DIÁRIO DE BORDO - mike

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por Apr » 09 set 2015, 19:18

Se o problema acontecer e no rádio não tocar Rick Astley em princípio estas livre de vírus :D

Agora tens que por alguém a ver isso que isso não parece nada bem. Ainda por cima nos travões não facilites.

dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por dgalv » 09 set 2015, 21:23

Vem a Évora. O chefe de oficina é que mexe nos leaf e ele é muito entendido. Eu conheço-o. Podes dizer que vais da minha parte. Qualquer coisa manda mensagem privada
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por vgomes » 20 set 2015, 19:56

Olá Mike, boa noite.

Como está isso dos travões?
Nosso leaf está parado, não anda. está semrpe a travar e tem a lez vermelha acessa a indicar erro nos travões...
Neste momento nem sei onde o devo levar... nas últimas vezes na Nissan em Sintra tive a sensação de estar a falar chines com o encarregado da oficina.
Qd comprei o Leaf era um diferente...


Abraço,
Vgomes

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por galt » 20 set 2015, 20:24

vgomes Escreveu:Olá Mike, boa noite.

Como está isso dos travões?
Nosso leaf está parado, não anda. está semrpe a travar e tem a lez vermelha acessa a indicar erro nos travões...
Neste momento nem sei onde o devo levar... nas últimas vezes na Nissan em Sintra tive a sensação de estar a falar chines com o encarregado da oficina.
Qd comprei o Leaf era um diferente...


Abraço,
Vgomes
Verifica se o travão eletrico está a funcionar corretamente, se está sempre travado pode ter avariado.
Para solucionar esse problema, vai à mala, levanta o forro e desativa o travão. O manual do carro ajuda-te.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por mikexilva » 02 set 2017, 02:42

Já lá vão 2 anos e pensava que na altura tinha deixado o feedback, mas aqui fica o update:

No concessionário de Rio de Mouro desmontaram e voltaram a montar os travões e não detetaram nenhum problema.

Desde então nunca mais tive qualquer sintoma estranho com os travões do LEAF.

Ainda recebi uns telefonemas de Espanha da reclamação que fiz do concessionário dos Olivais mas não deve ter dado em nada, eu é que não volto lá.

Esta semana fui à inspecção dos 6 anos (com 30mil km) e passou sem qualquer defeito e com todas as peças de origem (excepto o filtro ao AC que acho que foi trocado numa revisão qq mas não interfere :).

Com esta historia o carro acabou por não trocar o óleo de travões (nem nos olivais nem em Rui de Mouro) mas já mandei vir um aparelho de medir o nível de humidade no óleo de travões, e se não estiver muito mau nem lhe mexo.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por Erbium » 04 set 2017, 08:42

mikexilva Escreveu:No concessionário de Rio de Mouro desmontaram e voltaram a montar os travões e não detetaram nenhum problema.
(...)
Com esta historia o carro acabou por não trocar o óleo de travões (nem nos olivais nem em Rui de Mouro) mas já mandei vir um aparelho de medir o nível de humidade no óleo de travões, e se não estiver muito mau nem lhe mexo.
Conseguiram desmontar e montar tudo sem trocar o fluido?!

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por mikexilva » 07 set 2017, 00:25

Pois, não sei até onde desmontaram, na altura fiquei muito aliviado por saber que não tinha problema nenhum na bomba, e nunca mais quis pensar nisso.

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por mikexilva » 16 mai 2018, 12:56

Já falta pouco para o meu LEAF fazer os 8 anos, tem (apenas) cerca de 35mil km mas para as baterias o tempo tb não perdoa, e ontem resolvi fazer o teste caseiro da bateria.

Andei os 1os 7 anos a carregar sempre a 80% (carga normal de 16A com EVSE Homebox da Efacec) mas depois de ter reparado no desequilibro das células, nos últimos 3 ou 4 meses tenho andado a carregar a 100% para ver se equilibrava mais as células (aproveitando ainda o tempo fresco), e agora como está a chegar o calor vou começar a carregar de novo a 80%.

Normalmente o carro só faz cerca de 15km por dia, e para fazer o teste saí de casa com 12km de autonomia (~30% SOC) e fiz 31km até parar. Pela 1a vez entrei no modo tartaruga e morreu já à porta da garagem - parei para abrir o portão e já não quis andar mais, ainda consegui pedir ajuda a 2 Srs que íam a passar para empurramos o carro lá para dentro (para subir o passeio só lá foi com 3 a empurrar).

Esteve cerca de 7h30 a carregar a 10A e aqui ficam as imagens que saquei (antes e depois) no LeafSpy e leituras do contador (9021.53 - 9005.77 = 15,76kWh)

https://photos.app.goo.gl/rMbTLjLQWrAmYBk22

ou seja 15.75kWh parece-me pouco mas se percebi bem, tenho ali 2 células que estão a limitar bastante a capacidade do conjunto.

A minha ideia (quando comprei o carro) era ao fim de uns 10 anos trocar o pack por um de nova geração e dar uma nova vida do carro, mas já vi que infelizmente essa opção não está nos planos da Nissan (preferem vender um carro novo)... alguém sabe se existe alguma empresa a fazer packs de baterias 3rd party de nova geração (com mais capacidade) para o LEAF MK1? (imagino que o problema maior seja o interface com o modulo de controle que deve ter protocolos proprietários)

Como o carro não precisa de fazer muitos Km diariamente, continua e vai continuar a servir para o propósito (espero que por mais uns anos), mas era interessante ver que capacidade conseguia depois de substituir aquelas células mais fracas, será fácil fazer a troca destas células, ou será que a Nissan cá faz isso, alguém tem ideia do custo? imagino que não seja uma coisa para se fazer em casa (pelos perigos de alta tensão e peso/ferramentas especificas para mexer no material envolvido).

Se alguém quiser opinar, todos os comentários são bem vindos ;)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por BrunoAlves » 16 mai 2018, 13:12

Parece que ainda tinhas ali alguma reserva de energia, mas que claramente a célula 1 não deixou usar porque chegou ao limiar mínimo para desligar.
edit: engraçado o teu Hx, mais alto que o normal que tenho visto para essa degradação. Lá está, ninguém sabe muito bem o que é esse parâmetro :mrgreen:

Fazer a troca das células nunca me parece que vá ser solução, afinal as outras podem não estar tão más mas já têm degradação acentuada, não faz sentido trocar 3 ou 4 células e deixar as restantes.

Na minha opinião, o que começa a fazer sentido nestes carros é procurar um salvado mk2 que tenha a bateria em bom estado e tentar arrematá-la por um valor simbólico. Depois é pô-la no sítio e ir à Nissan para fazer o casamento BMS --> Carro.

À parte disso, devem chegar daqui a uns anitos poucos as baterias recondicionadas pela Nissan a preços mais simpáticos
viewtopic.php?f=9&t=7150
Com os poucos kms que fazes, eu diria que será uma solução interessante para ti.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por beme83 » 16 mai 2018, 14:32

Em termos de leadspy quais os valores de kwal que ele estimou para a bateria carregada?

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”