DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por victormcpinto » 30 jan 2014, 18:05

rdias Escreveu:A degradação também esta a ser superior aquilo que eu tinha imaginado. Mas também a parir de agora ela deve abrandar.
A degradação não é o meu maior problema. Vou poder conviver com ela bastante tempo, porque faço poucos kms, com percursos curtos.
Preocupante é saber que se eu quisesse substituir as células 26 e 44 para atenuar essa degradação, MESMO À MINHA CUSTA, NÃO ACEITAVA FAZÊ-LO NAS CONDIÇÕES QUE ME IRIAM PROPOR. Ter de me sujeitar a ficar sem carro sei lá quanto tempo e vê-lo ter de ir para Lisboa ou para Inglaterra... POUPEM-ME.
Aqui reside a verdadeira limitação, o serviço pós-venda. Neste caso, penso não ser ainda aplicável o "deita fora e compra outro".
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por Malm » 30 jan 2014, 18:48

"O de combustão também está a desvalorizar todos os dias, sem fazer quilómetros. Perde tanto dinheiro que a diferença daria para comprar um ou 2 packs novos para o eléctrico." Ora aqui está outra coisa que me anda a lixar o juízo :cry: . O meu Golf de finais de 2010 passa semanas inteiras na garagem, este mês não fez 50 km sequer, já não sabe o que é ir a umas bombas desde 2013, e no entanto tem o seguro, o IUC e as revisões em dia, e lá vão uns 10.000€ só em desvalorização. Olho para ele e só penso no dinheiro que estou a perder todos os meses. Tenho a impressão que o despacho antes do verão, se alguém me der uma quantia que considere justa por ele.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por lmlr » 30 jan 2014, 19:47

Até mete dó o meu Qashqai. Tem 1,5 anos e há 3 semanas que não saí da garagem.

Se fosse hoje tinha antes mantido a Astra, que era também recente, de 2010, e só tinha 30.000 km.

O iOn fez hoje 18.000km e o Qashqai tem pouco mais de 11.000km. Só a primeira revisão do QQ ficou em mais de 200€. Provavelmente o QQ foi o meu ultimo CI. O que recomendo aos meus amigos é comprarem um VE e terem um CI, até pode ser mais para o antigo, para fazer viagens maiores que com o VE actualmente ainda não dá.

dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por dgalv » 30 jan 2014, 20:17

lmlr Escreveu:Até mete dó o meu Qashqai. Tem 1,5 anos e há 3 semanas que não saí da garagem.

Se fosse hoje tinha antes mantido a Astra, que era também recente, de 2010, e só tinha 30.000 km.

O iOn fez hoje 18.000km e o Qashqai tem pouco mais de 11.000km. Só a primeira revisão do QQ ficou em mais de 200€. Provavelmente o QQ foi o meu ultimo CI. O que recomendo aos meus amigos é comprarem um VE e terem um CI, até pode ser mais para o antigo, para fazer viagens maiores que com o VE actualmente ainda não dá.
O meu CI sai em média da garagem 1 vez de 15 em 15 dias. E apenas faz meia dúzia de kms, serve para a esposa andar quando os horários não se conjugam...o que vale é que tem mais de 200.000kms e 9 anos e meio...fiquei com ele apenas para as viagens maiores a Aveiro e para férias!
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por Orlando » 30 jan 2014, 20:34

É pa ajudemme lá a vender o meu fumarento para me queixar do mesmo!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por ruimegas » 17 abr 2014, 21:11

O meu carro hoje espantou-me, gastei 9,4 kwh nos 100 kms entre Évora e o Montijo enquanto noutras vezes tenho gasto entre 11 e 13 kwh.

Explicação para isto...só encontro duas:

- O aumento de temperatura

- A experiência acumulada na condução neste percurso.

O que acham? (a velocidade média anda sempre nos 65 kmh o que com os semáforos e terreolas considero muito bom)

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por Orlando » 17 abr 2014, 22:14

Como fizeste isso...com essa condução conseguirias 200kms!
Sinceramente com essa velocidade média estou deveras impressionado.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por Malm » 17 abr 2014, 22:49

Talvez uma mistura das duas coisas.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por dgalv » 17 abr 2014, 23:02

ruimegas Escreveu:O meu carro hoje espantou-me, gastei 9,4 kwh nos 100 kms entre Évora e o Montijo enquanto noutras vezes tenho gasto entre 11 e 13 kwh.

Explicação para isto...só encontro duas:

- O aumento de temperatura

- A experiência acumulada na condução neste percurso.

O que acham? (a velocidade média anda sempre nos 65 kmh o que com os semáforos e terreolas considero muito bom)

Cumprimentos
Acho excelente. Eu fiz no domingo 0.10 de media e 137km de Évora Até ao restelo e o leafspy informava que tinha 5kw. Saí de cá com 19.6 no leaf spy. Não deu aviso de bateria fraca. No sentido inverso faz 0.13. Tenho uns prints desse dia mas ainda não tive tempo de actualizar.
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por Malm » 17 abr 2014, 23:21

rdias Escreveu:Aumento da temperatura ? Mas já fez estas viagens tantas vezes que deve ter feito com varias temperaturas . não tem registos ?

Eu acho é que hoje houve a temperatura ideal de funcionamento do pack que ninguém sabe bem qual é , mais condições de transito ideais , mais experiência condutor.

Desde que a Tesla veio com o aquecer e arrefecer pack ... Quando no inverno perde muito menos autonomia que um leaf , etc ... Tenho a teoria que existe uma temperatura ideal do pack para " trabalhar " melhor. Não ė para evitar a degradação , essa e mais fria , mas sim para trabalhar melhor...
Sim, existe uma temperatura ideal para o funcionamento do pack, que não deve afastar-se muito dos 30º C.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”