DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por migle » 03 abr 2018, 23:33

Para quem quiser saber, o Ioniq é um dos que não dá todo o binário no arranque. É um facto visível não apenas através da porta de diagnóstico, mas no próprio visor em modo SPORT se vê que não dá 100% a velocidade 0 (só dá 80%), nem com o controlo de tracção desligado. Só depois de alguma velocidade (não sei, talvez 20km/h) é que dá os 100%.

Por essa razão, não se conseguem acelerações dos 0-100km abaixo dos 9s.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 04 abr 2018, 00:12

Dos elétricos que testei, os que dão o binário todo instantaneamente são o i3, Teslas, e Leaf. O iMiEV, Ampera, Outlander, têm atraso. O Zoe e o Twizzy não me recordo, mas como têm bastante menos binário, é mais difícil detetar. Não sei como será nos elétricos do grupo VAG.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por pemifer » 04 abr 2018, 13:36

mjr Escreveu:Consumo parece ser semelhante, o que tendo em conta serem pneus novos em comparação com pneus antigos é positivo. A nível de ruído não noto diferença. A aderência melhorou bastante em relação aos anteriores, provavelmente por a borracha dos antigos estar velha e muito danificada.
Sempre montaste os Energy Saver + classe A em consumo?
Achas que merece a pena?
Pelo que percebi tinhas B, agora montaste A e não notas grande diferença excepto na aderência.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 04 abr 2018, 17:15

Entre os Energy Saver a nível de aderência parece igual os classe A vs B. No consumo também não noto.

Para os Ecopia originais é que não tem nada a ver a nível de aderência e durabilidade. Os Michelin estão noutro campeonato.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 11 mai 2018, 16:38

Ora aqui está o apoio do motor antigo:

Imagem

Ficou resolvido.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Filipe » 11 mai 2018, 22:47

Parece que o caminho para a fábrica precisa de ser asfaltado :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 11 mai 2018, 23:15

Acho que é mais um problema com o pé direito que é muito nervoso, o que associado ao binário máximo logo disponível dá uma pancada forte no apoio do motor, que se vai degradando até a borracha ceder.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Filipe » 12 mai 2018, 00:18

Claro, estava a brincar, pois a estrada seria culpada se fosse problema com a suspensão ;)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 02 nov 2018, 20:55

E hoje foi dia de trocar a bateria do meu mk1. A Nissan fez um desconto na bateria e eu optei por ficar com a bateria velha para armazenamento de energia.

Ficam aqui as imagens:

Imagem

Isto promete:

Imagem

Nunca vi um SOH tão alto num mk1:

Imagem

Vou tentar fazer um teste da tomada este fim de semana.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por BrunoAlves » 02 nov 2018, 21:46

Boa! Nem sabia que podias ficar com a bateria. :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”