DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por BrunoAlves » 08 nov 2018, 22:58

Vais aproveitar só mesmo as células, certo?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mafgod » 09 nov 2018, 11:20

Quanto achas que esse pack vale no mercado assim como está a nível de SOH?

Ou seja, na hipótese de alguém na mesma situação que tu (MK1 com degradação elevada), e pretenda vender o pack em vez de entregar à Nissan, quanto achas o valor justo para venda?

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por filipeoliv » 09 nov 2018, 12:57

Muito fixe, acho que me divertia muito a desmontar um pack :lol:

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 09 nov 2018, 13:18

BrunoAlves Escreveu:
08 nov 2018, 22:58
Vais aproveitar só mesmo as células, certo?
Vou aproveitar as células, barras de cobre para ligações entre células, parafusos M6 para ligações entre células, ferragens entre células, fios de cobre, etc. Tudo o que der para construir um pack reorganizado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 09 nov 2018, 13:20

mafgod Escreveu:
09 nov 2018, 11:20
Quanto achas que esse pack vale no mercado assim como está a nível de SOH?

Ou seja, na hipótese de alguém na mesma situação que tu (MK1 com degradação elevada), e pretenda vender o pack em vez de entregar à Nissan, quanto achas o valor justo para venda?
Para aplicações de armazenamento de energia eu diria qualquer coisa como 100-150€ por kW.h útil das células aproveitadas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mafgod » 09 nov 2018, 15:29

Ou seja, praticamente o preço que a Nissan "oferece" ... e cerca de 25% do preço de uma bateria nova?

sabicao
Mensagens: 39
Registado: 23 mai 2014, 14:36
Data de fabrico: 10 jun 2011
Capacidade bateria: 25.77 Ah - 4 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por sabicao » 09 nov 2018, 16:03

Um contribuinte do fórum do Facebook ofereceu-me 1500€ pelo meu. Eu recusei. Tem 9.9kWh (ainda está no carro, é provável que cá fora se revele mais saudável).

Na minha opinião, um valor de venda do pack usado deve ser 33% do valor de um novo de capacidade equivalente, para reutilização numa instalação solar. Com os 66% de margem, dá para a desmontagem e sobra margem de lucro para o risco de oferecer garantia,

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 09 nov 2018, 19:19

A questão da instalação solar é que o preço do kW.h em chumbo anda abaixo dos 100€/kW.h. Como no chumbo não dá para utilizar a capacidade toda da bateria sem a degradar em algumas dezenas de ciclos, normalmente limita-se a 50% de DOD.

Considerando esse fator, o custo do kW.h deveria ser o dobro do do chumbo, pois podemos usar 100% (ou perto disso) de DOD sem uma penalização muito grande. No entanto é necessário transportar, desmontar e assemblar o pack do Leaf num novo, o que faz baixar o custo por kW.h. Por isso dei um valor entre 100 e 150€/kW.h útil.

Na prática o pack vale aquilo que quiserem dar por ele, estes são apenas os valores que eu considero justo. Bons negócios!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Apr » 10 nov 2018, 11:34

Muito bom! Ja sabes onde vais ligar o (+) e o (-) desse pack?

civic
Mensagens: 1582
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por civic » 10 nov 2018, 12:17

Que BMS vais usar?
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
40 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”