DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 20 jul 2011, 08:02

batalha Escreveu:Obrigado, isto sim são testes da vida real!
Como está a tua mulher a lidar com a ansiedade? (temos que arranjar um termo para range anxiety)
Qual a velocidade media dos 117km? Ou dos primeiros 90?
Este era um dos meus receios! O trajecto inicialmente previsto para o Leaf seria de 110km com 50 de AE, mas entretanto ela trocou de emprego, e Leaf ainda não chegou. :roll:
A minha mulher fica de facto com alguma ansiedade, e este teste foi para lhe mostrar que ficar com uma barra não significa que a bateria pode acabar a qualquer momento. Afinal, ainda fiz mais 37km!

A velocidade média dos primeiros 90km deve ser baixa pois foi percorrido um trajecto essencialmente citadino, mas a questão é que inclui cerca de 30 km de AE a uma média de 120~130 km/h. Os 37 km restantes foram feitos a uma média de cerca de 40 km/h, mas com muitas paragens e arranques por andar no centro da cidade a dar voltas. Se fosse em estrada sem essas paragens e a 70-80 km/h deveria dar para mais km.

No teu caso, para fazeres os 110km sem chegar ao aviso de bateria baixa, penso que os 50 km de AE teriam de ser feitos a velocidades moderadas tipo 100-110 km/h.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruicvt
Moderador Global
Mensagens: 376
Registado: 05 jan 2011, 20:25

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por ruicvt » 20 jul 2011, 08:04

Bom teste ;) . Mas é preciso coragem! :D

No modo "turtle" qual é a velocidade máxima?

Podemos aferir que a "reserva" em termos de km, é equivalente a um de combustão? Em termos proporcionais? Talvez melhor, não?!

Todas as restantes funções do carro (excluindo o motor) continuam activas após o esgotamento da bateria? (GPS, A/C, Direcção, etc)?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 20 jul 2011, 08:08

O meu medidor de consumo de energia do LEAF indicou que foram consumidos 25,2 kW.h para carregar a bateria de Turtle até 100%. Curiosamente a bateria parou de carregar por volta das 4:40, mas passado uma meia hora voltou a carregar por mais meia hora (isto pelos mails que o Carwings envia). Penso que estaria a igualizar a carga entre as células.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 20 jul 2011, 08:19

ruicvt Escreveu:Bom teste ;) . Mas é preciso coragem! :D

No modo "turtle" qual é a velocidade máxima?

Podemos aferir que a "reserva" em termos de km, é equivalente a um de combustão? Em termos proporcionais? Talvez melhor, não?!

Todas as restantes funções do carro (excluindo o motor) continuam activas após o esgotamento da bateria? (GPS, A/C, Direcção, etc)?
A Vmax no modo turtle deve andar por volta dos 60 km/h, mas não cheguei a esse valor pois a capacidade de aceleração é muito baixa e o trajecto que percorri muito curto. 1 km antes de entrar em turtle ainda tinha a potência máxima disponível, pelo que o modo turtle é claramente uma limitação de software, e não um limite físico da bateria.

Se considerarmos a reserva como as duas barras vermelhas, podemos a estimar a reserva como cerca de 45-50km em velocidade moderadas (60-70 km/h). Se for quando aparece o aviso de bateria baixa (alguns km depois de se ficar com apenas uma barra), então 30 km são expectáveis (foi isso que consegui fazer). Depois do aviso de bateria muito baixa é que só restam uns 10 km de autonomia em condições de cidade.

Quando a bateria se esgota verifiquei que a direcção assistida não funciona e não testei o AC (suponho que não funcione). O resto funciona tudo (luzes interiores, médios, máximos, GPS, painel de instrumentos, etc). Isto porque estes acessórios funcionam com a bateria de 12V e não com a bateria principal.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por ruimegas » 20 jul 2011, 11:32

Os meus parabéns pela coragem e pelas informações tão importantes resultantes de teres espremido o teu LEAF ao limite ;)

É muito bom saber que ainda temos uns bons kms após o começo dos alertas :D
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 21 jul 2011, 22:21

Faz hoje duas semanas que fui buscar o meu LEAF. Eis os km até agora percorridos:

Imagem

1257km, 265kWh, 21 € em energia.

Tudo funciona como esperado, excepto o trancar automático das portas com a velocidade. Não é muito importante, mas tenciono quando estiver de férias passar pelo concessionário para ver a situação.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por ruimegas » 21 jul 2011, 22:53

mjr Escreveu:Faz hoje duas semanas que fui buscar o meu LEAF. Eis os km até agora percorridos:

1257km, 265kWh, 21 € em energia.

Tudo funciona como esperado, excepto o trancar automático das portas com a velocidade. Não é muito importante, mas tenciono quando estiver de férias passar pelo concessionário para ver a situação.
Estás bem encaminhado a esse ritmo vamos a ver se tens 0s 4540 kms ao fim de 6 semanas ;) :D .

Suponho que continuas com um sorriso de orelha a orelha como eu :D

Essa do trancar das portas é muito estranha mas como não tem nada a ver com a parte eléctrica será de resolução rápida...boa sorte.

Um abraço
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 22 jul 2011, 07:46

Extrapolando para 6 semanas só conseguirei atingir os 3750km... O sorriso é o sorriso LEAF ;)

Abraço
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruicvt
Moderador Global
Mensagens: 376
Registado: 05 jan 2011, 20:25

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por ruicvt » 22 jul 2011, 13:36

Têm usado o A/C?

Noção do impacto na autonomia?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 22 jul 2011, 14:03

O AC em modo de arrefecimento tem muito pouco impacto na autonomia (2-3 km estimados pelo CB). Normalmente consome por volta de 300W. Já em aquecimento não deve ser bem assim, pois o aquecimento é por efeito de Joule. Penso que no Inverno irei utilizar o o pré-aquecimento com o carro ligado à rede eléctrica.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”