DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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mjr
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 26 mar 2017, 01:06

Porto!

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Última do dia no Porto:

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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por VETL » 26 mar 2017, 01:20

11 seguidas!!??
Não pode ser. Isso é tudo fake.
Ainda há pouco tempo um entendido em Leafs dizia que à terceira parava.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por BrunoAlves » 26 mar 2017, 11:49

Lol tu és terrível :mrgreen:

Bela odisseia. É duro mas possível ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por labutess » 26 mar 2017, 13:58

VETL Escreveu:11 seguidas!!??
Não pode ser. Isso é tudo fake.
Ainda há pouco tempo um entendido em Leafs dizia que à terceira parava.

Com temperaturas baixas é possível, queria era ver ele fazer isso no verão. :mrgreen:

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mjr
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 26 mar 2017, 14:15

Em menos de 12 horas a temperatura do sensor mais quente baixou dos 47C para os 19C. Viva o frio com chuva e vento 8-)

No Verão seria MUITO mais complicado. Na ida tive limitação de potência na carga em Aveiras, devido a puxar o pack ao limite. Curiosamente na vinda adotei uma estratégia diferente e apesar de partir com uma temperatura inicial muito superior consegui não ultrapassar os 50C no sensor mais quente. Tenho duas imagens do LS que explicam isto, depois coloco aqui. De notar que na ida tinha vento contrário significativo e na vinda vento favorável.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Fil » 26 mar 2017, 14:35

Grande viagem mjr! Com pcr's até disfarça a degradação;)

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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 26 mar 2017, 14:56

Gráfico das CRs na ida:

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Por azelhice não tenho o SC em Aveiras, onde se via a limitação de potência. Começou nos 125A, mas quando atingiu os 55C no sensor mais quente baixou para menos de 60A e depois para menos de 40A, por degraus.

Os fatores que contribuíram para que chegasse a esse valor de temperatura foram:

- Maior carga aerodinâmica devido a vento contrário provocou maiores consumos durante a descarga o que aquece mais o pack.
- Velocidade média mais elevada em todos os trajetos menos no Estarreja - Pombal. Em todos os restantes a velocidade média foi de 120-130km/h. Entre Pombal e Leiria dá para ver claramente que a temperatura com que se iniciou a carga em Leiria é superior à temperatura com que terminou a carga em Pombal.
- O pack iniciou a carga sempre praticamente descarregado o que fez com que estivesse mais tempo a 125A. A diferença de aquecimento entre carregar a 125A ou a metade é brutal.

Na vinda a história foi completamente diferente:

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Inicialmente a temperatura foi subindo progressivamente (mas muito mais lentamente que na ida), mas entre Leiria e Pombal já dá para ver que a temperatura baixou durante a viagem. Entre Pombal e Estarreja a queda de temperatura foi brutal, mais de 7C devido a ir a uma velocidade mais reduzida (90km/h) e ao tempo de viagem (60m). A última carga já foi no Porto, com uma potência mais baixa por limitação do posto.

Neste segundo trajeto os fatores para uma menor subida de temperatura, apesar de começar com 39C no sensor mais quente foram:

- vento favorável o que provocou um menor consumo. De notar que o consumo fixo foi superior na vinda por ser de noite e por ter apanhado chuva durante uma grande parte do trajeto e ter de usar os limpa para brisas na velocidade máxima.
- Velocidade média mais baixa. 100-110km/h em todos os trajetos menos no mais longo (90km/h).
- iniciar a carga sempre com um SOC mais alto. 30-40% vs ~10% de SOC na vinda. Muito menos tempo a 125A em cada carga. Mas mais tempo de carga necessário para a mesma energia no pack.

Quando os PCRs estiverem todos instalados, ir a Lisboa num mk1 degradado é mais eficaz na segundo opção. Cargas rápidas em todos os postos de 15m e velocidades de 100-110km/h. 3h de viagem e 1h30m de carga = 4,5 horas de viagem. Sem a Mealhada o tempo de viagem é superior a 5 horas devido a ter de carregar mais de meia hora para fazer os 90km de Pombal-Estarreja e ter de fazer esse trajeto a uma velocidade menor.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por santanamos » 26 mar 2017, 22:33

Não será melhor parar de 2 em 2 estações de serviço? Dá 80km em cada etapa!

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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 26 mar 2017, 23:02

Se o objetivo for minimizar o tempo de viagem não é a solução ideal. Pelo menos para quem tem 49Ahr... Os 80km têm de ser percorridos a uma velocidade menor que os 40km, e teria que carregar 30m em cada posto. Para 40km na verdade bastam 10m de carga para uma velocidade de 100-110km/h. Os 80km teriam de ser percorridos a 90-100km/h. Para baterias com mais capacidade já acredito que os 80km fossem uma melhor solução pois poderiam ser realizados a uma velocidade superior e em 20 minutos de carga colocariam mais energia que eu em 30 minutos.

No caso dos Leafs de 30kW.h é completamente diferente, uma vez que eles carregam a 125A até 80% de SOC. Neste caso o ideal para minimizar o tempo será de 120 em 120km parar 30m e fazer os 120km a 110-120km/h.

Ou seja quando maior for a capacidade da bateria maior será a distância entre cargas, menor será o tempo total de carga, e maior será a velocidade média. Um Leaf de 30kW.h facilmente fará Porto-Lisboa em 3h30m (2h30m a 120km/h mais 1h (na realidade menos pois não são 360km...) de carga no total).
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por santanamos » 26 mar 2017, 23:11

Tens razão. Eu estava a pensar no meu que ainda dá para os 80km de AE. De qualquer forma, poupa-se uma CR de 80 em 80km, menos temperatura e claro que menos velocidade = a mais tempo de viagem.

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