DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
mafgod
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mafgod » 13 mar 2020, 10:53

Tirando uns 15% da eficiência do carregador:
Quadro garagem: 20,57kWh úteis na bateria
EVSE: 20.04kWh úteis na bateria

Como em nova, a bateria terá uns 22,5kWh úteis dá:
pelo quadro: SOH=91,42%, ou seja 8,58% perdas
pelo EVSE: SOH= 85,7% ou seja 10,93% perdas

Se o carro (Leaf Spy) diz, perda de quase 10%, ou seja, SOH pouco acima de 90%.... está quase na méda dos dois valores obtidos acima :-)
Portanto, bate certo.

Certo?

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BrunoAlves
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por BrunoAlves » 13 mar 2020, 11:04

O que o mjr fez foi, quando recebeu o carro novo, fez logo um teste de tomada, que lhe deu uns 25kWh se não me falha a memória.
A partir daí, desde que use a mesma potência de carregamento, extrapola o SOH independentemente das perdas e afins ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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galt
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por galt » 13 mar 2020, 11:09

Mas descarregam a bateria do carro até se desligar?
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mjr
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 13 mar 2020, 11:29

Sim, liguei o aquecimento no máximo após o aviso de bateria muito fraca, com o carro parado na garagem.

O rendimento da carga é de 90% e não 85%. E como disse o Bruno é irrelevante, pois estou a comparar alhos com alhos ou seja o que carregou quando novo 0 a 100% com o que carregou agora.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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beme83
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por beme83 » 13 mar 2020, 11:42

mafgod Escreveu:
13 mar 2020, 10:53
Tirando uns 15% da eficiência do carregador:
Quadro garagem: 20,57kWh úteis na bateria
EVSE: 20.04kWh úteis na bateria

Como em nova, a bateria terá uns 22,5kWh úteis dá:
pelo quadro: SOH=91,42%, ou seja 8,58% perdas
pelo EVSE: SOH= 85,7% ou seja 10,93% perdas

Se o carro (Leaf Spy) diz, perda de quase 10%, ou seja, SOH pouco acima de 90%.... está quase na méda dos dois valores obtidos acima :-)
Portanto, bate certo.

Certo?
já li algures que o LEAF "esconde" 10% da bateria tirando o buffer logo esses 10% de diferença são normal. Quando se anda com SOCs muito baixos dá para perceber que cada KW dá para fazer mais quilómetros

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filipeoliv
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por filipeoliv » 13 mar 2020, 11:44

Desculpem mas nunca consegui perceber a utilidade deste teste, talvez a de perder capacidade, pois leva uma descarga tão profunda e um carga muito longa que é exactamente o que o pessoal no forum passam a vida a dizer para não se fazer, mas pronto.
Corrijam-me se estiver errado.
O aviso de bateria muito fraca no meu acontece aos 10% de soc
Mesmo que levem o carro até desligar ela nunca fica com a bateria a 0, ainda este fim de semana levei o meu até desaparecerem os km (o aviso Bateria muito fraca) e continuei mais um bocado o balanceamento das células começou a ficar alto e fui para casa e o Leaf spy dizia que tinha um SOC de 9.5% por isso a bateria nunca descarrega toda e quando carregada a 100% nunca vi o Leaf Spy a registar um SOC superior a 95%.
Vou pensar que, se fizesse o teste e levasse o carro até desligar que ele guardava talvez uns 5% (Estou a especular) e se a 100% ele só carrega 95%
Fazia um teste para saber quanto carrega 90%. :think:

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mjr
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 13 mar 2020, 12:09

Ora bem, o mk1 e mk2 24kW.h não carrega a 100% nem descarrega a 0% reais, por isso podem estar descansados que não há aceleração da degradação por levar aos 0% indicados. No Leaf Spy o carro indica 2% de SOC real quando se desligou por carga baixa.

Ele abriu o contactor, desligando a bateria, com a célula mais fraca próximo dos 2,9V. A tensão segura, mínima, para não haver aceleração da degradação na descarga de baterias de lítio é de 2,5V, por isso estamos muito longe dos 0% reais.

A intenção deste teste é apenas saber a capacidade real da bateria. Se o fizerem 100 vezes podem ter uma degradação significativa (visível, mensurável) da bateria. 1x... nem por isso. Quem não se sentir à vontade para o fazer que não o faça, é simples.
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Nonnus
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Nonnus » 13 mar 2020, 12:40

filipeoliv Escreveu:
13 mar 2020, 11:44
Desculpem mas nunca consegui perceber a utilidade deste teste, talvez a de perder capacidade, pois leva uma descarga tão profunda e um carga muito longa que é exactamente o que o pessoal no forum passam a vida a dizer para não se fazer, mas pronto.
Corrijam-me se estiver errado.
O aviso de bateria muito fraca no meu acontece aos 10% de soc
Mesmo que levem o carro até desligar ela nunca fica com a bateria a 0, ainda este fim de semana levei o meu até desaparecerem os km (o aviso Bateria muito fraca) e continuei mais um bocado o balanceamento das células começou a ficar alto e fui para casa e o Leaf spy dizia que tinha um SOC de 9.5% por isso a bateria nunca descarrega toda e quando carregada a 100% nunca vi o Leaf Spy a registar um SOC superior a 95%.
Vou pensar que, se fizesse o teste e levasse o carro até desligar que ele guardava talvez uns 5% (Estou a especular) e se a 100% ele só carrega 95%
Fazia um teste para saber quanto carrega 90%. :think:
Mal comparado. Se apanhares um bebedeira uma vez por ano a única coisa que tens no dia seguinte é uma dor de cabeça. Mas se apanhares uma bebedeira todos os dias tas sujeito a morrer com uma cirrose. ;)

Como já foi explicado a utilidade deste teste é sabermos realmente o que temos e com o que podemos contar. Para nós que gostamos de ter dados concretos usamos este teste. Se tu achas que estas bem com a informação que o carro te transmite não há necessidade nenhuma de fazeres o teste.

Eu por exemplo já levei o carro ao limite 3 vezes desde que o tenho, uma das quais foi até ficar a pé. O que é que retirei disto?

Por exemplo aquilo que a ti te assusta quando vês os --- no GOM eu por exemplo sei que ainda faço cerca de 15km. Nós não somos todos iguais. Uns gostam de saber e conhecer aquilo que tem e como funciona, outros vivem bem com aquilo que lhe é transmitido.
mjr Escreveu:
13 mar 2020, 12:09
Quem não se sentir à vontade para o fazer que não o faça, é simples.
Nem mais.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

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filipeoliv
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por filipeoliv » 13 mar 2020, 13:18

Nonnus Escreveu:
13 mar 2020, 12:40
filipeoliv Escreveu:
13 mar 2020, 11:44
Desculpem mas nunca consegui perceber a utilidade deste teste...
...

Por exemplo aquilo que a ti te assusta quando vês os --- no GOM eu por exemplo sei que ainda faço cerca de 15km. Nós não somos todos iguais. Uns gostam de saber e conhecer aquilo que tem e como funciona, outros vivem bem com aquilo que lhe é transmitido.
Por acaso já não me assusta muito o objetivo deste fim de semana a ter levado tão a baixo, foi exatamente esse, saber o que podia contar.
Mas foi simples, não contei com energia, contei com a ajuda do Leaf Spy, não deixei nenhuma célula chegar aos 3V, fui para casa antes.
mjr Escreveu:
13 mar 2020, 12:09
Quem não se sentir à vontade para o fazer que não o faça, é simples.

Não estou a dizer para se fazer ou deixar de fazer, apenas manifestei o meu pensamento. ;)

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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Nonnus » 13 mar 2020, 15:17

filipeoliv Escreveu:
13 mar 2020, 13:18
Por acaso já não me assusta muito o objetivo deste fim de semana a ter levado tão a baixo, foi exatamente esse, saber o que podia contar.
Mas foi simples, não contei com energia, contei com a ajuda do Leaf Spy, não deixei nenhuma célula chegar aos 3V, fui para casa antes.
Lá esta! Agora que já o fizeste já não te assusta. Quanto tempo levaste até teres essa percepção que o carro ainda faz muitos KM mesmo depois de todos os avisos e mais alguns? Alguns anos!

Eu por exemplo tive de saber com o que é que contava quando tinha o carro há duas semanas. Ainda nem sabia como tirar o melhor partido de um carro eléctrico.

Depois há outras informações importantes que tiramos destes testes. Quando fiz o primeiro teste de tomada até o carro se desligar ficamos a saber que um Leaf de 30kWh só tem 28kWh utilizáveis. Dos vários testes que fiz nunca consegui por mais de 28kWh.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
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