que desde que temos o LEAF (2,5 meses) estacionou 2 vezes em parcómetros da EMEL (a contar com esta), não sei se foi azar logo no primeiro dia ter que estacionar e levar a multa...
Não é azar. Os fiscais da EMEL não foram informados.

Eu resolvi o problema colocando uma folha A4 no tablier com o seguinte texto:
ATENÇÃO
Viatura ao abrigo do "Programa de Monitorização de carros eléctricos" da EMEL, conforme indicado pelo dístico verde.

Tem resultado, porque nunca mais me multaram. Logo à noite deixo em anexo o PDF. Pode ser que se tivermos todos iguais seja mais fácil para eles perceberem que não estamos a prevaricar.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”