Diário de bordo - hsanchez

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
hsanchez
Proprietário Leaf
Mensagens: 383
Registado: 31 jan 2012, 14:39

Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por hsanchez » 11 dez 2012, 16:10

Viagem Lisboa/Coimbra/Lisboa, 410 km, 0 euros em electricidade, 6 euros em portagens.

Vou relatar esta experiência, começando por um agradecimento a essieme de quem obtive o relato da sua própria experiência.
Agradecimento também à Auto-Júlio da Azoia, à entrada de Leiria, e ao sr. Paulo Felipe onde foi possível realizar um carregamento rápido no PCR do concessionário.

Saída de Lisboa com carga total, sempre pela N1 chegada a Leiria (Auto-Júlio) com 22 km de autonomia restante e apenas 1 barra.
Bem antes de Leiria, voz metálica (assustadora) referindo: " é possível que não chegue ao local de destino ", obrigou-me a abrandar muito a velocidade, foram cerca de 35/40 km a velocidades próximas dos 50 km/h. Não é agradável na N1, numa 6ª feira ao final da tarde, com muito trânsito e muitos camiões TIR, fez-se.

De Leiria a Coimbra com 80% da carga, sem problemas ainda pela N1. Velocidades de 65/75 km/h.

Em Coimbra carreguei nos postos da Mobi.E. Utilizei 2 postos diferentes.

No regresso de Coimbra até Pombal pela A1. paragem no PCR de Pombal, carregamento a 80%. Segui para Leiria, onde almoçamos, nós e o carro também, na Mobi.E.
De Leiria até Alcoentre pela N1, entrada na A1 e carregamento no PCR de Aveiras. Carregou 80%.
De Aveiras a Lisboa pela A1 a velocidade "estonteante", 100 km/h, primeiras ultrapassagens em toda a viagem.

Alguns apontamentos:
Lugares para carregar ocupados por CI´s, quer em Coimbra quer em Leiria, havia sempre alterantiva perto.
No PCR de Aveiras CI estacionado a impedir o carregamento com lugares livres ao lado.
Em Coimbra posto assinalado pelo Carwings inexistente, na realidade, e o inverso, posto da Mobi.E não assinalado mas a funcionar, carreguei lá.

Sugestões ao Forum e aos seus Administradores:

1- A feitura de um pequeno cartaz (A4) identificando o forum a indicar que o carro CI está a ocupar um espaço indevido, para colocar no para-brisas dos CI´s que ocupem lugares de carregamento para VE´s.

2- Comunicação por carta ou e-mail a distintos organismos, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Galp, Mobi.E, APVE (Associação Portuguesa de Veículos Eléctricos), Sonae, Leroy Merlin,etc...), solicitando que os espaços reservados ao carregamento de VE´s sejam devidamente assinalados, quer com pintura horizontal no pavimento, quer com sinalização vertical. Existem pessoas que sabem que estão a incorrer em falta, mas também existem muitos distraídos.

Conclusão, é possível, a autonomia do carro não é problema, o problema maior é a má distribuição ( entre Lisboa e Coimbra existem 4 estações de serviço, Aveiras, Santarém, Leiria e Pombal, e só existem 2 PCR´s, um junto a Lisboa (Aveiras) e o outro junto a Coimbra (Pombal), ficando uma distância de 121 km sem qualquer posto rápido e em auto-estrada, e a falta de mais PCR´s imprescindíveis para se viajar entre cidades.

Parece-me ser importante uma maior intervenção do Forum junto dos organismos referidos pois permitia-nos divulgar as experiências, apresentar as críticas pertinentes e avançar com sugestões que visem melhorar a Mobiliadde Eléctrica em Portugal.

Saudações Eléctricas.
Henrique Sánchez
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt/

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por mjr » 11 dez 2012, 17:11

Excelente relato!

De Lisboa a Leiria, mesmo pela N1 são cerca de 130km, o que no fim de Outono (frio) e chegando com 22km de autonomia indicada (pelo menos 30km teria) é obra!

É fundamental os PCRs estarem bem assinalados e em locais não ocupáveis. A opção da Galp em colocar os PCRs junto ao estacionamento dos restantes veículos é péssima. E depois queixam-se que os postos têm pouca utilização. Nunca vi um posto da Prio.e com CIs a ocupar o lugar do PCR...

O ruimegas tem um cartaz que costuma colocar nos prevaricadores. Talvez fosse uma boa base de partida, acrescentando um link em QR code para um tópico do fórum onde fosse discutido o assunto. O importante é não sermos agressivos, pois a última coisa que queremos é ganhar inimigos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por Filipe » 11 dez 2012, 20:20

A prepósito, sugeria que neste tópico fosse colocado o Pdf do aviso, para podermos printar uns quantos para termos no nosso EV. 8-)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por Essiemme » 11 dez 2012, 23:02

Fico feliz por tudo ter corrido bem.

Cumprimentos.

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por ruimegas » 11 dez 2012, 23:13

Filipe Escreveu:A prepósito, sugeria que neste tópico fosse colocado o Pdf do aviso, para podermos printar uns quantos para termos no nosso EV. 8-)
Andas distraído Ò Filipe ;) :D

Na página abaixo encontra-se o link o tal panfleto

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... leto#p5183

Aproveito para informar que continuo a "aplicar" estes panfletos com frequência, infelizmente :(

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por pafi » 11 dez 2012, 23:30

Bela viagem!

Queria acrescentar que o stand da Nissan de Coimbra tem lá um PCR. Para vocês, proprietários de Leaf, faz todo o sentido que possam telefonar ou informar que no dia x irão precisar de o usar. Deve haver uma atitude de pressão para que não seja só vender, mas sim também ajudar na respetiva mobilidade. E já vão sendo bastantes os Leaf a viajar por aí.

E no Fórum Coimbra também há muitas tomadas no piso 1A.

Continuação de bons passeios. (Este sábado fiz Coimbra-Vila do Conde-Coimbra na minha scooter, Predator 70Ah. 344km com paragens em Gaia (para cima) e Aveiro (para baixo), e em Vila do Conde, claro).
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

hsanchez
Proprietário Leaf
Mensagens: 383
Registado: 31 jan 2012, 14:39

Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por hsanchez » 12 dez 2012, 15:17

E agora aqui vão as fotos:

1) Coimbra, Ponte do Açude, a carregar num Posto Mobi.E, no Parque de Estacionamento:

[IMG]http://i.imgur.com/DVBvy.jpg[/IMG]

2) Surpresa, a Polícia Municipal de Coimbra já aderiu à Mobilidade Eléctrica:

[IMG]http://i.imgur.com/BoFyl.jpg[/IMG]

[IMG]http://i.imgur.com/DzY3S.jpg[/IMG]

3) Coimbra, Rua do Carmo, 86, em frente ao Quartel dos B. V. de Coimbra (Av. Fernão de Magalhães), posto da Mobi.E, CBR 7:

[IMG]http://i.imgur.com/cSwyY.jpg[/IMG]

4) A1, Estação de Serviço da Galp em Pombal, PCR:

[IMG]http://i.imgur.com/K4XpN.jpg[/IMG]

5) Leiria, Parque de Estacionamento, junto ao IMTT:

[IMG]http://i.imgur.com/d1YLH.jpg[/IMG]

Até à próxima.

hsanchez
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt/

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por Filipe » 12 dez 2012, 20:52

Tens razão RuiMegas, quando chegares á minha provecta idade, verás o que é o PDI. :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

hsanchez
Proprietário Leaf
Mensagens: 383
Registado: 31 jan 2012, 14:39

Diário de Bordo - hsanchez

Mensagem por hsanchez » 23 mar 2014, 23:40

A participação no Encontro de VE´s de Águeda e a experiência de condução de 480 km num dia, "obrigam-me" a criar o meu Diário de Bordo, onde tentarei divulgar as experiências mais significativas, aqui vai o relato:

21º Encontro VE´s Águeda – 22 Março 2014

Saída de Lisboa às 5h06m, com 12 barras de energia e 5 barras de temperatura da bateria.

Chegada a Aveiras (PCR da Galp) às 5h 56m, após 45 km, 50 minutos de viagem e com 8 barras de energia (70% da carga segundo o PCR), fiz uma média de 54 km/h, certamente por estar ainda a dormir, pois a estrada estava vazia e tinha carga máxima. Carregou 40 minutos e repus as 12 barras, a temperatura manteve-se nas 5 barras. Partida às 6h 42m.

Chegada a Pombal (PCR da Galp) às 8h 40m, após 121 km, 1h 58m no trajecto e com 2 barras de energia (32% da carga segundo o PCR), fiz uma média de 62km/h, certamente por já ter bebido café. Carregou 37 minutos e repus 11 barras (faltou a última) a temperatura subiu para as 6 barras. No total estava com 166 km percorridos. De referir que o Leaf só ía com o condutor e que a Serra dos Candeeiros assusta, mas só isso, faz-se “apenas” com 68% da carga disponível, mas atenção quem não tiver cuidado não chega lá acima, depois até Pombal é um passeio. Partida às 9h 23m. Foto da chegada a Pombal:

Imagem

Chegada a Águeda às 10h 25m, após 73 km, 1h 02m, com 4 barras de energia e 6 barras de temperatura, fiz uma média de 71 km/h, mais à vontade com a autonomia, até porque em Águeda podia repor a energia para o regresso. No total estava com 239 km percorridos. Carregou na Miranda & Irmão, numa tomada doméstica com o EVSE do Leaf, repus as 12 barras de energia.

Conforme combinado, o Celestino fez a análise da bateria, através do LeafSpy, como não sou um entendido, aqui vão as “screenshots”, após 2 cargas rápidas e 239 km a rolar:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Excelente Encontro, troca de experiências, esclarecimento de dúvidas, novas amizades com quem está empenhado da defesa da nossa casa-mãe, a Terra, excelente recepção/organização da Gingabike, da Miranda & Irmão e da atenção permanente do Sr. Artur Freitas, excelente almoço, excelente convívio, o meu agradecimento. Com a “barriga cheia”, eu e o Leaf, saída de Águeda às 17h. A carregar em Águeda:

Imagem

Chegada a Pombal às 17h 55m, após 69 km (na ida fui de Pombal a Águeda pela A1/IP3/IC2 evitando Coimbra, no regresso fiz IC2/Coimbra/A1, menos 4 km mais trânsito), 55minutos de viagem (a experiência conta muito, só aprendemos verdadeiramente, fazendo), com 7 barras de energia (59% de carga segundo o PCR) e 6 barras de temperatura, fiz uma média de 75 km/h, a folga na autonomia permitiu os 1ºs km a 120 km/h. Primeiro e único percalço, em Pombal, direcção norte/sul o PCR estava mudo, com o écran queimado e sem reagir a nada. Falei com a recepção, procedimento “habitual”, passagem pelo túnel de baixo da A1 para o PCR direcção sul/norte, carregamento sem problemas, repus 11 barras (99% de carga segundo o PCR), regresso pelo túnel à direcção norte/sul. Partida às 18h 45m.

Chegada a Aveiras às 20h 37m, após 123 km (+2 km pelo episódio do túnel), 1h 52m no trajecto e com 1 barra de energia (1 aviso de bateria fraca) e 22% de carga segundo o PCR, mantinha as 6 barras de temperatura, à média de 66 km/h. No total já tinha percorrido 431 km. Carregou 20 minutos, repus 9 barras (82% de carga segundo o PCR). Partida às 21h.

Chegada a Lisboa às 21h 30m, após 49 km (na ida fui pelo IC2/A1, no regresso pela A1 directo a Lisboa), 30 minutos no trajecto, com largos períodos a 120 km/h e esporadicamente a 140 km/h, à média de 98 km/h. Cheguei com 4 barras de energia e continuavam as 6 de temperatura. Foto da chegada, já tirada esta manhã, daí as 5 barras de temperatura:

Imagem

Resumo do dia 22 de Março, 480 km percorridos em 7h 07m a uma média de 67 km/h.

Foi de longe o dia em que mais km percorri, não cheguei a saber se fui o participante que foi de mais longe, em VE, mas gostava de saber.

Agradecimentos finais ao malm (aquela conversa de 6ªf. foi decisiva para eu me aventurar na Serra dos Candeeiros), ao Celestino pelas medições efectuadas à bateria, ao Artur Freitas que foi incansável em tudo, à Gingabike e à Miranda & Irmão, pela Organização demonstrada, pelas motos, motorizadas e bicicletas eléctricas disponibilizadas para os testes.

Por último um agradecimento aos Forums Nissan Leaf Portugal e Nova Energia pelo apoio ao Encontro e, já agora, um incentivo para a realização de um Grande Encontro Nacional, para todos podermos mostrar que os veículos eléctricos já fazem parte do dia-a-dia de muitos (cada vez mais) portugueses, é necessário romper o silêncio das entidades responsáveis pela Mobilidade Eléctrica e da comunicação social.

Saudações Eléctricas,
hsanchez
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt/

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - hsanchez

Mensagem por VETL » 23 mar 2014, 23:56

Muitos parabéns hsanchez:
- Pelo diário de bordo;
- Pela aventura;
- Pela partilha;
- Pelos 100% de capacidade da sua bateria (Num Leaf de 2011!!);
- Por ter sido o participante que veio de mais longe em VE a esse encontro (tenho a certeza) (foi um prazer conhecê-lo pessoalmente e privar consigo).
Última edição por VETL em 24 mar 2014, 00:03, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”