Leaf - Odivelas

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por BrunoAlves » 07 jul 2016, 13:44

Ora aí está um excelente quadro para trazer no bolso e mostrar aos cépticos :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por VETL » 07 jul 2016, 13:57

Os custos com a troca da bateria podem não ser esses.
Tenho a certeza que uma bateria usada cá fora, vale mais do que na Nissan...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por mafgod » 07 jul 2016, 13:58

Só um reparo nas contas.
Na pior dos cenários, a bateria terá de ser substiruida de 5 em 5 anos.... logo, o valor da substituição também terá de ser descontado nas contas da troca aos 10 e 15 anos... com a ressalva de que o valor da substituição poderá ser inferior.... e até poderá ser inferior se optarmos por vender a usada fora da Nissan....

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por galt » 07 jul 2016, 15:27

mafgod Escreveu:Só um reparo nas contas.
Na pior dos cenários, a bateria terá de ser substiruida de 5 em 5 anos.... logo, o valor da substituição também terá de ser descontado nas contas da troca aos 10 e 15 anos... com a ressalva de que o valor da substituição poderá ser inferior.... e até poderá ser inferior se optarmos por vender a usada fora da Nissan....
Concordo.
Apenas ressalvo, a bateria nova terá uma química melhor logo a longevidade será bastante superior. :doh:
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por galt » 07 jul 2016, 15:31

As contas são as reais e atuais.

Em Portugal para já a Nissan não está a permitir fiicar com a bateria, caso isso aconteça pode ainda obter-se mais uma vantagem.

Quando surgirem alterações em especial incorporação de impostos nos VEs e pagamento de eletricidade nos postos públicas estas contas teriam de ser alteradas apenas para o futuro.

Outras vantagens que se podem obter, comprar painéis solares para carregar o carro na empresa ou em casa. É um investimento alto mas que na minha opinião seria mais vantajoso em termos de poupança quando comparado com investimentos financeiros (sejam seguros ou arriscados).
Última edição por galt em 07 jul 2016, 15:32, editado 1 vez no total.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por mafgod » 07 jul 2016, 15:32

galt Escreveu:Apenas ressalvo, a bateria nova terá uma química melhor logo a longevidade será bastante superior. :doh:
Yeap... isso também :)
Daí eu ter referido: "no pior dos cenários" ;)
Tudo o que for para além daí é "mais lucro".... :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por mjr » 07 jul 2016, 16:06

O custo do Golf 2.0 TDI novo deve ser muito semelhante ao do Leaf...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por mafgod » 07 jul 2016, 16:25

Mais off-topic :-)

As contas, cada um faz as suas :D e puxa a brasa à sua sardinha... é como as eleições.... :D
Há n pontos de partida e muitas variáveis.

No meu caso em concreto, e há 2 anos, tinha a considerar,fazendo ~24.000Km/ano:
manter FIAT BRAVO 1.9JTD com ~400.000Kms e 15anos, 5,5L/100Km... valor de venda 900€ real, valor ao fim de 5 anos previsto se o mantivesse de 500€ (teria então 20 anos de vida)
vs
comprar LEAF 19.000€ com 2 anos, 130W/Km em bi-horário em casa .... valor previsto ao fim de 5 anos de 11.500€ com a bateria a precisar de substituição

Se trocar a bateria a preços de hoje daqui a cinco anos (3 na realidade de hoje), o ganho é praticamente nulo.
Quando mais tarde trocar a bateria => mais ganho => ~140€/mês só em combustível

Contudo, escolhendo o VE, ao fim de 5 anos:
- deixarei de ir às bombas de combustível apanhar secas no abastecimento/pagamento, chuva/frio/calor....
- terei um carro com 7 anos e ~150.000Km em vez de um diesel com 20 anos e ~550.000Km (será que não teria de compar um CI entretanto ? :D )
- ao mudar a bateria nessa altura, ficará "quase" novo
- terei em principio menos problemas mecânicos imprevistas e previstas (o Fiat tinha problemas com os airbags/bancos e afins....)
- bem com a consciência em ter contribuído para evitar umas toneladas de gases tóxicos para a atmosfera
- outros ganhos: estacionamento EMEL 12€/ano, tarifário eMove, ....

Também nas minhas contas, só em poupança face ao CI, terei o VE pago em 11,1 anos. :D

Claro que também há desvantagem/ns.... mais que conhecida/s... e já discutida/s.
Para essa/s tenho um CI da era pré-VE com 3 anos para as voltas grandes :-)

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por VETL » 07 jul 2016, 16:26

galt Escreveu:...Em Portugal para já a Nissan não está a permitir fiicar com a bateria, caso isso aconteça pode ainda obter-se mais uma vantagem...
Já foi aqui publicado um documento da Nissan, preto no branco com instruções para os concessionários, onde está assumido sem qualquer margem para dúvidas que o cliente pode optar.
Se não estão a permitir, não sabem o que estão a fazer e/ou estão a inventar... A bateria é nossa!
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por galt » 10 jul 2016, 12:09

O VW golf fez mais de 70 000km em 2 anos após a compra do Nissan Leaf passou 90% do tempo na garagem.
Como existe outro VE mas de 2 rodas em casa o VW está dispensado.

Eu não teria comprado um golf se soubesse o que sei hoje.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”