DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
sousal
Mensagens: 68
Registado: 06 jan 2011, 00:42
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Paredes
Contacto:

Re: Perguntem ao rui :lol:

Mensagem por sousal » 17 jun 2011, 23:35

Venho com rádio, sistema de navegação (só para ir ouvindo a voz da "Catarina" e avisos dos radares) e com um tracinho só da ventoinha com os vidros fechados o que para já torna a viagem agradável. Quando o calor apertar veremos mas estou preparado para algumas saunas como os nossos antepassados suportavam e sobreviveram. Tenho uma "rede" do chinês para colocar no vidro do lado da minha janela porque venho sempre com o Sol a dar-me do meu lado. A velocidade de hoje andou na volta dos 82 kms aos 96kms mas sempre com o "olho" na técnica dos 3 circulos como referi anteriormente.
Será talvez uma boa ideia, colocar uma película escurecedora nos vidros, protege dos raios solares e poupa-se muito no AC.
Scooter electrica 0,21€/100 (electrões)

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Perguntem ao rui :lol:

Mensagem por ruimegas » 17 jun 2011, 23:38

sousal Escreveu:
Venho com rádio, sistema de navegação (só para ir ouvindo a voz da "Catarina" e avisos dos radares) e com um tracinho só da ventoinha com os vidros fechados o que para já torna a viagem agradável. Quando o calor apertar veremos mas estou preparado para algumas saunas como os nossos antepassados suportavam e sobreviveram. Tenho uma "rede" do chinês para colocar no vidro do lado da minha janela porque venho sempre com o Sol a dar-me do meu lado. A velocidade de hoje andou na volta dos 82 kms aos 96kms mas sempre com o "olho" na técnica dos 3 circulos como referi anteriormente.
Será talvez uma boa ideia, colocar uma película escurecedora nos vidros, protege dos raios solares e poupa-se muito no AC.

No fundo é o que eu uso pois a rede do "chinês" que uso tem a forma da janela e escurece o ambiente deixando ver o trânsito na mesma através do vidro. Mas obrigado pela dica na mesma ;)
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
sousal
Mensagens: 68
Registado: 06 jan 2011, 00:42
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Paredes
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por sousal » 17 jun 2011, 23:56

Eu também usei muitas vezes essas redes, mas comprei um carro que já trazia os vidros de trás e o da mala "fumados" e os resultados são surpreendentes. No entanto, estou a falar-vos de película homologada.
Scooter electrica 0,21€/100 (electrões)

Avatar do Utilizador
ruicvt
Moderador Global
Mensagens: 376
Registado: 05 jan 2011, 20:25

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por ruicvt » 18 jun 2011, 12:13

mjr Escreveu:Obrigado pelas palavras Rui. E reforço o agradecimento aos outros moderadores e gestores e também a todos os membros deste nosso espaço de partilha de informação e experiências. No entanto, sem contar com as questões técnicas de desenvolvimento e manutenção deste espaço, o grande motor (eléctrico 8-) ) deste fórum tem sido de facto o ruimegas, com participação em todos os tópicos, introdução diária de novos tópicos, e agora também relatos daquilo que mais interessa a todos nós que é a experiência LEAF. Obrigado Rui!
Plenamente de acordo. Presto aqui o meu reconhecimento ao ruimegas. ;)

Avatar do Utilizador
ruicvt
Moderador Global
Mensagens: 376
Registado: 05 jan 2011, 20:25

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por ruicvt » 18 jun 2011, 12:32

Uma questão, Rui.

Já tens noção do impacto do A/C na autonomia?

Se não, quando tiveres avisa ;)

Abraço

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por ruimegas » 18 jun 2011, 13:36

ruicvt Escreveu:Uma questão, Rui.

Já tens noção do impacto do A/C na autonomia?

Se não, quando tiveres avisa ;)

Abraço
Essa questão é melhor colocá-la a outro proprietário porque já nos meus carros de combustão era muito raro usar o A/C e neste também não tenciono a não ser que esteja mesmo insuportável e por pouco tempo. Eu uso mais a ventoinha sem A/C pois tenho tendência a adoecer com o A/C, a sério, costumo apanhar constipações de verão que são terríveis de debelar. Sorry :?

Mas do pouco que usei e li e se for utilizado continuamente, e em ECO, no mínimo 15% da carga vai à vida. Alguém que teste e conte aqui.

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por batalha » 18 jun 2011, 14:16

Acho que o aquecimento "come" muito mais...

Rui, como já tens experiência de viagens a Evora :D (quantas numa semana?), em comparação com o tempo gasto anteriormente no CI (antes da preparação para o Leaf) e agora com carregamento incluído?

Obrigado por tudo, e por arrumares os tópicos ;)

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por ruimegas » 18 jun 2011, 23:21

batalha Escreveu:Acho que o aquecimento "come" muito mais...

Rui, como já tens experiência de viagens a Evora :D (quantas numa semana?), em comparação com o tempo gasto anteriormente no CI (antes da preparação para o Leaf) e agora com carregamento incluído?

Obrigado por tudo, e por arrumares os tópicos ;)
Já fiz 5 viagens numa semana...(vim a casa a meio da semana ;)) e a conclusão a que cheguei em termos de tempo é que aumentei basicamente uma hora no tempo que fazia com o CI com a carga de uma hora no Montijo porque entendo que não quero chegar no limite a Évora, portanto é um aumento de tempo assumido. a velocidade é basicamente a mesma.
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Perguntem ao rui :lol:

Mensagem por mikexilva » 19 jun 2011, 00:09

ruimegas Escreveu:
sousal Escreveu:
Venho com rádio, sistema de navegação (só para ir ouvindo a voz da "Catarina" e avisos dos radares) e com um tracinho só da ventoinha com os vidros fechados o que para já torna a viagem agradável. Quando o calor apertar veremos mas estou preparado para algumas saunas como os nossos antepassados suportavam e sobreviveram. Tenho uma "rede" do chinês para colocar no vidro do lado da minha janela porque venho sempre com o Sol a dar-me do meu lado. A velocidade de hoje andou na volta dos 82 kms aos 96kms mas sempre com o "olho" na técnica dos 3 circulos como referi anteriormente.
Será talvez uma boa ideia, colocar uma película escurecedora nos vidros, protege dos raios solares e poupa-se muito no AC.

No fundo é o que eu uso pois a rede do "chinês" que uso tem a forma da janela e escurece o ambiente deixando ver o trânsito na mesma através do vidro. Mas obrigado pela dica na mesma ;)
A rede ajuda a resolver parte do problema de levar com o sol directamente durante uma viagem, mas se for escura absorve parte dos raios solares transformando-se em calor já dentro do carro, e deixa passar pelos buraquinhos outra parte dos raios solares que se transforma em calor quando incide no interior do carro.

A pelicula deixa passar alguns raios solares na mesma, mas alguns que possam ser refletidos ou absorvidos como está em contacto com o vidro passa parte do calor directamente para o exterior.
PS: Provavelmente a película não pode ser espelhada, se não ainda teria um efeito melhor em reflectir a luz (e o calor)...

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por mjr » 19 jun 2011, 00:21

De facto a película será mais eficiente que a rede. A rede não impede a energia de entrar no carro, mas evita que parte da energia se transforme em calor na pele das pessoas. A película tem os dois efeitos, especialmente se tiver do lado de fora dos vidros (do lado de dentro o aquecimento da película gera radiação infravermelha que aquece em parte o interior, do lado de fora a película pouco pode aquecer devido ao vento do carro a circular).

Uma questão: O LEAF não tem os vidros de trás escurecidos?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”