DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 21 fev 2018, 17:11

BrunoAlves Escreveu:Vais entregá-lo à troca pelo Leaf2? Ou continuas a usá-lo até dar?
Continuar a usá-lo...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por FullElectric » 22 fev 2018, 00:40

Mais de 8000 lts de gasóleo que poupaste ao planeta
Quase 10.000€ que poupaste em combustível
Parabéns mjr

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por beme83 » 22 fev 2018, 17:16

FullElectric Escreveu:Mais de 8000 lts de gasóleo que poupaste ao planeta
Quase 10.000€ que poupaste em combustível
Parabéns mjr
E se a esses valores se juntar o combustível para da extração, transporte do crude, transformação, transporte para as bombas.... muito mais se poupou no planeta

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 28 mar 2018, 07:54

Ontem passei pelo meu mecânico de confiança por causa de dois problemas:

- ruído crescente com a velocidade e ressonância a 60 e 120km/h.
- pancada seca forte sempre que carrego no acelerador rápido demais a baixa velocidade (binario máximo).

As minhas suspeitas era um rolamento estragado e um apoio do motor defeituoso. E confirmou-se o diagnóstico ao colocar o carro no elevador. A roda traseira do lado do condutor faz ruído ao girar e deu para ver que o apoio do motor traseiro não estava em condições.

Resultado: 160€ pelo rolamento (SKF), 100€ pelo apoio do motor (Nissan). Mais MO. Quinta-feira troco o rolamento, o apoio do motor tem prazo de entrega de 2 a 4 semanas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por OCasal » 29 mar 2018, 18:31

Já está a dar muita despesa esse carro...

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 30 mar 2018, 08:28

Entretanto já troquei o rolamento e o ruído desapareceu. Não é o primeiro carro que tenho de trocar um rolamento da roda com “poucos” km. Também tive de trocar um rolamento no Golf IV. Normalmente tem a ver com alguma pancada que a roda sofreu.

Sobre o apoio do motor só em condições muito específicas em que carrego com violência no acelerador e o motor dá o binário máximo instantaneamente é que o problema se revela. Isso provoca um movimento brusco do motor no sentido contrário da rotação e o apoio do motor não consegue absorver essa energia totalmente dando a tal pancada. Provavelmente será fruto de muitos arranques à bruta que foram degradando o apoio do motor. A Nissan, e bem, não colocou nenhuma limitação na velocidade com que o binário é disponibilizado, só dependendo da posição do acelerador. Outras marcas (recordo-me do Ampera e do iMiEV) limitam a variação do binário (derivada) provavelmente para proteger o drivetrain, mas eu não gostei da experiência porque faz lembrar os CI... No Model S e i3 também não senti essa limitação.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por VETL » 30 mar 2018, 13:35

mjr Escreveu:A Nissan, e bem, não colocou nenhuma limitação na velocidade com que o binário é disponibilizado, só dependendo da posição do acelerador. Outras marcas (recordo-me do Ampera e do iMiEV) limitam a variação do binário (derivada) provavelmente para proteger o drivetrain, mas eu não gostei da experiência porque faz lembrar os CI... No Model S e i3 também não senti essa limitação.
Parece-me que isso era no mk1.
O MK2 já não tem o mesmo "disparo".
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 30 mar 2018, 13:56

No mk2 não será por ter ligeiramente menos binário? A questão aqui é se o binário é imediatamente disponibilizado de acordo com a posição do pedal do acelerador, ou se há uma entrega gradual desse binário.

No Leaf 2 40 não notei qualquer limitação na variação do binário, parece-me semelhante ao meu (mas com mais power).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por filipeoliv » 30 mar 2018, 14:08

Por acaso quando andei no Leaf 2, fiquei com a sensação que o meu a arrancar em D era mais solto, notei menos binário, mas a velocidade a chegar aos 100Km/h é mais rápido :lol:

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por pemifer » 01 abr 2018, 22:11

filipeoliv Escreveu:Por acaso quando andei no Leaf 2, fiquei com a sensação que o meu a arrancar em D era mais solto, notei menos binário, mas a velocidade a chegar aos 100Km/h é mais rápido :lol:
Tambem me pareceu que o meu dá mais "coice" que o novo Leaf.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”