Diário de bordo, Vgomes

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de bordo, Vgomes

Mensagem por Apr » 09 abr 2018, 11:00

pemifer Escreveu:Desculpem, não estou a querer ser parvo, não estou mesmo a perceber...
O que me pareceu perceber foi que, fazendo um teste de tomada, consegue-se obter a informação real da capacidade da bateria e que esta capacidade é diferente da detetada pelas barras do carro e pelo Leaf Spy.
Com base nisto vocês negam que a degradação das baterias de 30 será mais rápida que a das baterias de 24, é isso?

Não! O que se está a tentar dizer é que um estudo baseado só no SOH é manifestamente insuficiente para poder concluir o que quer que seja!

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo, Vgomes

Mensagem por pemifer » 09 abr 2018, 11:09

Apr Escreveu:Não! O que se está a tentar dizer é que um estudo baseado só no SOH é manifestamente insuficiente para poder concluir o que quer que seja!
Então os dados do estudo em relação às baterias de 24 também estão mal.
Mas qual é a explicação para o aparecimento de donos de carros de 30 a queixarem-se da perda de barras?
Tratam-se de casos esporádicos?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo, Vgomes

Mensagem por BrunoAlves » 09 abr 2018, 11:33

Na minha opinião há o efeito pessimista da estimativa do SOH por parte do carro. Também há aqui um utilizador de um Leaf30 com SOH = 100% já com dezenas de milhar de km.
viewtopic.php?f=56&t=6716
Mas há sobretudo falta de dados vários, não se pode regular só pela estimativa do carro (que é isso mesmo, uma estimativa). Agora, também aceito que é isso que 90% ou mais dos utilizadores de Leaf vêm e é isso que passa como opinião.

No meu Leaf, o SOH estimado pelo carro andava pelos 88%. Quando fiz o teste da tomada, pela energia que saiu da tomada, o SOH real era bastante superior a 90%. Bastante.
O lmlr perdeu uma barra no seu 24kWh e continua alegremente a fazer os mesmos km de quando lhe chegou, não sente qualquer efeito de degradação.

Não digo que esse "estudo" não se venha a confirmar como verdadeiro, mas não se pode usar só a estimativa do carro para concluir isso.

E entretando demos cabo do tópico ao Vgomes :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo, Vgomes

Mensagem por VETL » 09 abr 2018, 12:26

Havendo erros nos algoritmos das estimativas, eles vão sendo maiores e mais dispares consoante aumenta o tamanho do pack.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Diário de bordo, Vgomes

Mensagem por jfr2006 » 09 abr 2018, 14:22

E como exemplo, eu basta esticar o carro durante um dia (uma viagem daquelas longas) e no dia seguinte o meu SOH já subiu ;)

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: Diário de bordo, Vgomes

Mensagem por vgomes » 12 abr 2018, 19:39

Apr Escreveu:
vgomes Escreveu:Hoje o VE foi para a Nissan.
Quase 7 anos depois e 170 000 vamos perder amor a uns valentes €€€ e trocar a bateria de tração.... já nem dava para ir para o trabalho, quanto mais voltar!
Fica esta imagem para memória futura:

[img]https://lh3.googleusercontent.com/NSaUT ... 60-h769-no[/img]
Impressionante! Dadas as condições em que o carro é usado não valia mais fazer um upgrade do carro para 30kWh em vez de um upgrade do pack?

Andei a ver mas não me davam nada pelo carro como ele estava... com baterias novas agora faz mais 100 000 e depois compra-se um com 60Kwh-80Kwh-100Kwh o que houver nessa altura. Nissan ou outro. Isto daqui a 2 anos é tudo eléctrico

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: Diário de bordo, Vgomes

Mensagem por vgomes » 12 abr 2018, 19:41

E já temos o VE de novo.
está uma maravilha, já regenera e tudo!

Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo, Vgomes

Mensagem por BrunoAlves » 12 abr 2018, 20:02

:clap:

Impecável!
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Diário de bordo, Vgomes

Mensagem por galt » 12 abr 2018, 20:05

Coração novo.
:lol:
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Diário de bordo, Vgomes

Mensagem por jfr2006 » 12 abr 2018, 20:17

Como diria o "gordo": Espetáculo :mrgreen:

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”