DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 14 fev 2019, 13:23

Não tem nada de especial.

Eu já tinha um sistema de armazenamento de energia com LiFePO4, que funciona entre 49V e 58.5V. Para poder acomodar as células de Lítio decidi colocar 14 em série, limitando a amplitude de carga/descarga a 49-57.5V (4,11V/ célula no máximo, tal como o Leaf fazia).

Depois o processo é muito simples, basta primeiro colocar todas as células em paralelo durante 24 horas, para equalizar todas as células, e depois fazer paralelos de 6 módulos, numa configuração de 6P7S (cada módulo já tem 2P2S). A maior parte do material foi aproveitado da bateria original (cabos, parafusos, barras de cobre, suportes, etc). Aproveitei ainda os fios de medição das tensões das células do pack antigo para ligar ao novo BMS.

O único custo significativo que tive foi o do BMS. Neste caso comprei no AliExpress:

https://www.aliexpress.com/item/14S-100 ... 48173.html

Mais 1€ para a app iOS.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mafgod » 14 fev 2019, 15:01

Ou seja, tens um pack de baterias de 12kWh (?) ao preço de um BMS (<100€).
Mais coisa menos coisa... é isso?
O inversor que usas qual é?

civic
Mensagens: 1574
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por civic » 14 fev 2019, 15:39

Não serão bem esses custos, penso que as bateria ficaram em cerca de 1000€, certo?
EStou à espera de mais um pack de 2 paineis de 72 celulas para auto consumo, fico com 4, a seguir será um sistema de gestão de baterias também. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mafgod » 14 fev 2019, 15:45

Certo..... a bateria era a do carro que a Nissan "valoriza" creio que 1000€ na compra de uma nova.

Creio que tenho pensar mais seriamente nesta hipótese :mrgreen:

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 14 fev 2019, 23:38

Sim, ficar com o pack antigo custou 1000€ + IVA. Mas é um valor muito interessante para um pack com mais de 14kW.h úteis, e com características de carga/descarga muito superiores ao que tinha antes. Antes quando puxava 80A do pack a tensão baixava uns 2V, agora parece que a única queda de tensão é nos fios... o pack nem mexe.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por OCasal » 15 fev 2019, 00:51

A nova vida que recebeu esse Pack, vai seguramente ter pelo menos o dobro da duração que a primeira, quando estava no Leaf!

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mafgod » 15 fev 2019, 10:43

Estou seriamente a ponderar em fazer algo parecido com o meu pack MK1......

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Filipe » 15 fev 2019, 11:14

Eu prefiro não desmontar o pack, para poder utilizar o Leaf mk1 tambem como bakcup para o Leaf 2.0 ;)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Fil » 15 fev 2019, 14:49

Excelente MJR! Também quero! :clap:

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 16 dez 2019, 00:04

O meu mk1 teve recentemente um acidente onde o para-choques frontal partiu.

Felizmente não tive qualquer problema a aguardar peças, demorou mais tempo a aprovação da outra companhia de seguros do que a chegarem as peças. Em uma semana ficou tudo resolvido.

Imagem

Imagem
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”